Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura, Instituição Pública
www.facebook.com/premionacionaldeculturaeartes

MINISTRO FILIPE ZAU DESTACA PAPEL DA CULTURA NA CONSTRUÇÃO NACIONAL NA CERIMÓNIA DO PRÉMIO NACIONAL DE CULTURA E ARTES 2...
21/11/2025

MINISTRO FILIPE ZAU DESTACA PAPEL DA CULTURA NA CONSTRUÇÃO NACIONAL NA CERIMÓNIA DO PRÉMIO NACIONAL DE CULTURA E ARTES 2025

O Ministro da Cultura, Filipe Silvino de Pina Zau, durante o seu discurso na cerimónia do Prémio Nacional de Cultura e Artes 2025, ocorrida ontem, 20 de Novembro, afirmou que a cultura continua a ser um dos pilares essenciais da identidade nacional e do desenvolvimento humano em Angola. A cerimónia de outorga distinguiu criadores, investigadores e promotores culturais que se destacaram no último ano.

Na abertura, Filipe Zau agradeceu ao Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, pela confiança depositada na sua representação no evento, sublinhando que esta edição ganha significado especial por decorrer no ano em que Angola celebra 50 anos de independência, ao mesmo tempo que o prémio cumpre 25 anos de institucionalização.

O Ministro destacou que este reconhecimento honra os “operários de cultura”, responsáveis por enriquecer a literatura, as artes e as ciências sociais e humanas do país. Recordando o poema “Criar”, de Agostinho Neto, salientou que a criatividade foi determinante no processo independentista, por ter contribuído para o fortalecimento do sentimento de pertença e da autoestima nacional.

Filipe Zau lembrou que, apesar das diferenças histórico-culturais e ideológicas que marcaram o nacionalismo angolano, o esforço colectivo permitiu ao país assumir o seu próprio destino. Nesse sentido, reforçou a importância de preservar o diálogo, a reconciliação nacional e o compromisso com um futuro comum de desenvolvimento e bem-estar social.

O Ministro alertou, no entanto, para a necessidade de discernimento face a influências externas que podem afastar dos valores essenciais, sublinhando que a cultura deve ser instrumento de educação, progresso e paz.

Ao finalizar, Filipe Zau felicitou o júri pelo trabalho realizado e enalteceu o mérito dos premiados desta edição, incentivando-os a continuarem a valorizar o património cultural angolano e a contribuir para o desenvolvimento do país através da sua criatividade e dedicação.

A cerimónia reuniu entidades governamentais, representantes da sociedade civil, agentes culturais e artistas, num momento de celebração da criatividade nacional e de reconhecimento do contributo dos seus protagonistas para o desenvolvimento de Angola.

MINISTÉRIO DA CULTURA REALIZA GALA DO PRÉMIO NACIONAL DE CULTURA E ARTES 2025O Ministério da Cultura realizou, na noite ...
21/11/2025

MINISTÉRIO DA CULTURA REALIZA GALA DO PRÉMIO NACIONAL DE CULTURA E ARTES 2025

O Ministério da Cultura realizou, na noite desta quinta-feira, 20 de Novembro, no Hotel EPIC Sana, em Luanda, a Gala de Entrega do Prémio Nacional de Cultura e Artes 2025, a 26.ª edição da mais alta distinção cultural do país, no âmbito das celebrações dos 50 anos da Independência.

A gala integrou exposições culturais e actuações musicais que celebraram a diversidade artística nacional, reunindo distintas entidades, entre as quais o Presidente da Fundação Sagrada Esperança, Roberto de Almeida, a Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, a Ministra da Educação, Luísa Grilo, além de artistas, académicos, membros da sociedade civil e diversos operários da cultura.

Durante a sessão, foram distinguidos os vencedores nas sete categorias do Prémio: Elizabeth Santos, na categoria de Artes Visuais e Plásticas; “O Processo”, de Hélder Filipe e Renata Torres, na categoria de Cinema e Audiovisual; Tony Amado, na categoria de Dança; Rosita Palma, na categoria de Música; António Jacinto (a título póstumo), na categoria de Literatura; Circuito Internacional de Teatro (CIT), na categoria de Teatro; e Carlos Mariano Manuel, vencedor na categoria de Ciências Humanas e Sociais.

No seu discurso, o Ministro da Cultura sublinhou o significado da criatividade para a construção da identidade nacional, reforçando o papel dos “operários da cultura” no desenvolvimento do país. Destacou, igualmente, a importância do respeito pelo trabalho do júri, cuja actuação classificou como competente e soberana, e incentivou os premiados a prosseguirem com obras que dignifiquem a cultura angolana.

A gala marcou o encerramento oficial da 26.ª edição do Prémio Nacional de Cultura e Artes, reafirmando o compromisso do Estado angolano com a valorização dos criadores, a preservação do património cultural e o estímulo às expressões artísticas que fortalecem a identidade nacional.

ARQUIVO NACIONAL DE ANGOLA RECEBE AUGUSTA CONCHIGLIA EM VISITA OFICIALO Arquivo Nacional de Angola (ANA) recebeu, esta S...
18/11/2025

ARQUIVO NACIONAL DE ANGOLA RECEBE AUGUSTA CONCHIGLIA EM VISITA OFICIAL

O Arquivo Nacional de Angola (ANA) recebeu, esta Segunda-feira (17), a conceituada jornalista e fotógrafa italiana Augusta Conchiglia, reconhecida pelo seu trabalho sobre os movimentos de libertação africanos.

A visitante foi acolhida pelo Director-Geral do ANA, Dr. Justino da Glória Ramos, com quem manteve uma conversa marcada pela reflexão histórica e pela possibilidade de doação e preservação do seu acervo fotográfico e bibliográfico pela instituição.

Augusta Conchiglia iniciou a sua relação com África em 1968, durante uma viagem a Angola sob administração colonial portuguesa. Desde então, tornou-se uma voz importante na documentação das lutas de independência, colaborando com publicações internacionais como New Left Review, Afrique-Asie e Le Monde diplomatique.

No final do encontro, Conchiglia reafirmou a intenção de doar o seu espólio ao Arquivo Nacional, manifestando ainda o desejo de incentivar a escritora Joyce Lussu a fazer o mesmo.

A iniciativa reforça o compromisso do ANA em proteger e valorizar a memória histórica da luta de libertação africana.

ANGOLA MANIFESTA INTERESSE EM REFORÇAR COOPERAÇÃO CULTURAL COM A CHINAO Ministro da Cultura de Angola, Filipe Zau, manif...
17/11/2025

ANGOLA MANIFESTA INTERESSE EM REFORÇAR COOPERAÇÃO CULTURAL COM A CHINA

O Ministro da Cultura de Angola, Filipe Zau, manifestou neste domingo (16), em Xangai, o interesse de Angola em aprofundar a cooperação cultural com a República Popular da China, à margem da 8.ª Conferência Internacional de Cultura Taihu.

O Ministro recordou que existe um memorando de entendimento assinado em 2024 entre os ministérios da Cultura de ambos os países, abrangendo áreas como artes, património cultural, museus e preservação histórica. Segundo afirmou, o objectivo é tornar mais activa a implementação deste acordo, válido até 2028.

Durante a sua passagem por Xangai, Filipe Zau visitou instituições culturais e destacou a importância das mesmas, como referência para a formação de recursos humanos para o MINCULT. O ministro sublinhou também que Angola pretende reforçar a capacitação técnica em museologia, arqueologia, arquivos e restauro, bem como negociar bolsas de estudo para jovens, que, no futuro, venham a interessar-se por estas áreas.

ESTUDANTES EXPLORAM A RIQUEZA CULTURAL NO MUSEU REGIONAL E ETNOGRÁFICO DO LOBITO O Museu Regional e Etnográfico do Lobit...
14/11/2025

ESTUDANTES EXPLORAM A RIQUEZA CULTURAL NO MUSEU REGIONAL E ETNOGRÁFICO DO LOBITO

O Museu Regional e Etnográfico do Lobito abriu suas portas, no dia 14 de Novembro, para receber alunos de colégios privados da cidade, proporcionando uma experiência educativa e cultural única.

A visita permitiu que os jovens conhecessem de perto a história e as tradições da região, por meio de exposições cuidadosamente organizadas e actividades interativas que despertaram curiosidade e reflexão.

A iniciativa destaca a importância da educação patrimonial, incentivando o diálogo entre estudantes e a sociedade sobre a preservação do rico legado cultural de Angola.

O Museu Regional e Etnográfico do Lobito consolida, assim, o seu papel como um espaço de conhecimento e lazer, comprometido em promover a valorização da cultura e da história angolana, especialmente junto às novas gerações.

INAR CELEBRA 41 ANOS DE EXISTÊNCIA COM CERIMÓNIA COMEMORATIVA EM LUANDAO Instituto Nacional para os Assuntos Religiosos ...
14/11/2025

INAR CELEBRA 41 ANOS DE EXISTÊNCIA COM CERIMÓNIA COMEMORATIVA EM LUANDA

O Instituto Nacional para os Assuntos Religiosos (INAR), órgão afecto ao Ministério da Cultura, celebrou hoje, 14 de novembro, o seu 41.º aniversário com uma cerimónia realizada na sua sede, em Luanda.

O acto, presidido pela Secretária de Estado para a Cultura, Maria da Piedade de Jesus, destacou o percurso do INAR na promoção da liberdade religiosa, diálogo interconfessional e mediação de conflitos de natureza religiosa em Angola.

O Director-Geral do INAR, Osvaldo Graça da Paixão Mendes, destacou o papel da instituição na promoção da liberdade religiosa, no diálogo inter-religioso e na mediação de conflitos, sublinhando o compromisso do órgão com a preservação da paz social e o respeito pela diversidade de crenças no país.

Na ocasião, foi inaugurada a Galeria dos Directores cessantes e do actual, em homenagem aos responsáveis que marcaram o percurso institucional do INAR ao longo das últimas quatro décadas.

A Secretária de Estado reforçou o apoio do Ministério da Cultura ao trabalho desenvolvido pelo INAR e apelou à continuidade da cooperação entre o Estado e as confissões religiosas, com vista ao fortalecimento de um ambiente de convivência pacífica e respeito mútuo.

A cerimónia contou com a presença de líderes religiosos, funcionários, representantes institucionais e convidados.

ARQUIVO NACIONAL RECEBE PERSONALIDADES DE ANGOLA, CUBA E PORTUGAL EM VISITA DE CORTESIA E INTERCÂMBIO CULTURALO Arquivo ...
13/11/2025

ARQUIVO NACIONAL RECEBE PERSONALIDADES DE ANGOLA, CUBA E PORTUGAL EM VISITA DE CORTESIA E INTERCÂMBIO CULTURAL

O Arquivo Nacional de Angola (ANA) foi palco, nesta quarta-feira (12), de uma visita de cortesia e intercâmbio cultural que reuniu personalidades ligadas ao meio académico e militar de Angola, Cuba e Portugal. A iniciativa reforçou os laços de cooperação e o compromisso conjunto com a valorização da história e da memória colectiva.

Integraram a delegação o General Reformado Francisco Lopes Gonçalves Afonso “Hanga”, antigo Comandante da Força Aérea Nacional, o Coronel Reformado da Força Aérea de Cuba Manuel Rojas Garcia e o Dr. Falcão de Carvalho Cerqueira, Presidente da Fundação Casa Carvalho Cerqueira e investigador do Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário Militar de Lisboa.

Os visitantes foram recebidos pelo Director-Geral do Arquivo Nacional de Angola, Doutor Justino da Glória Ramos, que expressou satisfação pela presença das distintas personalidades e destacou o papel do Arquivo na salvaguarda do património documental do Estado angolano.

Durante o percurso da visita guiada, a comitiva conheceu as principais áreas do Arquivo Nacional, com destaque para os sectores de Preservação e Restauro, Depósitos de Documentos, Arquivo de Visuais e Biblioteca Histórica. A delegação recebeu explicações sobre o trabalho técnico desenvolvido para garantir a conservação e o acesso ao acervo histórico que testemunha a evolução social e institucional do país.

Em breves declarações, o General “Hanga” e o Dr. Cerqueira elogiaram o trabalho desenvolvido pelo Arquivo Nacional, sublinhando a relevância da preservação da memória colectiva nacional para a Ciência e a História, e reforçaram a necessidade de resgatar documentação de interesse nacional para os depósitos do ANA.

A visita terminou com uma foto de família, que simbolizou a amizade e o espírito de partilha de conhecimento entre os três países, reforçando o papel do Arquivo Nacional como ponto de convergência entre culturas e guardião da história de Angola.

FAMÍLIA PRESIDENCIAL DA ÍNDIA VISITA MUSEU NACIONAL DE ANTROPOLOGIA O Museu Nacional de Antropologia, em Luanda, recebeu...
13/11/2025

FAMÍLIA PRESIDENCIAL DA ÍNDIA VISITA MUSEU NACIONAL DE ANTROPOLOGIA

O Museu Nacional de Antropologia, em Luanda, recebeu nesta Segunda-feira (10), a ilustre visita da Família Presidencial da Índia, num gesto simbólico que marca o fortalecimento das relações culturais e diplomáticas entre Angola e a Índia.

A visita integrou o programa oficial das actividades comemorativas dos 50 anos da Independência de Angola, que têm reunido várias personalidades e chefes de Estado de países amigos.

Durante o percurso pelas salas do museu, a Comitiva Indiana teve a oportunidade de conhecer parte significativa do acervo etnográfico angolano, composto por mais de seis mil peças que ilustram o quotidiano, os rituais e a diversidade cultural dos diferentes grupos étnicos do país.

O Museu Nacional de Antropologia, referência na preservação e valorização do património cultural angolano, foi o cenário perfeito para o intercâmbio cultural que sublinha a importância do respeito mútuo e da partilha de valores históricos entre as nações.

A visita da família presidencial da Índia é vista como um gesto de amizade e apreço pela riqueza cultural de Angola, o que reafirma a vontade de ambos os países em continuar a aprofundar as relações de cooperação nos domínios da cultura, educação e turismo.

MINISTÉRIO DA CULTURA PARTICIPA EM EXPOSIÇÃO SOBRE DOM ANTÓNIO MANUEL NSAKU "NE VUNDA"O Director Nacional dos Museus, Si...
13/11/2025

MINISTÉRIO DA CULTURA PARTICIPA EM EXPOSIÇÃO SOBRE DOM ANTÓNIO MANUEL NSAKU "NE VUNDA"

O Director Nacional dos Museus, Sidónio Domingos,
participa da cerimónia de abertura referente à exposição sobre a vida e obra de Dom António Manuel Nsaku "Ne Vunda", primeiro embaixador africano a sul do Saara acreditado junto do Vaticano (1604-1608), em representação do ministro da Cultura, Filipe Zau.

A exposição, promovida pelo Ministério das Relações Exteriores, encontra-se patente ao público, no complexo desportivo do Miramar, Clube Desportivo 1º de Agosto. A mesma decorrerá de 12 a 19 de Novembro, no âmbito das comemorações do Dia do Diplomata Angolano e dos 50 anos da Independência Nacional.

Celebramos hoje, 11 de Novembro, cinquenta anos de Independência Nacional. Esta data marca o momento em que Angola afirm...
11/11/2025

Celebramos hoje, 11 de Novembro, cinquenta anos de Independência Nacional. Esta data marca o momento em que Angola afirmou a sua soberania, honrou a luta de gerações e consolidou o direito do povo angolano definir o seu próprio destino.

No cinquentenário da Independência Nacional, o ministério da cultura reafirma o seu compromisso na promoção, valorização e protecção do património cultural nacional, assegurando que as expressões culturais continuem a unir o país, inspirar a juventude e projectar Angola no mundo.

A Independência é um legado que honra o passado, celebra o presente e convoca cada cidadão para a construção de um futuro de igualdade, dignidade, paz e desenvolvimento cultural sustentável.

Endereço

Rua Do MAT, Condomínio "Clássicos De Talatona" 4° Edifício
Talatona

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 15:00
Terça-feira 08:00 - 15:00
Quarta-feira 08:00 - 15:00
Quinta-feira 08:00 - 15:00
Sexta-feira 08:00 - 15:00

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Ministério da Cultura publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para Ministério da Cultura:

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram