04/05/2022
Tema: O ALEITAMENTO MATERNO
Lê Atentamente⚠ E Partilha ‼
O aleitamento materno é a alimentação do bebé ou criança pequena ao peito da mulher, com o leite materno (lactação ou amamentação).
O aleitamento materno exclusivo é a alimentação do bebé só com o leite materno durante os primeiros 6 meses de vida, sem introduzir nenhum outro alimento líquido ou sólido, nem mesmo água e remédios tradicionais, com excepção dos medicamentos e suplementos de vitaminas e minerais em forma de gotas e xarope, apenas quando recomendados pelo médico.
◾Até Quando a Criança Deve Ser Amamentada
O aleitamento materno está recomendado de forma exclusiva até aos 6 meses de idade e como forma complementar de alimentação ate aos 2 anos ou mais.
◾A Importância do Aleitamento Materno Para a Saúde do Bebê
O leite materno é o melhor alimento para garantir os nutrientes necessários aos recém-nascidos até os seis meses de idade. Rico em proteínas, vitaminas, anticorpos, gorduras e água, ele é essencial para o bom desenvolvimento da criança.
O aleitamento materno é amplamente reconhecido em todo o mundo como o método recomendável de alimentação do bebê. A Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou o aleitamento materno exclusivo como o regime ótimo para a alimentação de crianças. Aleitamento materno exclusivo refere-se à alimentação do bebê apenas com leite materno – e nada mais – durante os primeiros seis meses de vida, seguidos por amamentação continuada e complementada adequadamente até no mínimo os dois anos de idade.
O aleitamento materno, geralmente, é considerado o melhor método de alimentar um bebê. Seus efeitos positivos são vistos não somente no bebê, mas também na mãe, nos pais e, em última análise, no sistema de saúde.
As mães têm diversas boas razões para amamentar, não só em benefício de sua própria saúde, mas também da saúde de seu filho.
◾Para as Crianças ✔
O leite materno é o alimento mais nutritivo para os bebês. Além disso, ele protege contra as infecções, as alergias, algumas doenças crônicas e cânceres infantis, como também contra a síndrome da morte súbita dos bebês.
O aleitamento permite o contato visual e a proximidade física entre a mãe e a criança, o que reforça o vínculo entre elas.
◾Para as Mães ✔
O aleitamento está relacionado aos baixos níveis de estresse e do mal humor. Ele pode ajudar na recuperação post-partum e, em longo prazo, diminui os riscos de obesidade, da osteoporose, de câncer do seio e dos ovários.
O aleitamento ajuda a mãe a desenvolver um sentimento de vínculo mais forte em relação ao seu bebê.
⚫ O que todas as famílias e comunidades devem saber sobre aleitamento materno ⚫
➖ O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode ter. É de fácil digestão e promove um melhor crescimento e desenvolvimento, além de proteger contra doenças. Mesmo em ambientes quentes e secos, o leite materno supre as necessidades de líquido de um bebê. Água e outras bebidas não são necessárias até o sexto mês de vida. Dar ao bebê outro alimento, que não o leite materno, aumenta o risco de diarreia ou outra doença.
➖ Bebês recém-nascidos devem f**ar perto de suas mães e devem ser amamentados na primeira hora após o parto. O colostro, o leite amarelado e grosso que a mãe produz nos primeiros dias após o nascimento, é o alimento ideal para recém-nascidos. É muito nutritivo e ajuda a proteger o bebê contra infecções. O bebê não precisa de nenhum outro alimento enquanto espera que a mãe produza mais leite.
➖ A amamentação frequente faz com que a mãe produza mais leite. Quase toda mãe é capaz de amamentar com sucesso. No entanto, muitas mães precisam ser encorajadas e ajudadas para que possam começar a amamentar.
➖ O aleitamento materno protege bebês e crianças pequenas de doenças perigosas. O leite materno é a primeira ‘vacina’ do bebê. A amamentação também é responsável por criar um laço maior entre mãe e filho.
➖ A partir dos seis meses, os bebês precisam de uma alimentação variada, mas o aleitamento materno deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais. O leite materno continua sendo uma importante fonte de energia, proteína e outros nutrientes, como vitamina A e ferro. O leite materno ajuda a prevenir doenças enquanto for consumido.
➖ A mulher que trabalha fora pode continuar a amamentar. Se não for possível estar com o filho durante as suas horas de trabalho, ela deve amamentá-lo sempre que estiverem juntos. O aleitamento frequente vai garantir a produção de leite. Quando a mulher não puder amamentar em seu local de trabalho, ela deve retirar o leite de duas a três vezes por dia e conservá-lo em um recipiente limpo.
➖ A mãe que amamenta precisa de uma maior quantidade de alimentos e líquidos. Assim supre suas necessidades e produz leite em quantidade e qualidade adequadas ao bebê. Ela precisa comer frutas, verduras, carnes, miúdos, legumes, feijão e arroz, que possuem os nutrientes e vitaminas de que precisa. Deve beber bastante líquido: chás, água, sucos ou leite. Isso ajuda a produzir leite. E não deve consumir álcool, fumo e outras dr**as, nem tomar medicamentos sem receita médica.
➖ A utilização de mamadeiras pode levar a doenças e à morte. Se uma mulher não puder amamentar o seu filho, ele deve ser alimentado com leite materno, ou um substituto, em um copo normal, limpo. Mesmo os recém nascidos podem ser alimentados com um copo aberto, que pode ser limpo mais facilmente.
➖ Existe o risco da mulher que tem HIV passar o vírus para seu bebê durante a amamentação. Mulheres que vivem com HIV ou que suspeitem ter o vírus, devem procurar auxílio médico para ser testadas, aconselhadas e orientadas sobre como proceder para evitar a contaminação da criança. A mãe com status positivo para o HIV não pode amamentar.