02/07/2022
SABIA QUE:
Miomas uterinos são tumores benignos que se formam no miométrio?
Pois é, os miomas, podem se apresentar de diversas formas, variando o tamanho, a quantidade e também a localização. Existem 3 diferentes tipos de miomas, de acordo com a localização: subserosos, intramurais, submucosos.
Os tumores podem atingir qualquer mulher, mas são mais comuns nas mulheres negras, obesas, que nunca tiveram filhos ou que possuem histórico da doença na família.
Também são mais frequentes durante a idade reprodutiva, pois, apesar de não se saber a causa específica dos miomas, sabe-se que estão relacionados ao estrogênio e à progesterona. Após a menopausa, há uma grande queda na quantidade destes hormônios e, por isso, a formação dos miomas é mais rara.
Uma das consequências mais sérias dos miomas é a infertilidade. Além disso, outros sintomas bastante incômodos podem ser causados pela doença. Entre eles:
Dores abdominais;
Aumento no volume abdominal;
Aumento no fluxo menstrual;
Aumento no número de dias do período menstrual;
Vontade frequente de urinar;
Intestino preso;
Anemia.
Em alguns casos, os miomas uterinos podem ser assintomáticos.
Tipos de miomas
Existem três diferentes tipos de miomas, de acordo com sua localização no miométrio. São eles: subserosos, intramurais, submucosos.
Os miomas subserosos são aqueles que se localizam na parte externa do útero, entre o miométrio e o perimétrio. Na maioria das vezes são assintomáticos, exceto nos casos em que seu volume é extremamente grande.
Já os miomas intramurais são o tipo mais comum da doença e localizam-se dentro das paredes do útero. Eles podem alterar o tamanho e o formato do útero, além de deixar a mulher infértil em alguns casos.
Os miomas submucosos localizam-se na parede interna do útero e podem atingir o endométrio, que é o tecido no qual o embrião se fixa para dar início à gestação. Essa é a forma mais grave da doença, que apresenta os sintomas mais incômodos, como dores e sangramentos anormais, e que possui maior relação com a infertilidade.
Miomas e a infertilidade
Nem todos os miomas uterinos causam infertilidade. Os submucosos e os intramurais, que estão mais próximos da cavidade uterina, são os mais associados. Eles podem não só dificultar que se alcance uma gravidez, mas também aumentar o risco de abortamentos e partos prematuros.
Isso pode acontecer por alguns motivos diferentes. Os miomas submucosos, que atingem o endométrio, podem impedir que o embrião consiga se implantar, fazendo com que a gestação não aconteça. Outra possibilidade é a de os miomas causarem obstrução nas tubas uterinas, impedindo que o embrião chegue até o útero.
Os miomas intramurais também estão relacionados à infertilidade, já que podem deformar a cavidade endometrial. Em alguns casos, não há espaço suficiente para que o embrião se desenvolva.
Agende sua consulta,!
Cont: 926059484
WatsApp: +244 947 550 995