Diário Paleo, Primal, Low Carb e de Jejum Intermitente

Diário Paleo, Primal, Low Carb e de Jejum Intermitente Idéias, resultados, receitas e o dia a dia do estilo de vida ancestral: Paleo, Primal, Low carb e J

Idéias, conhecimento, receitas e o dia a dia de uma vida Paleo / Primal, low carb e com jejum intermitente

Se você está com mais de 40 anos e sua barriga está crescendo apesar de estar fazendo tudo “certo”, pode ser que não sej...
08/04/2026

Se você está com mais de 40 anos e sua barriga está crescendo apesar de estar fazendo tudo “certo”, pode ser que não seja um problema disciplinar ou de comer demais. Há fatores fisiológicos, com alterações fisiológicas e hormonais que estão acontecendo no seu corpo e estão induzindo esses sintomas pois são fatores que alteram a forma como distribuímos gordura no nosso corpo. Não é só uma coisa mas um conjunto de fatores.

Um dos fatores principais associados à esse acúmulo de gordura é a queda de estrogênio. O estrogênio afeta aonde você armazena gordura. A medida que os níveis caem na pre-menopausa, a distribuição de gordura muda do seu quadril e perna para seu abdômen (PMID 34285301)

A elevação de cortisol também afeta esse equilíbrio. O cortisol pode aumentar na pre-menopausa, o que leva a mais resistência à insulina. Com mais resistência à insulina as suas células já não respondem tão bem à ela, seu corpo tem dificuldade em acessar suas reservas de gordura e tem uma tendência maior ao armazenamento.

A perda de massa magra também contribui. Perdemos de 3 a 8% de massa magra por década depois dos 30 anos de idade. A não ser que você esteja trabalhando ativamente na manutenção da sua massa magra, isso vai acontecer. Com menos músculo, você tem uma taxa metabólica mais baixa e piora sua regulação glicêmica.

E a falta de sono?? Sono interrompido aumenta cortisol, aumenta hormônios associados à fome e prejudica a sua capacidade de regular a glicemia. Estudos mostram que pessoas que dormem mal queimam menos gordura e mais músculo (PMID 20921542 e 28966736).

O que faz a diferença??

✔️Treino de força e musculação para manutenção e ganho de massa magra
✔️Regulação hormonal
✔️Ingestão adequada de proteína
✔️Priorizar qualidade de sono e recuperação do sistema nervoso
✔️Sessões curtas e intensas de HIIT de 1 a 3 vezes na semana
✔️Ter ferramentas para administrar o seu nível de estresse

A boa notícia é que quando você começar a regular esses fatores, seu corpo volta a responder de maneira positiva.

A minha barriga tentou crescer aos 48. Mas eu cheguei a tempo e não deixei! 😝

Quer ajuda?? Fale comigo!

Os efeitos do exercício físico vão MUITO além da estética. Vem sendo cada vez mais comprovado o impacto que o exercício ...
07/04/2026

Os efeitos do exercício físico vão MUITO além da estética. Vem sendo cada vez mais comprovado o impacto que o exercício tem sobre a nossa saúde, com diversos recentes estudos comprovando sua atuação direta na nossa imunidade, cura de doenças físicas e cerebrais, além do impacto a nível emocional.

Um estudo recente mostra que 6 meses de HIIT (treinamento intervalado em alta intensidade) pode aumentar a memória em adultos, com os benefícios a nível cerebral durando até 5 anos.

Os participantes tiveram aumento no BDNF e níveis de cortisol associados com melhora na habilidade de aprender. Também tiveram melhora na conectividade cerebral, melhorando a retenção da memória e a função cognitiva.

O HIIT preservou o volume do hipocampo, prevenindo a redução que ocorre com a idade. Exercícios de intensidades baixa e moderada não mostraram o mesmo efeito.

Para um treino ser considerado HIIT, você deve atingir ALTAS intensidades chegando a uma % elevada da sua frequência cardíaca, acima de 80% da frequência máxima. Um HIIT bem feito não precisa ser longo. Pelo contrário, os intervalos curtos (max 2 min) são mais intensos porque você consegue manter um esforço maior. E o ideal é que descanse o suficiente para replicar esse mesmo esforço nos outros intervalos. Se o descanso for muito rápido você não vai conseguir chegar em intensidades realmente altas para ter benefícios.

Mas esse tipo de treino não deve ser feito diariamente. De 2 a 3 vezes na semana já é suficiente.

Estudo: PMID 39012673

Eu treino em jejum diariamente. Faço isso já há 18 anos e me adaptei muito bem. Tomo só café preto, na maioria dos dias....
06/04/2026

Eu treino em jejum diariamente. Faço isso já há 18 anos e me adaptei muito bem. Tomo só café preto, na maioria dos dias. E independente do treino. Já tenho 50 anos de idade. Nunca perdi músculo por treinar em jejum.

Treino em jejum pois treino cedo e não sinto fome de manhã. E me sinto melhor e mais disposta sem comer nada.

Se algum dia for comer antes do treino, só se for pouco ou se for pelo menos 2 horas antes do treino. No caso; se eu não treinasse de manhã.

Se você come muito antes de treinar, na maioria das vezes, sua performance não será tão boa. Ainda estará digerindo o que comeu e seu corpo, que estará trabalhando na digestão do que você comeu, não vai responder tão bem.

Se for comer algo, que seja algo de absorção rápida e que já vai ter sido digerido antes do seu treino começar, como whey e MCT.

Na verdade, você NÃO precisa ter nada NA BARRIGA pra treinar... precisa de substratos no sangue e nos músculos.

O treino de hj é feito com o que vc comeu ontem. Esse é o meu pre-treino: o que eu comi ONTEM!

Se você não consegue treinar em jejum, sem problemas, ninguém é obrigado a isso. Mas tenta comer algo de rápida absorção e de preferência pouco, e avalie como se sente.

Alguns especialistas não são a favor do treino em jejum completo para mulheres. Segundo a Dr Stacy Sims, mulheres deveriam ingerir pelo menos 15g de proteína antes do treino de manhã, ao invés de treinar em jejum, porque isso sinaliza ao hipotalamo que temos nutrientes entrando, aminoácidos circulando, e isso vai melhorar a performance no treino e a resposta pós-treino será otimizada.
Eu já testei e sinceramente, não senti diferença alguma então continuo treinando em jejum. Mas cada um é cada um. Talvez seja uma dica que funcione para você.

Mas foi uma versão saudável, com ingredientes limpos, sem açúcar, sem glúten….se você se empanturrou de junk hoje foi po...
05/04/2026

Mas foi uma versão saudável, com ingredientes limpos, sem açúcar, sem glúten….se você se empanturrou de junk hoje foi porque você quis porque hoje em dia temos versões saudáveis e igualmente gostosas.

Quem não controla a comida que come não controla nada na vida. Você vive a mercê do que acontece ao seu redor e não do que você realmente escolhe.

Agora se está conscientemente escolhendo o que pode prejudicar sua saúde, a prerrogativa é sua. Quem sou eu para dizer o contrário?! Sou responsável pelas minhas próprias escolhas e espero conseguir te mostrar como é possível fazer escolhas melhores.

Não se sinta na obrigação de seguir o que os outros estão fazendo. De comer o junk porque todo mundo faz.

Não é sinal de saúde estar bem ajustado a uma sociedade profundamente doente.

01/04/2026

GLP1 é um hormônio que regula sua fome. Ele é produzido naturalmente no intestino e sinaliza saciedade no cérebro. Existe uma bactéria específ**a que é responsável pela produção de GLP1.

Você quer mais dessa bactéria? Então veja o que fazer. E o que não fazer também, que pode diminuir a quantidade dessa bactéria no seu intestino.

30/03/2026

Esse pudim de ricota é curinga na minha alimentação cetogenica. F**a super proteico, low carb e é super fácil de fazer.

Anota aí:

-2 a 3 fatias grandes de ricota (eu uso de búfala)
-1/2 xic de água (pode ser leite vegetal também, como de coco ou de amêndoas. Sem açúcar, claro!)
-1/2 pacote de gelatina sem sabor hidratada com pouquinha água quente
-2 scoop de whey da sua preferência. Usei o da porque só consumo whey de qualidade superior e esse é the best! (Cupom: TERAPEUTADIVAOSORIO)

Bate tudo no liquidif**ador e leva na geladeira até endurecer.

Por que usei água? Queria menos calorias na receita. Mas com leite vegetal f**a ainda mais gostoso.

Faz aí e me conta! 😊

29/03/2026

O GLP1 ajuda a controlar a fome. E tem como elevar GLP1 de maneira natural, sabia??

Vou te passar 3 alimentos que ajudam a elevar GLP1 de maneira natural. E te digo: funciona e é provado!

Referências de estudos:
-The Positive Effects of Yerba Maté (Ilex paraguariensis) in Obesity PMID 25621503
-The Incretin Effect of Yerba Maté (Ilex paraguariensis) Is Partially Dependent on Gut-Mediated Metabolism of Ferulic Acid, Bikman ET al, 2025
-Mate tea (Ilex paraguariensis) promotes satiety and body weight, Hussein ET al, 2011
-The Metabolic and Endocrine Effects of a 12-Week Allulose-Rich Diet PMID 38931176
-Gut-derived GLP-1 released by rare sugar D-allulose cooperates with insulin to activate left-sided vagal afferents and enhance insulin sensitivity
-Allulose for the attenuation of postprandial blood glucose levels in healthy humans: A systematic review and meta-analysis

28/03/2026

Tome o controle sobre a sua vida e a sua saúde! Tem coisas que não são negociáveis. Treino é uma delas.

Chegue em um ponto que seu corpo precisa do exercício. Ele sente falta e pede. Você não precisa de alarme nem lembrete. Só levantar e ir no automático. E vai chegar a hora que seu dia mais difícil é o dia de descanso 💪🏻.

27/03/2026

Muitas pessoas ainda consideram que tudo está nas calorias. Calorias importam mas elas não são iguais. Claro que 1000 calorias de salmão não são iguais a 1000 calorias de sorvete.
Os efeitos na sua fisiologia, no estímulo de diferentes hormônios e na fome e saciedade são completamente diferentes.

Vou falar sobre isso a fundo no ultimo episódio do meu podcast. E também sobre os diferentes tipos de fome.

O link está na BIO.
Te espero lá! 🤗

26/03/2026

Esse cheesecake f**a uma delícia! Tem a consistência um pouco mais leve do que um cheesecake tradicional. Você pode fazer com Cream cheese mas prefiro opções menos processadas por isso não usei.
Fiz com Whey de morango mas pode ser qualquer sabor que você preferir.

Eu uso o whey da Housewhey, que é super limpo, tem poucos ingredientes e os que tem são perfeitos e verdadeiramente saudáveis.

📍Compra pelo site deles Housewhey.com.br e use meu cupom TERAPEUTADIVAOSORIO para ganhar 10% de desconto.

Uma opção de sobremesa super proteica e low Carb / Keto.

Faz e me conta!😊

Oleaginosas são maravilhosas! Amêndoas, macadamias, baru, avelã, nozes, castanha do Pará, castanha de caju...difícil esc...
25/03/2026

Oleaginosas são maravilhosas! Amêndoas, macadamias, baru, avelã, nozes, castanha do Pará, castanha de caju...difícil escolher uma preferida.

Porém....essas maravilhas podem ser mal toleradas por muitas pessoas. Você já passou mal depois de comer castanhas? É bem comum.

Por que? Porque elas tem anti-nutrientes e toxinas que dificultam a digestão e podem atrapalhar a sua absorção de nutrientes.

Deixar as oleaginosas de molho ou fermentando ajuda a neutralizar anti-nutrientes e inibidores enzimáticos que podem atrapalhar a digestão das mesmas. Assim garantimos um alimento ainda mais nutritivo!

Costumo deixar as minhas de molho em soro de kefir, água e sal. Ou então só água com sal mesmo. Eu uso 1 porção de água para 1/4 da porção de soro de kefir e 1 colher de sobremesa de sal. E deixo de molho por no mínimo 8 horas. Amêndoas e castanha do pará, deixo por 24 horas.

Depois, lavo em água corrente, torro no forno e deixo em um vidro guardado na geladeira para consumo.

E amendoim?? Amendoim não é oleaginosa, é leguminosa. E tem potencial inflamatório bem mais elevado do que as outras. Eu, não consumo, salvo em raras ocasiões. Mas pode também ser deixado de molho dessa forma. .

E o trabalho em fazer isso?

Melhor se dar ao trabalho e consumir sem problemas, concorda?!

Novo estudo randomizado duplo cego (de 2025) demonstrou que somente 750mg de Ômega 3 por dia (500mg EPA 250 DHA) melhoro...
13/03/2026

Novo estudo randomizado duplo cego (de 2025) demonstrou que somente 750mg de Ômega 3 por dia (500mg EPA 250 DHA) melhorou estresse, qualidade de sono, depressão e memória.

O Omega 3 também tem ação anti-inflamatória até para contrabalancear a proporção de Ômega 6 na nossa alimentação, que acaba excedendo o limite saudável.

Eu gosto muito de obter Omega 3 da alimentação. Peixes gordurosos são excelente fonte, especialmente sardinhas.
Só para te dar uma ideia:

Em 100 g de sardinha fresca aproximadamente:
• EPA: ~ 500 a 700 mg
• DHA: ~ 700 a 1.000 mg

✅ Total EPA + DHA: cerca de 1,2 a 1,7 g

Sardinha enlatada (em água ou azeite)

Em 100 g:
• EPA: ~ 400 a 600 mg
• DHA: ~ 600 a 900 mg

✅ Total EPA + DHA: cerca de 1g a 1.5g

Se for comprar Omega 3, tem que ser de marca boa!

Outro ponto importante:
O Omega 3 pode ser facilmente oxidado e é melhor guardar na geladeira.

Estou gostando muito da marca Housewhey, que tem um Omega 3 testado com selo internacional de qualidade Meg 3 e certif**ado de isenção de metais pesados.

Compre com meu cupom:
TERAPEUTADIVAOSORIO

Address

Istanbul

Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Diário Paleo, Primal, Low Carb e de Jejum Intermitente posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Practice

Send a message to Diário Paleo, Primal, Low Carb e de Jejum Intermitente:

Featured

Share