07/04/2021
🍇A alimentação é uma atividade de vida diária (AVD), e por isso é também foco das intervenções da terapia ocupacional.
🍎A cada dia é maior o número de familias que procuram apoio e orientação para auxiliar crianças com quadros de dificuldade ou seletividade alimentar ( que são condições diferentes)!!!
🍌Em ambos os casos percebemos que o ato de se alimentar tem gerado experiências muito negativas para a criança, que vê este momento como repleto de tensão, medo, frustração e outros sentimentos negativos.
🥦Ao contrário do que muitos pensam, comer não é algo que se nasce sabendo. Mas é sim uma tarefa aprendida ao longo do tempo e que necessita habilidade, conforto e motivação além da fome.
🌽E como nós sabemos, é brincando qie as crianças aprendem. E brincando com a comida, oferecemos uma oportunidade de ressignificar esta atividade, desenvolvendo mais interesse, curiosidade e prazer para depois generalizar essa ação para o cotidiano.
Brincando, os pequenos têm a experiência de explorar pelos sentidos ( tato, olfato, visão, paladar e propriocepçao) as propriedades dos alimentos e diminuir a aversão apresentada aos mesmos.
E aí, vc deixa seu filho brincar com comida?