08/11/2022
Quanto tempo você gasta observando outras pessoas vivendo suas vidas?
Tirar um tempo pra si não é ficar sozinho em casa enquanto conversa por mensagens no celular nem tomar um café enquanto vê todos os stories dos seus amigos.
Dar um tempo pra si é aproveitar o momento com seu próprio eu.
Aprender algo novo, ler um livro ou ficar absorto em seus próprios pensamentos.
Tiramos um momento para relaxar, mas nunca descansamos de fatos, porque estamos sempre observando a agitação das vidas sendo vividas e mostradas, resolvendo problemas por WhatsApp ou pensando no que devemos realizar amanhã.
Esses dias, fui a uma cafeteria, e enquanto bebia meu café, olhando para o nada, tive esse estalo mental. Pensei sobre o quanto perdemos conosco ao usar cada minuto para estarmos ligados em tudo. E eu não teria pensado isso se estivesse checando o conteúdo digital de alguém.
Certa vez, li que usamos muito tempo asistindo filmes, séries, pessoas cozinhando ou dançando e consumindo qualquer conteúdo de alguém que está produzindo algo, enquanto nós mesmos, vidrados na produção alheia, e não produzimos nada.
Não que seja inútil ver o que o outro produz; é através do que vemos que nos inspiramos, nos divertimos e nos tornamos mais cultos, mas quando só fazemos isso, corremos o risco de passar a vida sem nunca produzir nada, apenas admirando o que os outros conseguem fazer.
Você pode criar algo. Um texto, um desenho torto, uma calça customizada, um bolo de pote.
Você também pode se sentir como o detentor da produção se conseguir usar um pouco do seu tempo em bebefício do próprio fazer.
Esse texto aqui, ainda que não seja lido, nem curtido e nem seja grandes coisas, foi produzido por mim, enquanto usava meu tempo comigo mesma.
Se eu tivesse naquela cafeteria apenas rolando o feed, poderia ser mais um dia admirando e parabenizando o realizar dos outros, enquanto o que posso fazer torna-se empoeirado no campo das ideias esquecidas.