09/06/2022
No imaginário popular a terapia ainda ocupa um lugar de desinformação.
Já ouvi esse tipo de coisa: "Terapia é coisa de gente louca". "Terapia é frescura." "Eu vou falar sobre o que com uma pessoa que eu nem conheço". Não tenho tempo para isso". "Terapia é só para quem tem depressão".
Houve um momento da minha vida que eu também não compreendia a importância de um processo terapêutico, mas depois que tive contato com esse grande canal de autoaprimoramento, pude compreender como cuidar daquilo que conduz minhas emoções, sentimentos, decisões, comportamentos e ações era fundamental.
O fato é, nós identificamos no mundo ou criamos nossa identidade à partir dos aprendizados, experiências e significados que demos aquilo que vivemos ao longo da vida.
Os significados que carregamos dentro de nós, ou crenças arraigadas, em maioria, foram estruturadas quando éramos apenas uma criança - sem recursos internos, com pouca compreensão e maturidade.
Para além disso, todas nós, em algum nível possuímos conteúdos reprimidos, desconfortos, complexos e experiências traumáticas. É por esse motivo que muitas vezes não conseguimos sustentar certas decisões, repetimos padrões, nos autossabotamos ou não conseguimos identificar o porque de algum desconforto.
Há um universo complexo e subjetivo dentro de nós, que habita nosso inconsciente, e de certa forma, direciona nossa vida.
Poderia falar muitas outras coisas, mas concluo dizendo que não precisamos estar doentes ou esperar uma doença para cuidar da nossa saúde psíquica.
Olhar para si mesma é uma escolha de estilo de vida que pode te ajudar a viver melhor, realizar seus objetivos, tomar decisões mais assertivas, desenvolver inteligência emocional, novas habilidades e virtudes - fortalecendo sua autoestima, amor próprio e desenvolvendo a capacidade de lidar com aquilo que está ao seu redor, no trabalho e em relacionamentos, de uma forma mais harmonizada.
Se quiser conhecer a terapia mande uma mensagem por direct para receber as informações. Será uma honra contribuir com seu processo.
Camila de Pádua - O Caminho de Volta Para Casa.