Governo do Distrito de Zumbo

Governo do Distrito de Zumbo A página relata o dia a dia do governo distrital de Zumbu

DISTRITO DE ZUMBU:O GOVERNO PREVÊ RECENSEAR NO MÍNIMO 1.112 JOVENS PARA O SERVIÇO MILITAR, EDIÇÃO 2026.A informação foi ...
09/01/2026

DISTRITO DE ZUMBU:
O GOVERNO PREVÊ RECENSEAR NO MÍNIMO 1.112 JOVENS PARA O SERVIÇO MILITAR, EDIÇÃO 2026.

A informação foi tornada pública nesta Sexta-Feira 09 de Janeiro do ano corrente, na Vila Sede do Distrito, pelo João Manuel António, Director do Serviço Distrital de Planeamento e Infra-Estruturas, em representação do Excelentíssimo Matias Paulo Meque, Administrador do Distrito, durante a cerimónia de lançamento da vigésima nona (XXIX) edição da Campanha de Recenseamento Militar, que terá o seu término ao 28 de Fevereiro próximo.

João Manuel António frisou que, a campanha que decorre sob lema: “Recenseamento Militar, Engajando Jovens ao Serviço da Pátria, Para o Fortalecimento da Paz e Soberania Nacional ”, é um acto de cidadania, de compromisso da nossa juventude em defesa e promoção da Paz e de segurança nacional, mas também visa forjar a juventude moçambicana, para contribuir em missões de proteção civil, apoio humanitário e o desenvolvimento social.

Refira-se que no presente ano, o distrito de Zumbu, até o final da campanha de recenseamento militar, prevê inscrever um total de 1.112 jovens, dos quais 370 mulheres. Pelo que, exortou à todos jovens dos 18 aos 35 anos de idade, para afluirem aos Postos de Recenseamento mais próximos de suas residências. Aos pais, encarregados de educação, líderes comunitários, religiosos e às organizações da sociedade civil, para que apoiem, sensibilizem e encorajem os jovens a participarem activamente neste processo, reforçando o espírito patriótico e o sentido de responsabilidade colectiva.

Zumbu, o KM 0 onde Moçambique começa

31/12/2025
DISTRITO DE ZUMBU:O CHEFE DO EXECUTIVO, ORIENTA A XII SESSÃO REFORÇANDO APELOS AOS MEMBROS E CONVIDADOS PERMANENTES DO G...
24/12/2025

DISTRITO DE ZUMBU:
O CHEFE DO EXECUTIVO, ORIENTA A XII SESSÃO REFORÇANDO APELOS AOS MEMBROS E CONVIDADOS PERMANENTES DO GOVERNO, A BUSCAREM SOLUÇÕES LOCAIS DOS PROBLEMAS LOCALMENTE IDENTIFICADOS.

A renovação dos apelos foi proferida ontem terça-feira 23/12 pelo Matias Paulo Meque Administrador do Distrito, quando da realização da XII Sessão Ordinária do Governo Distrital, por sinal a última do ano em curso, que teve lugar na habitual sala de sessões do executivo.

Dentre as temáticas discutidas, o Órgão apreciou o relatório balanço do Posto Administrativo de Muze; a situação de registo criminal e tribunais comunitários; avaliação do processo de ensino-aprendizagem referente ao ano em curso; Situação de cobertura de rede de telefonia móvel; balanço sobre os 11 meses de Saúde Materna Infantil; Aprovação do calendário de Sessões do Governo para o ano 2026 e a situação de colecta de receitas do mês de Novembro, que atingiu o montante global de 392.707,06MT, representando 82,5% de realização, de uma meta de 475.798,40MT contra 96.024,00MT arrecadados em igual período de 2024. Um crescimento na ordem de 308,8%.

Matias Paulo Meque Administrador do Distrito, numa visão holística, saudou aos Membros e Convidados Permanentes do Órgão sob sua tutela, pelos resultados satisfatórios alcançados, embora ter havido constrangimentos de ordem diversa, que dificultaram o cumprimento de outras actividades planificadas. Doravante, encorajou aos presentes para a promoção de iniciativas locais, com vista a garantir soluções sustentáveis das inquietações que a população tem estado apresentar.

Refira-se que, a XII Sessão do Governo, serviu igualmente para reactivar o Centro Operativo de Emergência (COE), que avaliou a situação de famílias afectadas pelo último vendaval que fustigou a vila sede do distrito, assim como, definiu e afinou a coordenação para fazer face a gestão de desastres naturais.

Zumbu, o KM 0 onde Moçambique começa

DISTRITO DE ZUMBU:O GOVERNO PROCEDE A ENTREGA DE UM MEIO CIRCULANTE A REPARTIÇÃO DE CONTROLO DE DOENÇAS E PROMOÇÃO DE SA...
24/12/2025

DISTRITO DE ZUMBU:
O GOVERNO PROCEDE A ENTREGA DE UM MEIO CIRCULANTE A REPARTIÇÃO DE CONTROLO DE DOENÇAS E PROMOÇÃO DE SAÚDE.

Por forma a dinamizar os Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social, com particular destaque à Vigilância Epidemiológica, Matias Paulo Meque, Administrador do Distrito, procedeu ontem Terça-Feira 23/12 a entrega de uma motorizada.

Na ocasião, MEQUE apelou ao técnico ponto focal do programa, para utilização sustentável do meio, com vista a garantir a expansão dos serviços de controlo de doença e promoção de saúde nas comunidades. “A motorizada que hoje pesa sobre suas mãos, deve ser bem conservada. "É preciso acarinhar o meio, garantir a manutenção de rotina e conduzir com cuidado para que tenha uma vida longa ao serviço da repartição na promoção de saúde em prol do bem-estar da população” – Frisou o Governante.

Zumbu, o KM 0 onde Moçambique começa

*DISTRITO DE ZUMBU*:*GOVERNO REALIZA A 11ª SESSÃO COM AS ATENÇÕES CENTRADAS À APROVAÇÃO DE PROJECTOS NO ÂMBITO DO FUNDO ...
22/12/2025

*DISTRITO DE ZUMBU*:
*GOVERNO REALIZA A 11ª SESSÃO COM AS ATENÇÕES CENTRADAS À APROVAÇÃO DE PROJECTOS NO ÂMBITO DO FUNDO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL(FDEL)*.

Excelentíssimo *Matias Paulo Meque*, chefe do executivo distrital, orientou a 11ª Sessão Ordinária do Governo nesta Segunda-Feira(22/12), cuja agenda obedeceu os seguintes pontos:
1. Aprovação de Projectos pré-selecionados pela respectiva Comissão no âmbito do FDEL;
2. Informe sobre violência baseada no género;
3. Informe de programa alargado de vacinação;
4. Informe sobre Ordenamento Territorial e Urbanização e;
5. Ponto de situação da colecta de receitas referentes ao mês de outubro.

Dos pontos discutidos, as atenções pulsaram em torno do pacote de financiamento às iniciativas locais para o desenvolvimento comunitário, onde foram aprovados por unanimidade *36 Projectos* ligados à agricultura, comércio, indústria e pescas, avaliados em *4.809.591,20MT*, dos quais, *21* propostas foram direcionadas aos jovens.

Refira-se que, durante o mês de outubro, o distrito atingiu o montante global de *374.056,08Mt*, correspondente a *78,62%* de realização, de uma meta de *475.798,40Mt*, contra *111.020,00Mt* arrecadados em igual período de 2024, um crescimento na ordem de *236,9%*.

Entretanto, apesar da superação da meta, o Titular do Executivo, frisou que a receita arrecadada está além do desejado para suprir as necessidades primárias do Governo, pelo que, apelou aos Chefes dos Postos Administrativos e de Localidades a necessidade de continuar a reforçar o controlo detalhado de fontes de receitas fixas e não fixas, assim como, celebrar contrato com os agentes arrecadadores, com vista a impulsionar a colecta das mesmas e permitir que o Estado reforce a capacidade de provisão de Serviços Sociais Básicos à População.
*Zumbu, o KM 0 onde Moçambique começa*

ZUMBU:ADMINISTRADOR DO DISTRITO INSTA AOS COMERCIANTES PARA EVITAREM A ESPECULAÇÃO DE PREÇOS DURANTE A QUADRA FESTIVA.O ...
20/12/2025

ZUMBU:
ADMINISTRADOR DO DISTRITO INSTA AOS COMERCIANTES PARA EVITAREM A ESPECULAÇÃO DE PREÇOS DURANTE A QUADRA FESTIVA.

O apelo foi avançado ontem sexta-feira 19/12, pelo Excelentíssimo Matias Paulo Meque, chefe do executivo distrital, durante a visita que efetuou às principais mercearias da vila sede. A visita tinha como objectivo aferir o nivel de disponibilidade de profutos alimentares de primeira necessidade e o fluxo de aplicação de preços, face a quadra festiva que já se faz sentir, e que, culminará com a celebração de boa vindas ao ano novo.

Na ocasião, Matias Paulo Meque verificou que as mercearias visitadas dispunham stock suficiente para fazer face às necessidades da população. Outro sim, agradeceu os esforços dos Agentes Económicos, por garantirem que os preços dos produtos alimentares não serão alterados, já que maior parte destes, já se encontram armazenados no distrito.

No final da visita, Matias Paulo Meque, interagiu com alguns utentes das mercearias visitadas, tendo apelado a denúncia de possíveis comerciantes oportunistas, que vergarem por especulação de preços às autoridades competentes, com vista a devida responsabilização.

Zumbu, o KM 0 onde Moçambique começa.

ZUMBU:ADMINISTRADOR DO DISTRITO REÚNE-SE COM OS HEROIS VIVOS QUE TORNARAM POSSÍVEL A INDEPENDÊNCIA DE MOÇAMBIQUE.Matias ...
18/12/2025

ZUMBU:
ADMINISTRADOR DO DISTRITO REÚNE-SE COM OS HEROIS VIVOS QUE TORNARAM POSSÍVEL A INDEPENDÊNCIA DE MOÇAMBIQUE.

Matias Paulo Meque, Administrador do Distrito de Zumbu, reuniu-se na tarde de quarta-feira, 17 de Dezembro em curso com os Combatentes de Luta de Libertação Nacional, residentes na Localidade de Zumbu-Sede.

A reunião enquadrada no âmbito de Governação Participativa, obedeceu a agenda primária de auscultar as preocupações da classe nos domínios económicos e sociais.

Durante a reunião, os combatentes manifestaram total satisfação e prontidão em assumir os desafios de consolidação da Paz e Unidade Nacional, instrumentos fundamentais para a segurança e o bem-estar social e económico. Porém, apresentaram preocupações, exigindo o reforço na valorização de seus “feitos”, quer quanto a harmonização de subsídios, o acesso as oportunidades de emprego para os seus descendentes, o atraso na tramitação de processos de fixação de pensões, assim como, a necessidade de abertura de mais furos de água para o consumo.

Matias Meque reconheceu a legitimidade das questões apresentadas e assumiu o desafio de fazer o rastreio, com vista a apurar as reais causas de atraso na tramitação de processos. Em relação a necessidade de aumento de furos de água, o timoneiro do GD, reafirmou que a situação será ultrapassada a curto e médio prazos, de tal forma que, uma equipa das obras públicas, naquele momento percorria o bairro Aruângua, para encontrar formas urgentes de reposição do sistema de abastecimento de água avariado, dado o recrudescimento de ataques por crocodilo.

O Administrador do Distrito pediu aos combatentes, para continuar a transmitir às novas gerações os valores de patriotismo e de luta contra o obscurantismo que, infelizmente, ainda prevalece gerando violência nas comunidades. Refira-se que em Zumbu, apenas 359 combatentes fixaram pensões, dos quais 166 mulheres.

Zumbu, o KM 0 onde Moçambique começa.

EM ZUMBU:GOVERNO DO DISTRITO SOLIDARIZA-SE ÀS FAMÍLIAS ENLUTADAS, CUJOS MENORES DE IDADE MORRERAM VÍTIMAS DE AFOGAMENTO ...
17/12/2025

EM ZUMBU:
GOVERNO DO DISTRITO SOLIDARIZA-SE ÀS FAMÍLIAS ENLUTADAS, CUJOS MENORES DE IDADE MORRERAM VÍTIMAS DE AFOGAMENTO E ATAQUE DE LEÃO NOS BAIRROS ACORDOS DE LUSACA E JOSINA MACHEL, RESPECTIVAMENTE.

O Excelentíssimo Matias Paulo Meque, Administrador do Distrito, no âmbito de interacção com a população, deslocou-se a tarde de Terça-Feira, 16 de Dezembro de 2025, nos bairros Acordos de Lusaca e Josina Machel no Povoado de Nsica, Localidade de Zumbu-Sede, Posto Adminsitrativo de Zumbu, onde consolou às duas (2) famílias em 40kg de protutos alimentares (farinha e arroz), incluindo 4 litros de óleo de cozinha pela tragédia que ocorreu entre os dias 05 e 13 de Dezembro, que vitimou três (3) crianças com idades compreendidas entre 05, 04 e 09 anos, respectivamente.

Matias Paulo Meque, agastado com a morte prematura dos petizes: dois (2) vítimas de afogamento no bairro Acordos de Lusaca e um (1) vítima de ataque de leão em Nsica, apelou às famílias para redobrar o controlo de crianças, principalmente na época chuvosa que se faz sentir, onde as águas ficam alagadas formando charcos, que podem colocar em risco a vida de crianças, mas também reconhecer que, Zumbu-Sede faz parte da Área de Conservação Comunitária, o que implica a comunidade reconhecer e estar precavida da circulação de animais ferrozes, evitando pernoitar ao exterior de suas residências.

Refira-se que, quanto o ataque de leão, alguns populares e familares próximos à vítima, insurgiram-se contra um idoso residente localmente, acusando-o de actos de feitiçaria, o que desembocou em conflito sem precedente, que obrigou a interveção policial para a reposição da ordem e tranquilidade no povoado supra.

Portanto, visando desencorajar os actos de violência motivada por actos supersticiosos, Matias Meque exortou a consciencialização de que, “o conflito homem fauna bravia não pode ser associado aos actos de feitiçaria”.

Zumbu, o KM 0 onde Moçambique começa.
Vamos Trabalhar
//CI do Gabinete do Administrador//

EM ZUMBU:O ADMINISTRADOR DO DISTRITO VISITA INFRA-ESTRUTURAS DESTRUÍDAS PELO PRETÉRITO VENDAVAL.Matias Paulo Meque, Admi...
16/12/2025

EM ZUMBU:
O ADMINISTRADOR DO DISTRITO VISITA INFRA-ESTRUTURAS DESTRUÍDAS PELO PRETÉRITO VENDAVAL.

Matias Paulo Meque, Administrador do Distrito de Zumbu, visitou nesta Terça-Feira 16 de Dezembro do ano em curso às infra-estruturas destruídas pelos ventos fortes que fustigaram a vila sede do distrito. Dentre os edifícios sociais públicos visitados, destacam-se: o Comando Distrital da PRM, Tribuna Distrital, não exceptuando a Residência Oficial do Adminsitrador, que igualmente, sofreram parcial e totalmente os respectivos tetos devido a fúria dos ventos.

Além da visita às infra-estruturas públicas, Matias Meque percorreu o interior dos Bairros Cahora Bassa e Samora Machel, tendo vivido de perto o drama provocado pelo pretérito temporal, que ao curto tempo, também destruiu total e parcialmente inúmeras residências dos particulares. Na ocasião, algumas famílias afectadas partilharam o choque sofrido e os esforços em curso com vista a recuperação dos imóveis danificados.

Face ao desastre ocorrido, o Administrador do Distrito apelou e encorajou às vítimas sobre a necessidade de construção de residências, obedecendo critérios de resiliência aos choques climáticos e considerando que os efeitos dos desastres naturais nunca são previsiveis. Refira-se que o vendaval abalou e deixou a população da Vila Sede de Zumbu em pânico ao 09 de Dezembro em curso.

Zumbu, o KM 0 onde Moçambique começa.
Vamos Trabalhar
//CI do Gabinete do Administrador//

EM ZUMBU:O GOVERNO DISTRITAL DESAFIA O INSTITUTO NACIONAL DE GESTÃO DE DESASTRES A APRIMORAR OS MECANISMOS DE INTERVENÇÃ...
12/12/2025

EM ZUMBU:

O GOVERNO DISTRITAL DESAFIA O INSTITUTO NACIONAL DE GESTÃO DE DESASTRES A APRIMORAR OS MECANISMOS DE INTERVENÇÃO, FACE AOS RISCOS DA ÉPOCA CHUVOSA.

O desafio foi renovado na última quinta-Feira 11 de Dezembro do ano em curso, quando da audiência de cortesia concedida à Brigada Provincial do Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD), Delegação de Tete, Chefiada pelo Portásio Bernardo Palito, técnico do Sector em alusão. A Brigada tinha como objectivo proceder o levantamento dos danos causados pelos ventos fortes que destruiram total e parcialmente algumas Infraestruturas Públicas, residências e respectivos tetos na terça-feira, 09 de Dezembro corrente na Vila Sede de Zumbu, assim como, inteirar-se do ponto de situação da rede viária face a época chuvosa que se faz sentir.

Durante a cortesia, João Manuel António, Director do Serviço Distrital de Planeamento e Infraestruturas, em representação do Excelentíssimo Matias Paulo Meque, Administrador do Distrito, destacou a necessidade de continuar a reforçar os Comités de Gestão de Desastres (CGD´s), em matérias de prevenção e resposta aos riscos de desastre, com vista a consolidar os valores de solidariedade, Justiça, Rapidez, Participação, Cooperação e Pro-actividade em prol de segurança da população afectada.

Entretanto, sublinhou que a gestão de desastres e a coesão social, exigem a contribuição conjunta de todos os intervenientes, considerando que a finalidade última do INGD é a mobilização de recursos para assistência humanitária.

Zumbu, o KM 0 onde Moçambique começa.
Vamos Trabalhar
//CI do Gabinete do Administrador//

EM ZUMBU:O GOVERNO DO DISTRITO LANÇA A VACINA CONTÍNUA CONTRA MALÁRIA VISANDO IMUNIZAR CRIANÇAS ATÉ OS PRIMEIROS SEIS (6...
04/12/2025

EM ZUMBU:
O GOVERNO DO DISTRITO LANÇA A VACINA CONTÍNUA CONTRA MALÁRIA VISANDO IMUNIZAR CRIANÇAS ATÉ OS PRIMEIROS SEIS (6) MESES DE VIDA.

A informação foi avançada nesta quinta-feira 04 de Dezembro do ano em curso, durante a cerimónia de lançamento da vacina contra malária, acto que teve lugar no Hospital Distrital de Zumbu e orientado pelo João Manuel António, Director do Serviço Distrital de Planeamento e Infraestruturas, em representação do Excelentíssimo Matias Paulo Meque, Administrador do Distrito.
Através do sector de Saúde, Mulher e Acção Social no distrito, o Governo e Parceiros equacionam a vacinação contínua de crianças, cuja faixa etária é dos 0 a 6 meses.
João Manuel António, dirigindo-se aos presentes destacou que, de Janeiro a Outubro de 2025, mercê dos esforços do Governo e Parceiros na redução dos índices de malária no distrito de Zumbu, 3.873 crianças menores de 1 ano de idade foram completamente vacinadas, de um plano de 4.239, correspondendo a realização de 91.4%, contra 3.725 crianças vacinadas em igual período de 2024.

Entretanto, apelou o envolvimento de todos, pois, a vacina, por si só, não vencerá a malária, pelo que, a victória depende de todos, desde os profissionais de saúde, que ficam na linha de frente; as comunidades, que precisam continuar a usar redes mosquiteiras e prevenir picadas de mosquitos; os educadores, que devem sensibilizar e informar, incluíndo o Governo, que deve continuar a garantir políticas públicas firmes e recursos sustentáveis para o combate a doença.

Refira-se que no presente ano, o distrito de Zumbu registou 40.058 casos de malária, contra 16.020 de igual período de 2024, representando o aumento na ordem de +100%, com registo de 03 óbitos, contra 02 de igual período de 2024.

Zumbu, o KM 0 onde Moçambique começa.
Vamos Trabalhar
//CI do Gabinete do Administrador//

EM ZUMBU:MATIAS PAULO MEQUE ASSUME OS DESAFIOS DE MELHORAR CADA VEZ MAIS OS CUIDADOS DE SAÚDE PARA O BEM-ESTAR DA POPULA...
21/11/2025

EM ZUMBU:
MATIAS PAULO MEQUE ASSUME OS DESAFIOS DE MELHORAR CADA VEZ MAIS OS CUIDADOS DE SAÚDE PARA O BEM-ESTAR DA POPULAÇÃO.

O desafio foi manifestado nesta Sexta-Feira 21 de Novembro do ano em curso por Matias Paulo Meque, Administrador do Distrito, durante a audiência de cortesia concedida à Sua Excelência Ussene Hilário Isse, Ministro de Saúde que está de visita ao Km 0 desde tarde de Quinta-Feira(20).
Na ocasião, com elevada honra, profundo respeito e grande satisfação, Matias Paulo Meque reconheceu que, a visita do pelouro de Saúde prestigia o distrito de Zumbu e demonstra, mais uma vez, o compromisso do Governo liderado sabiamente por Sua Excelência Daniel Francisco Chapo, o Presidente da República de Moçambique com a promoção dos serviços de saúde mais próximos, eficazes e muito mais humanizados para o povo. Meque partilhou junto do Ministro supra, as questões pontuais ligadas a necessidade de implantação de casas mãe-espera em todas 12 Unidades Sanitárias, com vista a corresponder com os objectivos de promoção de partos institucionais, necessidade inadiável de construção da morgue no HDZ e manutenção de infraestruturas intervencionadas pela HCB em 2012, cujo estado actual clama por reabilitação, a necessidade de conclusão do Centro de Saúde do tipo II na Localidade de Cassenga, Posto Administrativo de Zâmbue, entre outros desafios.
Refira-se que a visita de Sua Excelência Ministro de Saúde, constitui para Zumbu um momento de grande importância, pois, permitiu avaliar de perto os progressos alcançados, identificar os constrangimentos e, sobretudo, fortalecer o trabalho conjunto entre o nível central, provincial e distrital na implementação de políticas de saúde para o bem-estar do nosso humilde povo.

Zumbu, o KM 0 onde Moçambique começa.

Vamos Trabalhar

//CI do Gabinete do Administrador//

Endereço

Zumbu
Tete

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Governo do Distrito de Zumbo publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram