17/11/2025
```GAZA APRESENTA PORTFÓLIO DE POTENCIALIDADES À REPÚBLICA DA INDONÉSIA```
*EMBAIXADOR DO PAÍS ASIÁTICO MOSTRA INTERESSE EM REFORÇAR COOPERAÇÃO CULTURAL E ECONÔMICA COM A PROVÍNCIA MOÇAMBICANA*
O interesse foi apresentado durante um jantar de gala organizado pela embaixada da Indonésia em Moçambique, que teve lugar na cidade de Xai-Xai. Um evento que serviu para cruzar culturas e fortalecer laços de amizade entre os dois povos.
Kartika Candra Negara, chefe da diplomacia indonésia em Moçambique, revelou que o país pretende explorar novas áreas e vê na província de Gaza um local com grande margem para o desenvolvimento de diferentes pacotes de investimento, com mais atenção para os sectores do turismo, pesqueiro e agrícola.
Por sua vez Margarida Sebastião Mapandzene Chongo, Governadora de Gaza, afirmou que o interesse demonstrado por Negara é reflexo do vasto e diversificado portfólio de potencialidades existente na província, uma riqueza caracterizada por terra arável para actividade agrícola com a grande vantagem em termos de facilidade de irrigação, em virtude da presença de recursos hídricos nomeadamente rios, lagoas e represas.
Para além da componente de exploração agrícola, a chefe do executivo de Gaza destacou o capital faunístico e florestal que pode ser aproveitado para actividade turística, por sinal uma área que apresenta enorme potencial na zona costeira, com uma extensão de cerca de 150 quilómetros.
Assim, Chongo e Negara posicionam-se para liderar a execução de uma importante carteira de projectos, esta que promete ser de grande valia no crescimento econômico das duas unidades territoriais.
* *
* *
* *
* *
🇲🇿 ```50 Anos Consolidando a Unidade Nacional, a Paz e o Desenvolvimento Sustentável```
⏩ *COMUNICAÇÃO E IMAGEM*