14/08/2020
Todos nós já tentamos mudar um ou outro hábito e percebemos o quanto não é um processo fácil. Mesmo que consigamos permanecer com hábitos saudáveis, cair no mesmo ciclo de escolhas ruins, às vezes, pode parecer um destino sem escapatória. Depois de tanto tentar diminuir o consumo de açúcar, parar o cigarro ou evitar passar tantas horas nas redes sociais, por algum motivo que não conseguimos decifrar, caímos novamente no mesmo ciclo do hábito sem nem perceber.
Esta é mais uma da séria “Parece fácil, mas não é!”. Algumas pessoas não conseguem identificar o que precisa ser mudado. Todas querem uma grande mudança de hábitos e querem que suas vidas deem uma guinada, mas o que é preciso é olhar para dentro.
Tente identificar o que você precisa mudar, mesmo que seja uma diminuição no consumo de açúcar, ir dormir e acordar cedo, fazer exercícios, planejar e economizar dinheiro para conquistar algo, mudar a forma com que você trata as pessoas, enfim, o que não falta são motivos e indagações interiores para mudar dentro de si.
Antes de começar a mudança, vale manter em mente que não há uma receita de bolo ou padrão para que a mudança aconteça, uma vez que cada hábito é diferente do outro, assim como cada pessoa é única. Algumas pessoas podem demorar dias, outras meses e até mesmos anos para tornar um novo hábito algo automático. Por isso, vá com calma, ok!?
Basicamente para formação de um novo hábito existem 3 etapas: gatilho, rotina e recompensa. Identificar e compreender cada uma dessas etapas do ciclo favorece a aceitação do novo hábito, da mesma maneira que permite que hábitos abandonados sejam retomados, cada vez que o ciclo for estabelecido.
Para consultas acesse abaixo ou a Bio:
https://linktr.ee/brunanutricao
Bruna Monteiro
Nutrição Emagrecimento e Estilo de Vida