Enfermagem Evolutiva

Enfermagem Evolutiva Informações para nos contactar, mapa e direções, formulário para nos contactar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Enfermagem Evolutiva, Medicina e saúde, Luanda.

17/11/2022

TEMA :GRAVIDEZ ectópica ?
_
A gravidez ectópica é caracterizada pela implantação do embrião fora da cavidade uterina. Geralmente, a implantação acontece nas tubas uterinas, como no caso desta foto, e também na cavidade abdominal.
_
Nesses casos, é impossível levar a gestação e o embrião precisa ser retirado pois o risco de hemorragia é extremamente alto. A remoção pode ser feita por uma laparotomia ou laparoscopia.
_
(OBS: A gravidez normal começa com um ovo fertilizado. Normalmente, o óvulo fertilizado se prende ao revestimento do útero. No caso da gravidez ectópica, o óvulo fertilizado se implanta em algum lugar fora do útero.

12/11/2022

Oque é ablepsia?

* QUANDO FICAR DOENTE E PERDER O APETITE, OUÇA O SEU CORPO, ELE PODE ESTAR TE DANDO UM RECADO.*Quando estamos doentes, m...
09/11/2022

* QUANDO FICAR DOENTE E PERDER O APETITE, OUÇA O SEU CORPO, ELE PODE ESTAR TE DANDO UM RECADO.*

Quando estamos doentes, muitas vezes, perdemos o apetite. Pode ser o nosso corpo falando como combater a doença. Pelo menos, é o que sugere as pesquisas de Ruslan Medzhitov, professor da Universidade norte americana de Yale.

O pesquisador submeteu populações de ratos de laboratórios a uma bactéria infeciosa, Listeria monocytogenes, causadora de intoxicações alimentares, inclusive em humanos. Esta bactéria, normalmente, causa sintomas semelhantes a de uma gripe. Mas, quando atinge o sangue, pode causar meningites e perigosos quadros de septicemia, podendo ser fatal.

Na pesquisa, foram realizados vários experimentos. No primeiro deles, ratos infectados ficaram doentes, mas privados de alimentação, a maioria sobreviveu. No segundo, os ratos doentes foram alimentados a força, e a maioria morreram.
Intrigado, ele diversificou o experimento e submeteu os ratos infectados a três tipos de alimentação características: com carboidratos (glicose), lipídios e proteínas. A maioria dos ratos alimentados com carboidratos morreram, os submetidos a dieta lipídica e proteica, geralmente, sobreviveram.

Os resultados sugeriam que a glicose interferia na sobrevivência dos ratos doentes e levaram a duas hipóteses: ela favorecia as bactérias ou afetavam a capacidade do sistema imunológico responder a infecção? Visando responder a questão, um grupo de ratos infectados recebeu alimentação rica em carboidratos (glicose), juntamente, com uma droga que inibia a absorção celular da glicose. A maioria destes ratos sobreviveu a infecção, embora as bactérias estivessem bem nutridas pela glicose.

Estudos posteriores relacionaram a privação celular de glicose com o consumo de gorduras pelo metabolismo celular dos ratos, um processo que leva a produção de corpos cetônicos, que de alguma forma, parece favorecer a resposta do sistema de defesa dos ratos. Portanto, parece que realmente, respeitar a falta de apetite frente a doenças seria uma boa ideia, pelos menos no que diz respeito aos alimentos ricos em carboidratos.

Mas será que para uma virose os resultados seriam os mesmos?

Para responder à questão, o pesquisador infectou ratos com o vírus da gripe (Influenza vírus) e forneceu alimentos ricos e carboidratos (glicose) para um lote de ratos e outros foram submetidos a um jejum. E algo diferente ocorreu, o lote alimentado sobreviveu, o submetido a privação de alimento morreu. Portanto, para sobreviver a gripe foi essencial aos ratos uma boa nutrição rica em carboidratos, o que permitiu, um melhor funcionamento do seu sistema imunológico.

A próxima etapa da pesquisa é verificar se os dados obtidos em ratos são válidos para humanos.

Concluindo:

De certa forma quando estamos sem apetite , o nosso organismo está em um estado de defesa contra os invasores que se encontram presente no organismo, especificando isso, quer dizer,que na presença de algumas enfermidades, ficar em jejum é o melhor a se fazer.

ENFERMAGEM

08/11/2022

Oque é a saúde segundo a OMS?

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA E RESPOSTA NACIONAL DO VIH/SIDA DEBATIDA EM WORKSHOPAngola tem investido na resposta nacional, a...
08/11/2022

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA E RESPOSTA NACIONAL DO VIH/SIDA DEBATIDA EM WORKSHOP

Angola tem investido na resposta nacional, além da melhoria gradual de disponibilidade de recursos locais e do compromisso político para alcançar as metas globais lançadas pela OMS, para a situação epidemiológica do VIH/SIDA.

O tema sobre a Situação Epidemiológica e Resposta Nacional do VIH/SIDA esteve em análise durante o Workshop que decorreu no Instituto Nacional de Luta Contra SIDA no dia12 de Outubro, em Luanda.

Segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública, Carlos Pinto de Sousa, o governo tem apostado em estratégia para diagnóstico do VIH entre outras doenças.

"Destaca-se a implantação em todo país da estratégia testar e tratar, a expansão da oferta de carga viral e diagnóstico precoce infantil, além da adopção de esquemas terapêuticos mais eficazes e adopção da estratégia de caso índice para diagnóstico do VIH entre outras doenças”, referiu o secretário de Estado.

Os participantes reconheceram que a logística de medicamentos antirretrovirais melhorou consideravelmente, após a simplificação de esquemas terapêuticos com a introdução de Dolutegravir para adolescentes e adultos a partir de Fevereiro de 2021.

A introdução deste fármaco, disse o Carlos Pinto de Sousa, melhorou a qualidade de vida e aceitação dos utentes ao tratamento que tem posologia confortável e drástica diminuição de efeitos colaterais.

Durante o Workshop, o secretário de Estado disse que os cuidados primários de saúde em particular a atenção da saúde da mulher e da criança, continuam a ser prioridade para o governo, sendo que a Campanha Nascer Livre Para Brilhar permitiu reduzir a taxa de transmissão do VIH de mãe para filho de 26 por cento no ano de 2018 para 15 por cento em 2021.

Os serviços de Prevenção da Transmissão do VIH de mãe para filho aumentaram significativamente. Estes serviços estão implementados nos 164 municípios e integrados com os serviços de Saúde Reprodutiva, possuindo maior acesso das gestantes ao acompanhamento e as intervenções para prevenção da transmissão do VIH da mãe para filho.

Angola é um dos países com a taxa de prevalências do VIH entre as mais baixas da região subsaariana.

Carlos Pinto de Sousa garantiu que o país tem em Stock antirretrovirais, te**es e pr*********os para os próximos meses e que a aposta para os próximos dias é levar a saúde para mais próximo da população através de intervenções comunitárias, envolvimento da sociedade civil particularmente as famílias, igrejas Organizações da sociedade civil para prevenção da doença

Fonte: minsa.gov.ao
ENFERMAGEM

Endereço

Luanda

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 17:00
Terça-feira 09:00 - 17:00
Quarta-feira 09:00 - 17:00
Quinta-feira 09:00 - 17:00
Sexta-feira 09:00 - 17:00
Sábado 09:00 - 17:00
Domingo 09:00 - 17:00

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Enfermagem Evolutiva publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram