22/08/2020
O Ganesha Chaturthi (ou Vinayaka Chaturthi, Ganesa Caturthī) é o festival Hindu comemorado em honra do deus com cabeça de elefante Ganesha. Conhecido no ocidente como o aniversário de Ganesha. As celebrações são tradicionalmente realizadas no 4º dia da primeira quinzena (Shukla Chaturthi) no mês de Bhaadrapada, de acordo com o calendário hindu. O que cai entre agosto e setembro meses do calendário gregoriano. O festival é celebrado tanto em público como em casas e dura por 10 a 14 dias.
O fim das celebrações terminam com a imersão de ídolos de Senhor Ganesha em água. Essas imersões podem ocorrer tanto em rios como no mar, quanto em santuários temporários, chamados de pandals. Em casa, geralmente constrói-se uma imagem do Deus. O festival é geralmente celebrado em toda a Índia. No entanto com as novas ondas de imigração de indianos fora da Índia, celebra-se amplamente na região Terai, do Nepal, nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Espanha e em outros lugares.
Não se sabe quando e como Ganesha Chaturthi foi celebrado pela primeira vez. Sabe-se que o festival de Ganesha é comemorado em eventos públicos em Pune desde os tempos de Shivaji (1630-1680), o fundador do Império Maratha. Os Peshwas, os administradores do Império, a partir de 1718 até o seu fim em 1818, incentivaram as comemorações em sua sede administrativa Pune pois Ganesha era a divindade família (Kuladevata). Com a queda dos Peshwas, o festival Ganesha perdeu o patrocínio do Estado e se tornou uma celebração familiar privada novamente em Maharashtra até o seu renascimento pelo combatente da liberdade indiano e reformador social Lokmanya Tilak. @ Hampi, Karnataka