22/11/2025
O câncer da próstata é uma das doenças que mais desperta dúvidas e receios entre os homens. Muitas informações erradas acabam se espalhando, criando medo ou, pior ainda, levando muitos a ignorarem os sinais e a prevenção. Por isso, é fundamental esclarecer o que é verdade e o que é mito, para ajudar os homens a cuidarem da sua saúde com confiança, conhecimento e responsabilidade.
VERDADES
1. O câncer de próstata não apresenta sintomas na fase inicial— a doença não causa sintomas no começo de seu desenvolvimento, por isso, a partir dos 45 anos, é importante consultar um urologista regularmente. Descobrir a doença em um estágio inicial possibilita tratamentos menos agressivos, com alto índice de cura e mais qualidade de vida aos pacientes.
2. Ter parentes de primeiro grau com a doença aumenta o risco— o histórico familiar é um dos principais fatores de risco para o câncer da próstata. Se um parente de primeiro grau (pai ou irmão) já desenvolveu a doença, o risco é maior de 2 a cada 6 homens.
3. O toque retal é importante para diagnosticar a doença— ele é realizado pelo médico para identif**ar áreas endurecidas na próstata e outras alterações que podem ser suspeitas de câncer.
4. O tratamento do câncer de próstata pode causar impotência sexual— pode causar sim a depender do tratamento, da idade e ereção prévia do paciente.
5. Hábitos saudáveis podem auxiliar na prevenção e no tratamento de câncer— manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente, evitar o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas em excesso diminuem o risco de câncer.
MITOS
1. Segurar a urina é um fator de risco— não é um fator de risco para o câncer da próstata. No entanto, prender a urina pode aumentar o risco de infecções urinárias e doenças vesicais.
2. A vasectomia aumenta a chance de se desenvolver câncer da próstata— não há relação entre a vasectomia e o câncer da próstata. Homens que realizaram o procedimento devem fazer os exames preventivos normalmente.
3. O câncer de próstata afeta apenas homens idosos— o câncer da próstata também pode afetar homens jovens, apesar de ser mais comuns entre os idosos. Por isso, é fundamental manter o acompanhamento médico.