06/12/2021
A LÍNGUA PODE DIZER MUITAS COISAS SOBRE O ESTADO DO NOSSO ORGANISMO
Pois é, inclusive e possível diagnosticar como está nossa saúde segundo a forma, o tamanho, a textura e a cor da língua.
De maneira simples e ilustrativa este artigo vai ajudar-te a detectar potenciais problemas de saúde, verificando a cor da sua língua.
É melhor verificar a língua pela manhã, antes de escovar os dentes e com luz natural, pois a cor da placa pode mudar sob o efeito de alimentos, bebidas, remédios ou cigarro. Portanto, para obter dados mais precisos, verifique sua língua uma hora depois de ingerir qualquer tipo de alimento.
COLORAÇÃO RÓSA
Uma língua saudável deve ter coloração rosa, claro em toda a sua superfície. A aparência é "viva", sem pontos com cores diferentes —como, por exemplo, placas brancas ou marrons.
COLORAÇÃO VERMELHA
Pontos vermelhos podem indicar quadros infecciosos (escarlatina, doença de Kawasaki, síndromes febris) ou deficiência nutricional, principalmente anemias, deficiência de vitaminas B12 E B6 ocasionada por má absorção ou baixa ingestão alimentar.
COLORAÇÃO VIOLETA OU AZULADA
Geralmente indica enfermidades que modificam o fluxo de oxigenação no sangue, levando a um estado denominado de cianose.
Alguns exemplos: doenças cardíacas congênitas cianóticas (Tetralogia de Fallot, Anomalia de Ebstein ou Síndrome de Eisenmenger), pulmonares (enfisema pulmonar ou infecções pulmonares) e hematológicas (policitemia, anemia falciforme, metahemoglobinemia). Intoxicação por gás cianeto ou inseticidas e exposição a fumaça de incêndio também podem fazer com que a língua fique roxa ou azulada.
LÍNGUA ESBRANQUIÇADA
Pode revelar desde uma má higiene (por conta da falta de limpeza adequada durante a escovação), nesse caso chamada de língua saburrosa, até lesões pré-malignas e quadros infecciosos e tumorais.
A saburra ou saburra lingual é a massa composta de células descamadas da boca, bactérias, muco da saliva e restos alimentares que aderem à superfície da língua e podem provocar halitose. Geralmente, a língua saburrosa é um sintoma de certas doenças: a mais comum é a candidíase oral (popularmente conhecida por "sapinho"), que deixa placas brancas na língua semelhantes à coalhada e causa dor local.
COLORAÇÃO AMARELADA
Se a pele e a esclera, a parte branca do olho, também estão amarelados, trata-se de um quadro de icterícia (aumento de bilirrubina, substância amarelada encontrada na bile). A icterícia, por sua vez, pode ser sinal de doença