18/10/2022
"Curar quando possível; aliviar quando necessário; consolar sempre." Hipócrates
Não foi na infância que escolhi me tornar médica. Só no ano do vestibular que finquei o pé na decisão. No colégio eu me dava bem em física e matemática, então achava que isso faria de mim uma boa engenheira. Mas aí pesquisando nas feiras de profissões e conversando com pessoas já formadas, percebi que gostava mesmo é de lidar com gente!
Esse caminho foi menos confortável do que eu pensava, porque lidar com gente é abraçar as incertezas, é fazer o melhor sem saber se o resultado vai ser exatamente como esperado, é prestar atenção nos detalhezinhos para tratar cada um de forma individual ao invés de colocar todo mundo na mesma caixa. Aí que entra a arte da coisa, diferente de estudar matemática e física no ensino médio.
Pensando bem, esse desconforto faz parte do amadurecimento qualquer pessoa, mas sou grata por ter trilhado esse caminho na medicina. A recompensa sempre veio, em forma de sorrisos, realização e provisão pra mim e para a minha família.
Nesse dia do médico, desejo aos meus colegas que a gente continue fazendo a diferença na vida dos nossos pacientes, sem nunca perder o brilho nos olhos🤩