Governo do Distrito de Zumbo

Governo do Distrito de Zumbo A página relata o dia a dia do governo distrital de Zumbu

EM ZUMBU:MATIAS PAULO MEQUE ASSUME OS DESAFIOS DE MELHORAR CADA VEZ MAIS OS CUIDADOS DE SAÚDE PARA O BEM-ESTAR DA POPULA...
21/11/2025

EM ZUMBU:
MATIAS PAULO MEQUE ASSUME OS DESAFIOS DE MELHORAR CADA VEZ MAIS OS CUIDADOS DE SAÚDE PARA O BEM-ESTAR DA POPULAÇÃO.

O desafio foi manifestado nesta Sexta-Feira 21 de Novembro do ano em curso por Matias Paulo Meque, Administrador do Distrito, durante a audiência de cortesia concedida à Sua Excelência Ussene Hilário Isse, Ministro de Saúde que está de visita ao Km 0 desde tarde de Quinta-Feira(20).
Na ocasião, com elevada honra, profundo respeito e grande satisfação, Matias Paulo Meque reconheceu que, a visita do pelouro de Saúde prestigia o distrito de Zumbu e demonstra, mais uma vez, o compromisso do Governo liderado sabiamente por Sua Excelência Daniel Francisco Chapo, o Presidente da República de Moçambique com a promoção dos serviços de saúde mais próximos, eficazes e muito mais humanizados para o povo. Meque partilhou junto do Ministro supra, as questões pontuais ligadas a necessidade de implantação de casas mãe-espera em todas 12 Unidades Sanitárias, com vista a corresponder com os objectivos de promoção de partos institucionais, necessidade inadiável de construção da morgue no HDZ e manutenção de infraestruturas intervencionadas pela HCB em 2012, cujo estado actual clama por reabilitação, a necessidade de conclusão do Centro de Saúde do tipo II na Localidade de Cassenga, Posto Administrativo de Zâmbue, entre outros desafios.
Refira-se que a visita de Sua Excelência Ministro de Saúde, constitui para Zumbu um momento de grande importância, pois, permitiu avaliar de perto os progressos alcançados, identificar os constrangimentos e, sobretudo, fortalecer o trabalho conjunto entre o nível central, provincial e distrital na implementação de políticas de saúde para o bem-estar do nosso humilde povo.

Zumbu, o KM 0 onde Moçambique começa.

Vamos Trabalhar

//CI do Gabinete do Administrador//

𝐄𝐌 𝐙𝐔𝐌𝐁𝐔: 𝐌𝐀𝐓𝐈𝐀𝐒 𝐌𝐄𝐐𝐔𝐄 𝐄𝐍𝐂𝐎𝐑𝐀𝐉𝐀 𝐀𝐋𝐔𝐍𝐎𝐒 𝐀 𝐄𝐍𝐂𝐀𝐑𝐀𝐑𝐄𝐌 𝐎 𝐄𝐗𝐀𝐌𝐄 𝐂𝐎𝐌𝐎 𝐌𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎 𝐃𝐄 𝐅𝐄𝐒𝐓𝐀O administrador do distrito de Zumbu, 𝐌𝐀...
20/11/2025

𝐄𝐌 𝐙𝐔𝐌𝐁𝐔:
𝐌𝐀𝐓𝐈𝐀𝐒 𝐌𝐄𝐐𝐔𝐄 𝐄𝐍𝐂𝐎𝐑𝐀𝐉𝐀 𝐀𝐋𝐔𝐍𝐎𝐒 𝐀 𝐄𝐍𝐂𝐀𝐑𝐀𝐑𝐄𝐌 𝐎 𝐄𝐗𝐀𝐌𝐄 𝐂𝐎𝐌𝐎 𝐌𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎 𝐃𝐄 𝐅𝐄𝐒𝐓𝐀

O administrador do distrito de Zumbu, 𝐌𝐀𝐓𝐈𝐀𝐒 𝐏𝐀𝐔𝐋𝐎 𝐌𝐄𝐐𝐔𝐄, proferiu estas palavras na manhã desta quinta-feira, 20 de Novembro, dirigindo-se aos alunos do distrito, representados pelos alunos da Escola Primária de Zumbu, por ocasião da abertura do primeiro exame que dá início à submissão dos alunos da 6.ª classe do ensino geral e do 4.º ano do ensino primário de jovens e adultos ao processo de exames, que culminará com a examinação dos alunos da 12.ª classe do ensino geral, a partir de primeiro de Dezembro próximo.

Transmitindo mensagem de confiança, o mais alto timoneiro do distrito exortou os examinandos a sentirem-se livres e alegres e a encararem o processo de exame como um momento de festa e de demonstração de saberes acumulados durante o ano. Para tal, alertou para evitarem comportamentos estranhos e tentativas de cabular durante o exame, pois podem acabar perdendo o ano.

Segundo dados oficiais, para este ano, o distrito conta com 66 centros de exames, 102 júris para o universo de 2170 examinandos, dos quais 1149 são mulheres.

Por uma educação inclusiva, patriótica e de qualidade
𝐙𝐔𝐌𝐁𝐔, 𝐍𝐎 𝐊𝐌 𝟎, 𝐎𝐍𝐃𝐄 𝐌𝐎Ç𝐀𝐌𝐁𝐈𝐐𝐔𝐄 𝐂𝐎𝐌𝐄Ç𝐀

𝐄𝐌 𝐙𝐔𝐌𝐁𝐔:𝐆𝐎𝐕𝐄𝐑𝐍𝐎 𝐑𝐄𝐀𝐋𝐈𝐙𝐀 𝐒𝐄𝐆𝐔𝐍𝐃𝐀 𝐂𝐎𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐀 𝐂𝐎𝐌𝐔𝐍𝐈𝐓Á𝐑𝐈𝐀 𝐍𝐎 Â𝐌𝐁𝐈𝐓𝐎 𝐃𝐀 𝐔𝐑𝐁𝐀𝐍𝐈𝐙𝐀ÇÃ𝐎 𝐃𝐀 𝐋𝐎𝐂𝐀𝐋𝐈𝐃𝐀𝐃𝐄 𝐃𝐄 𝐙𝐔𝐌𝐁𝐔 O governo distrita...
18/11/2025

𝐄𝐌 𝐙𝐔𝐌𝐁𝐔:
𝐆𝐎𝐕𝐄𝐑𝐍𝐎 𝐑𝐄𝐀𝐋𝐈𝐙𝐀 𝐒𝐄𝐆𝐔𝐍𝐃𝐀 𝐂𝐎𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐀 𝐂𝐎𝐌𝐔𝐍𝐈𝐓Á𝐑𝐈𝐀 𝐍𝐎 Â𝐌𝐁𝐈𝐓𝐎 𝐃𝐀 𝐔𝐑𝐁𝐀𝐍𝐈𝐙𝐀ÇÃ𝐎 𝐃𝐀 𝐋𝐎𝐂𝐀𝐋𝐈𝐃𝐀𝐃𝐄 𝐃𝐄 𝐙𝐔𝐌𝐁𝐔

O governo distrital, representado pelo Secretário Permanente, 𝐅𝐄𝐋𝐈𝐒𝐁𝐄𝐑𝐓𝐎 𝐑𝐎𝐒Á𝐑𝐈𝐎, conduziu na última segunda-feira 17 de Novembro em curso, a segunda consulta comunitária sobre o plano de urbanização da localidade de Zumbu-Sede. O evento, que decorreu no Bairro Acordos de Lusaka, contou com a participação de membros do governo distrital, líderes comunitários e outros quadros influentes, tendo como objectivo central a auscultação pública do plano pormenor de urbanização, instrumento fundamental para regulamentar o ordenamento territorial da localidade.

Na abertura dos trabalhos, 𝐅𝐄𝐋𝐈𝐒𝐁𝐄𝐑𝐓𝐎 𝐑𝐎𝐒Á𝐑𝐈𝐎, enfatizou a importância da participação activa de todos os sectores sociais, sublinhando que as contribuições devem resultar em propostas concretas para a organização da localidade. O Secretário Permanente destacou a necessidade de se definirem áreas destinadas a habitação, actividades económicas, industrialização, lazer e infra-estruturas governamentais, entre outras.

Para dar início ao debate, o director distrital de Planeamento e Infra-estruturas, 𝐉𝐎Ã𝐎 𝐌𝐀𝐍𝐔𝐄𝐋 𝐀𝐍𝐓Ó𝐍𝐈𝐎, apresentou o relatório de fundamentação das opções técnicas incorporadas no plano de urbanização, detalhando os critérios adoptados para o ordenamento territorial e as projecções de desenvolvimento para Zumbu-Sede. A sessão permitiu um diálogo aberto entre as autoridades e a comunidade, assegurando que o plano reflecte as necessidades e aspirações da população local

𝐙𝐔𝐌𝐁𝐔, 𝐊𝐌 𝟎, 𝐎𝐍𝐃𝐄 𝐌𝐎Ç𝐀𝐌𝐁𝐈𝐐𝐔𝐄 𝐂𝐎𝐌𝐄Ç𝐀

𝐄𝐌 𝐙𝐔𝐌𝐁𝐔:𝐒𝐄𝐂𝐑𝐄𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐏𝐄𝐑𝐌𝐀𝐍𝐄𝐍𝐓𝐄  𝐑𝐄𝐂𝐄𝐁𝐄 𝐃𝐈𝐑𝐄𝐂𝐓𝐎𝐑 𝐏𝐑𝐎𝐕𝐈𝐍𝐂𝐈𝐀𝐋 𝐃𝐎 𝐀𝐌𝐁𝐈𝐄𝐍𝐓𝐄 𝐏𝐀𝐑𝐀 𝐀𝐋𝐈𝐍𝐇𝐀𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎 𝐄𝐒𝐓𝐑𝐀𝐓É𝐆𝐈𝐂𝐎Secretário Permanente...
12/11/2025

𝐄𝐌 𝐙𝐔𝐌𝐁𝐔:
𝐒𝐄𝐂𝐑𝐄𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐏𝐄𝐑𝐌𝐀𝐍𝐄𝐍𝐓𝐄 𝐑𝐄𝐂𝐄𝐁𝐄 𝐃𝐈𝐑𝐄𝐂𝐓𝐎𝐑 𝐏𝐑𝐎𝐕𝐈𝐍𝐂𝐈𝐀𝐋 𝐃𝐎 𝐀𝐌𝐁𝐈𝐄𝐍𝐓𝐄 𝐏𝐀𝐑𝐀 𝐀𝐋𝐈𝐍𝐇𝐀𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎 𝐄𝐒𝐓𝐑𝐀𝐓É𝐆𝐈𝐂𝐎

Secretário Permanente do distrito de Zumbu, 𝐅𝐄𝐋𝐈𝐒𝐁𝐄𝐑𝐓𝐎 𝐑𝐎𝐒Á𝐑𝐈𝐎, recebeu esta quarta-feira, 12 de Novembro, no seu gabinete de trabalho, o director do Serviço Provincial do Ambiente de Tete, 𝐄𝐔𝐂𝐋𝐈𝐃𝐄𝐒 𝐉𝐎𝐀𝐐𝐔𝐈𝐌, numa visita de apresentação institucional e de reconhecimento das acções desenvolvidas pelo sector responsável pelo ambiente no distrito, visando um alinhamento estratégico para o reforço da cooperação sectorial.

𝐙𝐔𝐌𝐁𝐔, 𝐍𝐎 𝐊𝐌 𝟎, 𝐎𝐍𝐃𝐄 𝐌𝐎Ç𝐀𝐌𝐁𝐈𝐐𝐔𝐄 𝐂𝐎𝐌𝐄Ç𝐀

𝐄𝐌 𝐙𝐔𝐌𝐁𝐔:𝐌𝐀𝐓𝐈𝐀𝐒 𝐌𝐄𝐐𝐔𝐄 𝐃𝐄𝐒𝐓𝐀𝐂𝐀 𝐌𝐀𝐈𝐎𝐑 𝐂𝐎𝐍𝐓𝐑𝐎𝐋𝐎 𝐃𝐄 𝐂𝐎𝐋𝐄𝐂𝐓𝐀 𝐃𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐂𝐄𝐈𝐓𝐀𝐒 𝐄 𝐑𝐈𝐆𝐎𝐑 𝐍𝐀 𝐒𝐄𝐋𝐄𝐂ÇÃ𝐎 𝐃𝐎𝐒 𝐏𝐑𝐎𝐉𝐄𝐂𝐓𝐎𝐒 𝐃𝐎 𝐅𝐃𝐄𝐋 𝐍𝐀 𝐃É𝐂𝐈𝐌𝐀...
10/11/2025

𝐄𝐌 𝐙𝐔𝐌𝐁𝐔:
𝐌𝐀𝐓𝐈𝐀𝐒 𝐌𝐄𝐐𝐔𝐄 𝐃𝐄𝐒𝐓𝐀𝐂𝐀 𝐌𝐀𝐈𝐎𝐑 𝐂𝐎𝐍𝐓𝐑𝐎𝐋𝐎 𝐃𝐄 𝐂𝐎𝐋𝐄𝐂𝐓𝐀 𝐃𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐂𝐄𝐈𝐓𝐀𝐒 𝐄 𝐑𝐈𝐆𝐎𝐑 𝐍𝐀 𝐒𝐄𝐋𝐄𝐂ÇÃ𝐎 𝐃𝐎𝐒 𝐏𝐑𝐎𝐉𝐄𝐂𝐓𝐎𝐒 𝐃𝐎 𝐅𝐃𝐄𝐋 𝐍𝐀 𝐃É𝐂𝐈𝐌𝐀 𝐒𝐄𝐒𝐒Ã𝐎 𝐃𝐎 𝐆𝐎𝐕𝐄𝐑𝐍𝐎

Administrador de Zumbu, 𝐌𝐀𝐓𝐈𝐀𝐒 𝐏𝐀𝐔𝐋𝐎 𝐌𝐄𝐐𝐔𝐄 dirigiu a décima sessão do Governo nesta segunda-feira, 10 de Novembro, com enfoque na criação de estratégias de monitoria do processo de arrecadação das receitas com base no banco de dados das fontes de receitas e na necessidade de rigor na selecção dos projectos do FDEL.

No sector de SDAE, foi anunciado que, no posto administrativo de Zumbu, ao longo do rio Zambeze, há este ano um considerável excedente agrícola, sobretudo de milho. Este cenário representa uma viragem para a região, que historicamente regista níveis baixos de produção, permitindo actualmente a aquisição do cereal a preços mais acessíveis do que em outras zonas do distrito. Apesar deste progresso, o administrador recomendou monitoria contínua com vista a evitar eventuais bolsas de fome.

No domínio social, 𝐌𝐀𝐓𝐈𝐀𝐒 𝐏𝐀𝐔𝐋𝐎 𝐌𝐄𝐐𝐔𝐄 apelou ao envolvimento de toda a sociedade na promoção de boas práticas, sobretudo no cumprimento de orientações cruciais para a saúde das comunidades, seja para adesão a campanhas de vacinação, actividades de saneamento do meio, entre outras. Para tal, exortou os chefes das localidades e postos a trabalharem de forma coordenada com lideranças comunitárias e religiosas na sensibilização das comunidades a assumir o papel de participar com acções positivas para o bem da sociedade.

Já no tocante à colecta de receitas, o dirigente sublinhou a necessidade de continuar a melhorar a arrecadação, orientando os chefes das localidades a desenvolverem estratégias de controlo e a manterem actualizado o banco de dados das fontes de cobrança, para maior transparência e eficácia nos processos. Sublinhou ainda que este instrumento permitirá planificar metas de arrecadação baseadas na realidade local e servirá de guião para que os chefes das localidades avaliem se os valores apresentados pelos arrecadadores correspondem efectivamente ao potencial das fontes de receitas existentes em cada localidade. Ainda neste domínio, o dirigente reiterou a necessidade de envolver líderes comunitários e religiosos na sensibilização da população para o pagamento de impostos, essenciais para o funcionamento do Estado.

Ainda aos chefes das localidades, foram feitas orientações no sentido de sensibilizarem as populações para intensificarem a vigilância comunitária com vista a denunciarem migrantes ilegais nas comunidades. Esta medida foi enfatizada pelo dirigente devido à recente informação segundo a qual foi reportada a travessia ilegal de migrantes somalianos que utilizaram a localidade de Mucangadzi, sobretudo na zona de Calinde, como corredor para alcançar o distrito de Magoe e, posteriormente, a Zimbabué. O administrador alertou que este fenómeno coloca as comunidades em risco, podendo facilitar focos de instabilidade e terrorismo.

No sector da educação, e dada a aproximação dos exames finais, o administrador reforçou a necessidade de redobrar a responsabilidade institucional, garantindo segurança no transporte e na gestão das provas, evitando vazamentos e irregularidades. Pediu ainda que todos os profissionais envolvidos pautem pela postura ética e disciplinar previamente estabelecida.

Relativamente ao FDEL, 𝐌𝐀𝐓𝐈𝐀𝐒 𝐏𝐀𝐔𝐋𝐎 𝐌𝐄𝐐𝐔𝐄 aconselhou que se esclareça às comunidades que este projecto não se confunde com o FDD, pois será implementado com maior rigor e critérios específicos para garantir que o Estado não perca fundos públicos. Sublinhou que a selecção dos projectos obedecerá a um controlo mais apertado, reforçando a transparência e a responsabilização na gestão dos recursos.

𝐙𝐔𝐌𝐁𝐔, 𝐍𝐎 𝐊𝐌 𝟎, 𝐎𝐍𝐃𝐄 𝐌𝐎Ç𝐀𝐌𝐁𝐈𝐐𝐔𝐄 𝐂𝐎𝐌𝐄Ç𝐀

𝐄𝐌 𝐙𝐔𝐌𝐁𝐔:𝐉𝐎Ã𝐎 𝐓𝐎𝐌𝐎𝐂𝐄𝐍𝐄 𝐄𝐗𝐎𝐑𝐓𝐀 𝐍𝐎𝐕𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐀𝐍𝐃𝐀𝐍𝐓𝐄 𝐃𝐀 𝐆𝐔𝐀𝐑𝐃𝐀 𝐅𝐑𝐎𝐍𝐓𝐄𝐈𝐑𝐀 𝐀 𝐄𝐗𝐄𝐑𝐂𝐄𝐑 𝐌𝐈𝐒𝐒Ã𝐎 𝐂𝐎𝐌 𝐑𝐄𝐒𝐏𝐎𝐍𝐒𝐀𝐁𝐈𝐋𝐈𝐃𝐀𝐃𝐄Nesta quarta-feir...
22/10/2025

𝐄𝐌 𝐙𝐔𝐌𝐁𝐔:
𝐉𝐎Ã𝐎 𝐓𝐎𝐌𝐎𝐂𝐄𝐍𝐄 𝐄𝐗𝐎𝐑𝐓𝐀 𝐍𝐎𝐕𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐀𝐍𝐃𝐀𝐍𝐓𝐄 𝐃𝐀 𝐆𝐔𝐀𝐑𝐃𝐀 𝐅𝐑𝐎𝐍𝐓𝐄𝐈𝐑𝐀 𝐀 𝐄𝐗𝐄𝐑𝐂𝐄𝐑 𝐌𝐈𝐒𝐒Ã𝐎 𝐂𝐎𝐌 𝐑𝐄𝐒𝐏𝐎𝐍𝐒𝐀𝐁𝐈𝐋𝐈𝐃𝐀𝐃𝐄

Nesta quarta-feira, 22 de Outubro, em representação de 𝐌𝐀𝐓𝐈𝐀𝐒 𝐏𝐀𝐔𝐋𝐎 𝐌𝐄𝐐𝐔𝐄, administrador do Distrito de Zumbu, 𝐉𝐎Ã𝐎 𝐑𝐎𝐌Ã𝐎 𝐓𝐎𝐌𝐎𝐂𝐄𝐍𝐄, Chefe do Posto Administrativo de Zumbu, recebeu em seu gabinete de trabalho a brigada chefiada pela Comandante do 2º Batalhão de Malowera, 𝐀𝐖𝐄𝐒𝐒𝐀 𝐕𝐈𝐂𝐓𝐎𝐑𝐈𝐍𝐎 𝐂Â𝐍𝐃𝐈𝐃𝐎. O encontro, que teve como objectivo a apresentação do novo Comandante da Companhia da Guarda Fronteira de Zumbu-Sede, 𝐀𝐃𝐄𝐑𝐁𝐀𝐋 𝐒𝐈𝐃Ó𝐍𝐈𝐎 𝐄𝐔𝐆É𝐍𝐈𝐎 𝐏𝐀𝐈𝐕𝐀, serviu também para transmitir as orientações do Governo Distrital sobre as prioridades de actuação na fronteira.

Na ocasião, 𝐉𝐎Ã𝐎 𝐓𝐎𝐌𝐎𝐂𝐄𝐍𝐄, exortou o novo comandante a exercer de forma responsável a missão que lhe foi confiada, destacando a necessidade de garantir a tarefa exclusiva de protecção da nossa fronteira, enfatizando ser imperativo evitar quaisquer acções que possam macular a reputação do Governo, tais como práticas de extorsão ou outros actos de corrupção, sublinhando que a conduta dos agentes fronteiriços deve reflectir integridade e um compromisso inabalável com a soberania nacional e o bem-estar das populações.

𝐙𝐔𝐌𝐁𝐔, 𝐍𝐎 𝐊𝐌𝟎, 𝐎𝐍𝐃𝐄 𝐌𝐎Ç𝐀𝐌𝐁𝐈𝐐𝐔𝐄 𝐂𝐎𝐌𝐄Ç𝐀

𝐄𝐌 𝐙𝐔𝐌𝐁𝐔:𝐉𝐎Ã𝐎 𝐓𝐎𝐌𝐎𝐂𝐄𝐍𝐄 𝐄𝐗𝐎𝐑𝐓𝐀 𝐀𝐒𝐒𝐈𝐒𝐓𝐄𝐍𝐓𝐄𝐒 𝐒𝐎𝐂𝐈𝐀𝐈𝐒 𝐀 𝐓𝐈𝐑𝐀𝐑𝐄𝐌 𝐌𝐀𝐈𝐎𝐑 𝐏𝐑𝐎𝐕𝐄𝐈𝐓𝐎 𝐃𝐀 𝐂𝐀𝐏𝐀𝐂𝐈𝐓𝐀ÇÃ𝐎, 𝐂𝐎𝐌 𝐕𝐈𝐒𝐓𝐀 𝐀 𝐌𝐄𝐋𝐇𝐎𝐑𝐀𝐑 𝐀 𝐏𝐑𝐄𝐒𝐓𝐀...
22/10/2025

𝐄𝐌 𝐙𝐔𝐌𝐁𝐔:
𝐉𝐎Ã𝐎 𝐓𝐎𝐌𝐎𝐂𝐄𝐍𝐄 𝐄𝐗𝐎𝐑𝐓𝐀 𝐀𝐒𝐒𝐈𝐒𝐓𝐄𝐍𝐓𝐄𝐒 𝐒𝐎𝐂𝐈𝐀𝐈𝐒 𝐀 𝐓𝐈𝐑𝐀𝐑𝐄𝐌 𝐌𝐀𝐈𝐎𝐑 𝐏𝐑𝐎𝐕𝐄𝐈𝐓𝐎 𝐃𝐀 𝐂𝐀𝐏𝐀𝐂𝐈𝐓𝐀ÇÃ𝐎, 𝐂𝐎𝐌 𝐕𝐈𝐒𝐓𝐀 𝐀 𝐌𝐄𝐋𝐇𝐎𝐑𝐀𝐑 𝐀 𝐏𝐑𝐄𝐒𝐓𝐀ÇÃ𝐎 𝐃𝐄 𝐀𝐒𝐒𝐈𝐒𝐓Ê𝐍𝐂𝐈𝐀 𝐒𝐎𝐂𝐈𝐀𝐋 𝐀𝐎𝐒 𝐅𝐔𝐍𝐂𝐈𝐎𝐍Á𝐑𝐈𝐎𝐒 𝐄 𝐀𝐆𝐄𝐍𝐓𝐄𝐒 𝐃𝐎 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐃𝐎 𝐍𝐎 𝐃𝐈𝐒𝐓𝐑𝐈𝐓𝐎

A exortação foi feita nesta terça-feira, 21 de outubro, por 𝐉𝐎Ã𝐎 𝐑𝐎𝐌Ã𝐎 𝐓𝐎𝐌𝐎𝐂𝐄𝐍𝐄, em representação do administrador do distrito, 𝐌𝐀𝐓𝐈𝐀𝐒 𝐏𝐀𝐔𝐋𝐎 𝐌𝐄𝐐𝐔𝐄, durante a abertura da cerimônia de capacitação dos assistentes sociais distritais. O evento, que teve lugar na sala de sessões do governo distrital, enquadra-se no plano estratégico nacional de resposta ao HIV/SIDA. Na sua intervenção, o representante do timoneiro distrital enquadrou esta iniciativa como parte do esforço nacional que prioriza os sectores para implementarem actividades de consciencialização aos Funcionários e Agentes do Estado sobre adopção de hábitos e práticas saudáveis.

Dirigindo-se aos cerca de 38 pontos focais de previdência social e coordenadores presentes, 𝐉𝐎Ã𝐎 𝐓𝐎𝐌𝐎𝐂𝐄𝐍𝐄 exortou os participantes a envolverem-se de forma activa e responsável na capacitação. Enfatizou a importância de buscarem conhecimentos sólidos que lhes permitam implementar, de forma eficiente, a assistência social aos funcionários e suas famílias nos seus pontos de origem, particularmente naqueles afectados por doenças crónicas como o HIV/SIDA, cancro e outras.

Ainda no seu discurso, 𝐓𝐎𝐌𝐎𝐂𝐄𝐍𝐄 salientou que a assistência social é um trabalho profundamente humano, exigindo não apenas competência técnica, mas também sensibilidade, ética e empatia. A capacitação visa, assim, aprimorar a capacidade dos profissionais para gerir programas de assistência médica, emitir cartões, criar bancos de dados e instruir processos, sempre com o foco na promoção da dignidade e do bem-estar dos funcionários.

𝐙𝐔𝐌𝐁𝐔, 𝐍𝐎 𝐊𝐌𝟎, 𝐎𝐍𝐃𝐄 𝐌𝐎Ç𝐀𝐌𝐁𝐈𝐐𝐔𝐄 𝐂𝐎𝐌𝐄Ç𝐀

𝐄𝐌 𝐙𝐔𝐌𝐁𝐔:𝐆𝐎𝐕𝐄𝐑𝐍𝐎 𝐃𝐄 𝐙𝐔𝐌𝐁𝐎 𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐑𝐂𝐄𝐑𝐈𝐀 𝐂𝐎𝐌 𝐀 𝐈𝐆𝐑𝐄𝐉𝐀 𝐂𝐀𝐓Ó𝐋𝐈𝐂𝐀 𝐋𝐀𝐍Ç𝐀 𝐏𝐑𝐈𝐌𝐄𝐈𝐑𝐀 𝐏𝐄𝐃𝐑𝐀 𝐏𝐀𝐑𝐀 𝐂𝐎𝐍𝐒𝐓𝐑𝐔ÇÃ𝐎 𝐃𝐄 𝐂𝐄𝐍𝐓𝐑𝐎 𝐃𝐄 𝐒𝐀Ú𝐃𝐄 𝐄 𝐓𝐑...
17/10/2025

𝐄𝐌 𝐙𝐔𝐌𝐁𝐔:
𝐆𝐎𝐕𝐄𝐑𝐍𝐎 𝐃𝐄 𝐙𝐔𝐌𝐁𝐎 𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐑𝐂𝐄𝐑𝐈𝐀 𝐂𝐎𝐌 𝐀 𝐈𝐆𝐑𝐄𝐉𝐀 𝐂𝐀𝐓Ó𝐋𝐈𝐂𝐀 𝐋𝐀𝐍Ç𝐀 𝐏𝐑𝐈𝐌𝐄𝐈𝐑𝐀 𝐏𝐄𝐃𝐑𝐀 𝐏𝐀𝐑𝐀 𝐂𝐎𝐍𝐒𝐓𝐑𝐔ÇÃ𝐎 𝐃𝐄 𝐂𝐄𝐍𝐓𝐑𝐎 𝐃𝐄 𝐒𝐀Ú𝐃𝐄 𝐄 𝐓𝐑Ê𝐒 𝐒𝐀𝐋𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐀𝐔𝐋𝐀

O Governo do Distrito de Zumbo, em parceria com a Missão Católica de Miruru, procedeu ao lançamento da primeira pedra para a construção de um Centro de Saúde do tipo II na povoação de Nhavunduca e de três salas de aula na povoação de Camphoco, localidade de Miruru. A cerimónia, inserida no âmbito de responsabilidade social, decorreu na manhã desta quinta-feira 16 de outubro, no Posto Administrativo de Zumbu.

O evento foi orientado pelo director distrital de Planeamento e Infra-estruturas, 𝐉𝐎Ã𝐎 𝐌𝐀𝐍𝐔𝐄𝐋 𝐀𝐍𝐓Ó𝐍𝐈𝐎, que representou o administrador distrital 𝐌𝐀𝐓𝐈𝐀𝐒 𝐏𝐀𝐔𝐋𝐎 𝐌𝐄𝐐𝐔𝐄. A cerimónia contou ainda com a presença do 𝐑𝐄𝐕𝐄𝐑𝐄𝐍𝐃𝐎 𝐁𝐈𝐒𝐏𝐎 𝐃𝐈𝐀𝐌𝐀𝐍𝐓𝐈𝐍𝐎, da Diocese de Tete, que honrou o acto com a sua participação.

Durante a sua intervenção, o 𝐑𝐄𝐕𝐄𝐑𝐄𝐍𝐃𝐎 𝐁𝐈𝐒𝐏𝐎 𝐃𝐈𝐀𝐌𝐀𝐍𝐓𝐈𝐍𝐎 destacou a importância crucial da promoção de serviços de saúde e educação de qualidade para o desenvolvimento das comunidades. O líder religioso reiterou o compromisso da Igreja Católica em manter e fortalecer a cooperação com o governo distrital na construção de infra-estruturas sociais fundamentais.

Por sua vez, 𝐉𝐎Ã𝐎 𝐀𝐍𝐓Ó𝐍𝐈𝐎 enalteceu a iniciativa e a bondade demonstrada pela Igreja Católica ao cooperar com o Governo na realização dos sonhos das comunidades. O director distrital reconheceu o sofrimento da população de Nhavunduca, que percorre aproximadamente 25 quilómetros em busca de cuidados de saúde básicos, assim como as difíceis condições de estudo das crianças da região.

Para finalizar, o representante do governo distrital apelou ao envolvimento activo das comunidades locais, solicitando colaboração para que as actividades de construção decorram sem sobressaltos e para que o projecto seja concluído com êxito, beneficiando toda a população das povoações de Nhavunduca e Camphoco.

𝐙𝐔𝐌𝐁𝐔, 𝐍𝐎 𝐊𝐌𝟎, 𝐎𝐍𝐃𝐄 𝐌𝐎Ç𝐀𝐌𝐁𝐈𝐐𝐔𝐄 𝐂𝐎𝐌𝐄Ç𝐀

𝐄𝐌 𝐙𝐔𝐌𝐁𝐔:𝐀𝐃𝐌𝐈𝐍𝐈𝐒𝐓𝐑𝐀𝐃𝐎𝐑 𝐃𝐄 𝐙𝐔𝐌𝐁𝐎 𝐑𝐄𝐂𝐄𝐁𝐄 𝐁𝐑𝐈𝐆𝐀𝐃𝐀 𝐃𝐎 𝐋𝐄𝐀𝐅 𝐓𝐀𝐁𝐀𝐂𝐎 𝐄 𝐄𝐗𝐎𝐑𝐓𝐀 À 𝐓𝐑𝐀𝐍𝐒𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀ÇÃ𝐎 𝐂𝐎𝐍𝐓Í𝐍𝐔𝐀 𝐃𝐀 𝐕𝐈𝐃𝐀 𝐃𝐎𝐒 𝐏𝐑𝐎𝐃𝐔𝐓𝐎𝐑𝐄𝐒O ...
16/10/2025

𝐄𝐌 𝐙𝐔𝐌𝐁𝐔:
𝐀𝐃𝐌𝐈𝐍𝐈𝐒𝐓𝐑𝐀𝐃𝐎𝐑 𝐃𝐄 𝐙𝐔𝐌𝐁𝐎 𝐑𝐄𝐂𝐄𝐁𝐄 𝐁𝐑𝐈𝐆𝐀𝐃𝐀 𝐃𝐎 𝐋𝐄𝐀𝐅 𝐓𝐀𝐁𝐀𝐂𝐎 𝐄 𝐄𝐗𝐎𝐑𝐓𝐀 À 𝐓𝐑𝐀𝐍𝐒𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀ÇÃ𝐎 𝐂𝐎𝐍𝐓Í𝐍𝐔𝐀 𝐃𝐀 𝐕𝐈𝐃𝐀 𝐃𝐎𝐒 𝐏𝐑𝐎𝐃𝐔𝐓𝐎𝐑𝐄𝐒

O administrador do distrito de Zumbo, 𝐌𝐀𝐓𝐈𝐀𝐒 𝐏𝐀𝐔𝐋𝐎 𝐌𝐄𝐐𝐔𝐄, recebeu esta quinta-feira, 16 outubro, em seu gabinete, uma visita de cortesia da brigada da Moçambique Leaf Tabaco, representada pelo director de base de produção de Fingoe e Zambué, 𝐌𝐎𝐃𝐈𝐀𝐒𝐒𝐄 𝐋𝐄𝐃𝐉𝐄 𝐀𝐁𝐈𝐍𝐀𝐋𝐀. O encontro teve como objectivo apresentar as actividades da empresa no distrito, com destaque para a expansão da produção tabaco nos postos administrativos de Zambue e Muze.

Segundo 𝐌𝐎𝐃𝐈𝐀𝐒𝐒𝐄 𝐀𝐁𝐈𝐍𝐀𝐋𝐀, para a presente campanha estão inscritos 671 produtores de tabaco, cobrindo uma área de 405 hectares. A previsão é que sejam colhidas, até ao final da campanha, cerca de 500 toneladas de tabaco processado, reforçando a importância do sector para a economia local.

Em seu turno, o administrador 𝐌𝐀𝐓𝐈𝐀𝐒 𝐌𝐄𝐐𝐔𝐄 exortou a empresa a manter uma relação transparente e honesta com os produtores, prestando assistência técnica adequada e monitorizando as famílias para evitar a utilização de mão-de-obra infantil nas lavouras de tabaco. Salientou ainda a necessidade de os produtores diversificarem as culturas, incentivando o cultivo de milho e gergelim em paralelo ao tabaco, como forma de garantir a segurança alimentar das famílias e do distrito.

𝐌𝐀𝐓𝐈𝐀𝐒 𝐌𝐄𝐐𝐔𝐄 expressou satisfação pelo papel da Leaf Tabaco na geração de emprego, lembrando que, na campanha anterior, 34 jovens do distrito foram empregados no Centro de Comercialização de Tabaco em Zambué.
Refira-se que a instalação do centro de compra da Leaf Tabaco em Zambué constitui um ganho significativo para as comunidades locais, uma vez que anteriormente os produtores tinham de percorrer longas distâncias até à sede do distrito de Marávia para comercializar a sua produção.

𝐙𝐔𝐌𝐁𝐔, 𝐍𝐎 𝐊𝐌𝟎, 𝐎𝐍𝐃𝐄 𝐌𝐎Ç𝐀𝐌𝐁𝐈𝐐𝐔𝐄 𝐂𝐎𝐌𝐄Ç𝐀

𝐄𝐌 𝐙𝐔𝐌𝐁𝐔:𝐌𝐀𝐓𝐈𝐀𝐒 𝐌𝐄𝐐𝐔𝐄 𝐄𝐗𝐎𝐑𝐓𝐀 𝐂𝐎𝐌𝐈𝐒𝐒Ã𝐎 𝐃𝐎 𝐅𝐃𝐄𝐋 𝐀 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐁𝐄𝐋𝐄𝐂𝐄𝐑 𝐂𝐀𝐋𝐄𝐍𝐃𝐀𝐑𝐈𝐙𝐀ÇÃ𝐎 𝐄 𝐂𝐑𝐈𝐓É𝐑𝐈𝐎𝐒 𝐑𝐈𝐆𝐎𝐑𝐎𝐒𝐎𝐒 𝐏𝐀𝐑𝐀 𝐒𝐄𝐋𝐄𝐂ÇÃ𝐎 𝐃𝐄 𝐏𝐑𝐎𝐉𝐄𝐂...
13/10/2025

𝐄𝐌 𝐙𝐔𝐌𝐁𝐔:
𝐌𝐀𝐓𝐈𝐀𝐒 𝐌𝐄𝐐𝐔𝐄 𝐄𝐗𝐎𝐑𝐓𝐀 𝐂𝐎𝐌𝐈𝐒𝐒Ã𝐎 𝐃𝐎 𝐅𝐃𝐄𝐋 𝐀 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐁𝐄𝐋𝐄𝐂𝐄𝐑 𝐂𝐀𝐋𝐄𝐍𝐃𝐀𝐑𝐈𝐙𝐀ÇÃ𝐎 𝐄 𝐂𝐑𝐈𝐓É𝐑𝐈𝐎𝐒 𝐑𝐈𝐆𝐎𝐑𝐎𝐒𝐎𝐒 𝐏𝐀𝐑𝐀 𝐒𝐄𝐋𝐄𝐂ÇÃ𝐎 𝐃𝐄 𝐏𝐑𝐎𝐉𝐄𝐂𝐓𝐎𝐒

A exortação surge nesta segunda-feira, 13 de outubro, numa reunião com a comissão de selecção de projectos do Fundo de Desenvolvimento Económico Local (FDEL), orientada pelo administrador do distrito de Zumbo, 𝐌𝐀𝐓𝐈𝐀𝐒 𝐏𝐀𝐔𝐋𝐎 𝐌𝐄𝐐𝐔𝐄, onde exigiu a criação imediata de um calendário detalhado e a aplicação de critérios rigorosos para todo o processo de selecção.

Durante a sessão, 𝐌𝐀𝐓𝐈𝐀𝐒 𝐌𝐄𝐐𝐔𝐄 enfatizou a necessidade de se estabelecerem critérios de aprovação transparentes, priorizando projectos com impacto visível nas comunidades, candidatos desempregados e com habilidades comprovadas para gestão de negócios. Foi também reforçada a importância da coordenação com as lideranças locais para verificar a autenticidade dos dados dos concorrentes.

Um dos pontos centrais da reunião foi a exigência do administrador para a criação de um calendário operacional faseado, definindo prazos desde as localidades até ao nível distrital e identificando claramente os locais de submissão de projectos. 𝐌𝐀𝐓𝐈𝐀𝐒 𝐌𝐄𝐐𝐔𝐄 determinou que este calendário seja divulgado amplamente em todas as plataformas disponíveis, garantindo transparência e acesso igualitário à informação para todos os potenciais candidatos.

Para assegurar o sucesso da iniciativa, o administrador apelou ainda à implementação de mecanismos de apoio ao preenchimento das fichas de plano de negócio, reconhecendo as limitações de escrita de muitos candidatos, para tal, 𝐌𝐀𝐓𝐈𝐀𝐒 𝐌𝐄𝐐𝐔𝐄 solicitou a capacitação urgente de chefes de localidades, e estes por sua vez, junto dos professores e outros profissionais prestarem assistência técnica às comunidades na transcrição das suas ideias de negócio, assegurando que nenhuma proposta válida seja excluída por dificuldades na elaboração da documentação.

𝐍𝐎 𝐊𝐌 𝟎, 𝐎𝐍𝐃𝐄 𝐌𝐎Ç𝐀𝐌𝐁𝐈𝐐𝐔𝐄 𝐂𝐎𝐌𝐄Ç𝐀

𝐄𝐌 𝐙𝐔𝐌𝐁𝐔:𝐒𝐃𝐏𝐈 𝐄 𝐒𝐃𝐒𝐌𝐀𝐒 𝐔𝐍𝐄𝐌 𝐄𝐒𝐅𝐎𝐑Ç𝐎𝐒 𝐏𝐀𝐑𝐀 𝐏𝐑𝐎𝐓𝐄𝐆𝐄𝐑 𝐂𝐎𝐌𝐔𝐍𝐈𝐃𝐀𝐃𝐄𝐒 𝐂𝐎𝐍𝐓𝐑𝐀 𝐃𝐎𝐄𝐍Ç𝐀𝐒 𝐇Í𝐃𝐑𝐈𝐂𝐀𝐒Num gesto de cuidado e responsabil...
13/10/2025

𝐄𝐌 𝐙𝐔𝐌𝐁𝐔:
𝐒𝐃𝐏𝐈 𝐄 𝐒𝐃𝐒𝐌𝐀𝐒 𝐔𝐍𝐄𝐌 𝐄𝐒𝐅𝐎𝐑Ç𝐎𝐒 𝐏𝐀𝐑𝐀 𝐏𝐑𝐎𝐓𝐄𝐆𝐄𝐑 𝐂𝐎𝐌𝐔𝐍𝐈𝐃𝐀𝐃𝐄𝐒 𝐂𝐎𝐍𝐓𝐑𝐀 𝐃𝐎𝐄𝐍Ç𝐀𝐒 𝐇Í𝐃𝐑𝐈𝐂𝐀𝐒

Num gesto de cuidado e responsabilidade para com a saúde pública, os Sectores de Infra-estruturas e Saúde intensificam, de forma coordenada, as acções de prevenção e combate às doenças de origem hídrica, numa altura em que a época chuvosa se avizinha a passos largos. Esta segunda-feira, 13 de Outubro, o Director do Serviço Distrital de Planeamento e Infra-estruturas, 𝐉𝐎Ã𝐎 𝐌𝐀𝐍𝐔𝐄𝐋 𝐀𝐍𝐓Ó𝐍𝐈𝐎, fez a entrega simbólica e carregada de esperança de materiais essenciais ao Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social. Trata-se de uma acção conjunta que visa proteger vidas e evitar o sofrimento causado por doenças evitáveis.

Foram entregues 50 kg de cloro granular, 2400 unidades de purificador de água Certeza e 12 caixas de sabão Maeva, insumos que permitirão às comunidades tratar a água para consumo e manter hábitos de higiene adequados. Esta iniciativa vem reforçar o compromisso das autoridades locais em garantir que ninguém fique para trás na luta contra as doenças hídricas. Com acções de sensibilização junto da população e a distribuição destes materiais, renova-se o apelo à prevenção, lembrando que a saúde de todos começa com pequenos gestos de cuidado e união.

𝐍𝐎 𝐊𝐌 𝟎, 𝐎𝐍𝐃𝐄 𝐌𝐎Ç𝐀𝐌𝐁𝐈𝐐𝐔𝐄 𝐂𝐎𝐌𝐄Ç𝐀

12/10/2025

feliz dia dos professores

Endereço

Zumbu
Tete

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Governo do Distrito de Zumbo publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram