16/02/2024
with .repost
・・・
Repost from
•
O laser é o recurso que apresenta os melhores resultados tanto na prevenção como no tratamento da mucosite oral decorrente do tratamento oncológico.
A mucosite oral é uma inflamação que frequentemente evolui para úlceras e podem causar dor, dificuldade para se alimentar e falar, aumentar o risco de infecções locais e sistêmicas e, em alguns casos, a interrupção do tratamento do câncer.
A fotobiomodulação é uma técnica que utiliza o laser de baixa potência para estimular a cicatrização e modular a inflamação. O laser aumenta a produção de energia celular, a capacidade antioxidante, a resposta imunológica da região, trazendo alívio da dor e conforto do paciente.
Outra técnica recomendada é a terapia fotodinâmica (PDT) que associa o laser a um agente fotossensível, promovendo a geração de espécies reativas de oxigênio dentro dos microrganismos, com alta eficácia na eliminação de fungos, vírus e bactérias. Estas infecções são frequentes na cavidade oral destes pacientes devido a redução da imunidade causada pelas terapias antineoplásicas.
A vasta literatura científ**a tem mostrado que o uso do laser de baixa potência pode prevenir ou diminuir a severidade da mucosite oral em pacientes oncológicos, melhorando a qualidade de vida e a adesão do paciente ao tratamento.
A aplicação do laser é indolor e segura para adultos e crianças, e sempre realizada por um profissional capacitado.