20/05/2024
📚🤔COMO QUANTIFICAR PLASMÓDIOS🔬📚
🚨
🔬O debate de hoje teve a participação de 11 integrantes, onde debateu-se sobre os métodos de quantificação dos Plasmódios (Fórmulas)🔬
🏥
Foi um debate que surgiu acidentalmente após algumas inquietações por parte de alguns colegas concernente ao tema já mencionado.
🔬
⏰O mesmo teve a duração de uma (1) hora e 12 minutos de tempo. Pontualmente às 18 horas e terminamos às 19 horas🕖
👨🏿🔬
No decorrer do debate, muitas foram as opiniões avançadas pelos colegas concernente ao tema. 😍Conversa de forma consensual✅.
Abíomedicina-M , agradece a todos pela harmonia que os participantes tiveram um com o outro durante o desenrolar do tema. "Humildade"
👩🏽🔬
E com base nisso, chegaram-se às seguintes conclusões:
👨🏿🔬
1-Não importante o quão errado esteja uma resposta ou argumento, saibamos como nós dirigir no sentido de ajudar. Devemos saber respeitar a diversidade científica de cada um e procurar entender a veracidade do pensamento por ele avançado.
👩🏽🔬
a)-Podemos até não concordar, mas pelo menos respeitar as ideias de cada um e posteriormente, ensinar a forma correta ou acrescentar no argumento. "Uma coisa é não estar certa, e outra coisa é, já não está em uso"
👨🏿🔬
2-Existem sim várias fórmulas de cálculo de Plasmódios. Muitas delas já usadas desde os tempos remotos, mas que ao desenrolar do tempo e ao desenvolvimento da ciência, novas regras foram surgindo.
Dentre estás fórmulas, as mais usadas são: a fórmula de 500 e a de 8000. 🧠Penso que entenderam a ideia💡
👩🏽🔬
3-O facto de... Não implica que... Embora se atualize a forma de quantificação dos Plasmódios, devemos lembrar que ontem, as fórmulas antigas, ou seja, essas fórmulas, ajudaram muito e até hoje em alguns lugares ainda nos ajudam no diagnóstico da malária...
👨🏿🔬
4-Só não existe um padrão até agora de quantificação de Plasmódios, devido a falta de interação e união entre os analistas. Uns ainda se prendem no passado enquanto já deveriam se atualizar...
🏥
a)-Mas saiba justificar cada pensamento a partilhar aqui no grupo. Quando a tua intenção não é de ajudar, então, não adianta contrariar ou opinar. Saibamos nos respeitar, até porq as práticas laboratoriais variam de laboratório para laboratório...
👩🏽🔬
5-As fórmulas antigas, até hoje são aceites em muitas unidades sanitárias e têm sido positivos esses métodos. Oq precisamos aqui, é saber ter uma comunicação consensual com o Médico ou enfermeiro, porq é ele quem trata... Desde que o teu colega (enfermeiro ou médico) saiba interpretar cada resultado de PP com base na fórmula que usaste, é o mais importante.
Não adianta usar uma fórmula, e que o médico ou enfermeiro não saiba interpretar.
👨🏿🔬
🔬Se na tua unidade sanitária usam o método de multiplicação por 500, e o médico entende, então que continue...
👩🏽🔬
🔬Se na tua unidade sanitária usam o método de quantificação por 8000 e o médico entende, então que continue...
👨🏿🔬
🔬Se na tua unidade sanitária usam o método de quantificação por cruzes, e o médico entende, então que continue...
👩🏽🔬
😍O importante é tratar a doença e que haja uma comunicação compreensível entre o enfermeiro e o analista clínico✅
👨🏿🔬
✅É sempre bom estudar de tudo um pouco sobre análises clínicas. Não se prende apenas em conhecer uma única forma de fazer certos exames.
👩🏽🔬
✅Melhor aquele que tem mais de duas técnicas diferentes de quantificação, do que aquele que só conhece e tem uma técnica apenas.
👨🏿🔬
OBS: Vamos procurar nos atualizar mais. Não vamos só nos prender no passado. A ciência é dinâmica. Sejamos mais humildes uns com os outros e que o amor que sempre tivemos em querer partilhar conhecimentos aqui no grupo, que não pare por aqui.
🏥
A Abíomedicina-M agradece a todos os colegas que participaram no Debate... Deus Abençoe a Todos. Paz 🕊️ e Amor ❤️
✅
👨🏿🔬🔬By: Abílio M Fräncïscö , na Abíomedicina-M 🔬👩🏽🔬
🗓️Luanda aos 20 de Maio de 2024🗓️