06/03/2026
HOJE O IRÃ PEGOU O MAIOR GOLPE ATE O MOMENTO, O número de mortos no Irã ultrapassa 1.000 enquanto os ataques entre Israel e EUA continuam
O funeral do líder supremo do país, aiatolá Ali Khamenei, foi adiado devido a explosões.
Israel realizou ataques aéreos contra forças de segurança em todo o Irã no quinto dia do ataque EUA-Israel, enquanto o número de mortos ultrapassou 1.000 e o Irã lançou mais contra-ataques e alertou sobre a destruição da infraestrutura militar e econômica em todo o Oriente Médio.
Ataques israelenses na quarta-feira atingiram a capital do país, Teerã, a cidade sagrada de Qom, o oeste do Irã e toda a província central de Isfahan, segundo a agência de notícias Tasnim do país. Os ataques também prejudicaram unidades residenciais, acrescentou a agência.
Israel afirmou que atingiu prédios pertencentes ao Basij, uma força paramilitar voluntária da polícia do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC), além de atacar edifícios associados ao comando de segurança interna do Irã.
O número de mortos desde o início do ataque entre EUA e Israel no sábado chegou a 1.045, informou a mídia estatal iraniana.
Reportando de Teerã, Mohamed Vall, da Al Jazeera, disse que os civis estão sofrendo com o peso desses ataques e observou que o país está sob fogo de todos os lados.
"Há uma campanha contínua e sustentada em todo o país que não poupa nenhuma região, cidade ou região", disse ele.
"Mas sabemos que 300 crianças e adolescentes foram hospitalizados ... com mais de 6.000 [pessoas] feridas", acrescentou.
Enquanto isso, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) afirmou que danos causados por ataques também foram visíveis em dois prédios próximos ao local nuclear de Isfahan, mas não houve danos às instalações contendo material nuclear e não houve risco de liberação radiológica.