27/12/2022
Onicofagia um termo para muitos desconhecido (que quer dizer "Roer as unhas",ou acto de roer as unhas).
Falarei de (5) cinco riscos para a sua saúde bucal.
1) Desgaste, fratura e desalinhamento dos dentes...2) lesões nas gengivas.3) Problemas na mandíbula...4) Maior risco de desenvolver bruxismo...5) Infecções na boca causadas por bactérias, vírus e fungos.
Algumas pessoas diante deste tema,fazem as seguintes perguntas.
Como é o estômago de quem foi unhas?
O que acontece com as pessoas que roem unhas?
Para essas questões,darei algumas respostas.
"Roer unhas e ferir as cutículas podem predispor inúmeras infecções por causa das bactérias e dos vírus presentes nas mãos"...A quem engole pedaços das unhas,a situação tende a ser ainda mais agravante.O hábito pode provocar gastrite e inflamação no estômago a longo prazo.
Muitos problemas podem surgir a partir desse hábito, como: Unhas deformadas, problemas no estômago e no intestino (devido às bactérias ingeridas),dores articulares (devido ao movimento e esforço dos músculos)e também problemas dentários.
Muitos associam o hábito de roer as unhas ao nervosismo ou à ansiedade. Até algumas pessoas que têm este hábito, frequentemente chamado de vício,acreditam nisso.Mas outros afirmariam algo que vários estudos já revelaram:Roer as unhas não é necessariamente um sinal de ansiedade.
Como se cura à onicofagia?
Ainda não se tem um tratamento específico para a "Onicofagia",mas alguns médicos fazem uso de potentes antidepressivos para controlar a ansiedade dos pacientes...
Roer as unhas torna a pessoa vulnerável a contrair infecções, sabendo que as unhas são locais de potenciais acúmulo de micro-organismos, como bactérias, fungos e vírus.
27/12/2022