Nathalia Ferraz - Medicina de Família e Comunidade

  • Home
  • Nathalia Ferraz - Medicina de Família e Comunidade

Nathalia Ferraz - Medicina de Família e Comunidade Contact information, map and directions, contact form, opening hours, services, ratings, photos, videos and announcements from Nathalia Ferraz - Medicina de Família e Comunidade, Medical and health, .

"Curar quando possível; aliviar quando necessário; consolar sempre." HipócratesNão foi na infância que escolhi me tornar...
18/10/2022

"Curar quando possível; aliviar quando necessário; consolar sempre." Hipócrates

Não foi na infância que escolhi me tornar médica. Só no ano do vestibular que finquei o pé na decisão. No colégio eu me dava bem em física e matemática, então achava que isso faria de mim uma boa engenheira. Mas aí pesquisando nas feiras de profissões e conversando com pessoas já formadas, percebi que gostava mesmo é de lidar com gente!

Esse caminho foi menos confortável do que eu pensava, porque lidar com gente é abraçar as incertezas, é fazer o melhor sem saber se o resultado vai ser exatamente como esperado, é prestar atenção nos detalhezinhos para tratar cada um de forma individual ao invés de colocar todo mundo na mesma caixa. Aí que entra a arte da coisa, diferente de estudar matemática e física no ensino médio.

Pensando bem, esse desconforto faz parte do amadurecimento qualquer pessoa, mas sou grata por ter trilhado esse caminho na medicina. A recompensa sempre veio, em forma de sorrisos, realização e provisão pra mim e para a minha família.

Nesse dia do médico, desejo aos meus colegas que a gente continue fazendo a diferença na vida dos nossos pacientes, sem nunca perder o brilho nos olhos🤩

Você já sabe que praticar atividade é importante para a saúde. O que não te contaram é que o movimento do dia-a-dia, ind...
08/03/2022

Você já sabe que praticar atividade é importante para a saúde. O que não te contaram é que o movimento do dia-a-dia, independente do índice de massa corporal (IMC) e do quanto a pessoa se exercita, contribui para a redução da incidência e da mortalidade por doenças cardiovasculares!

Sedentarismo

Embora seja confundido com a mera falta de atividade física programada, o termo “sedentarismo” na verdade designa o comportamento de quem passa muito tempo sentado, em atividades com pouco gasto de energia (assistindo TV, olhando no celular, trabalhando em home office...). Com a evolução da tecnologia que facilitou os transportes, reduziu a necessidade de trabalho braçal e trouxe opções de lazer em que ficamos parados, surgiu uma verdadeira epidemia de imobilismo que só se intensificou com a pandemia.

Quais as implicações?

Períodos prolongados na posição sentada fazem aumentar a glicemia após as refeições, os níveis de triglicerídeos, lipídeos e a pressão arterial, influenciando o desenvolvimento de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.

Além disso prejudicam a saúde mental aumentando os riscos de depressão e ansiedade, provavelmente por alterarem a produção de serotonina e diminuição do triptofano.

Como melhorar?

🚶‍♀️ aumente a mobilidade do dia-a-dia, aumentando as distâncias caminhadas, subida de escadas e, até “dificultando” situações em que as coisas estão à mão.
🚶‍♀️ Faça pausas nos períodos em que precisa ficar sentada (não precisa fazer exercício nessas pausas, basta se levantar, caminhar alguns passos, fazer um alongamento).
🚶‍♀️ Aproveite momentos de lazer para se movimentar: brincar com os filhos e fazer um passeio podem ser opções.

Gostou do conteúdo? Salva para lembrar depois!

Coma mais!
08/03/2022

Coma mais!

Conta a parábola indiana que chegou à vila um elefante e ninguém no local conhecia o animal. Então seis homens cegos que...
17/01/2022

Conta a parábola indiana que chegou à vila um elefante e ninguém no local conhecia o animal. Então seis homens cegos que eram moradores locais se propuseram a examinar meticulosamente cada parte da criatura recém-chegada para definir o que seria um "elefante" e conforme sua percepção, cada um foi tirando suas conclusões.

"É uma corda!" disse aquele que manuseou a cauda do bicho.
Já o outro, percebendo a largura e dureza da perna e da pata logo afirmou: "é uma árvore!"

E assim, cada um foi tirando suas conclusões: aquele que palpou o tronco, achou que se tratava de uma parede, o outro, sentiu a ponta da garra e acreditou ser uma lança, outro ao abanar as orelhas achava que era um tapete e por fim aquele que palpou a tromba acreditava que o bicho era uma grande cobra.

Nenhum deles estava de todo errado, afinal cada um se dedicou a descrever da melhor forma a criatura, e de fato ela tinha todas essas características. Porém, nenhuma descrição isolada seria capaz de definir o que é um elefante!

Na medicina, muitas vezes temos várias especilidades sondando o paciente (nosso "elefante") em várias perspectivas, todas elas corretas e acuradas, porém a soma dessas visões não permite enxergar o todo. Para isso existe a medicina de família e comunidade! Somos especializados em entender cada pessoa com suas particularidades, trazendo para sua realidade as boas evidências e fazendo todo o meio de campo com os demais especialistas e profissionais.

Se você, mesmo estando bem assessorada, já sentiu dificuldades em compreender ou gerenciar sua saúde, pode ser esse o motivo! Envie um direct e podemos conversar a respeito.

Sim, a mudança no tempo de isolamento para quem está com C0v*d foi anunciada na semana passada, mas na prática é possíve...
17/01/2022

Sim, a mudança no tempo de isolamento para quem está com C0v*d foi anunciada na semana passada, mas na prática é possível que não mude muita coisa se as orientações forem seguidas à risca!

#

Com uma certa frequência as pessoas (normalmente mulheres) começam suas consultas e gastam um bom tempo falando de como ...
21/10/2021

Com uma certa frequência as pessoas (normalmente mulheres) começam suas consultas e gastam um bom tempo falando de como elas cuidam de outras pessoas antes de trazer suas próprias queixas.

Falam dos pais que estão ficando idosos e precisam ser acompanhados em seus compromissos médicos, falam da preocupação com o futuro dos filhos e da data da vacinação que não podem esquecer...

Quando isso acontece tenho que perguntar: "mas é aí ... quem cuida de você?" O efeito é interessante porque aí surge uma ambivalência. É como se a ideia de se priorizar, de garantir seu próprio bem-estar, mesmo que por curtos períodos de tempo, seja uma forma de egoísmo.

E não é.

Cuidar-se nos diferentes aspectos da vida é uma demonstração de amor para com o outro, é uma forma de permanecer fluindo e se renovando.

Para deixar bem claro: não estou fazendo uma exaltação ao individualismo. Acontece que um caminho de resignação pode até começar bem, mas com o passar do tempo passamos a tratar as pessoas como tratamos a nós mesmos. "Ama teu próximo como a ti mesmo. " Mt 22:39, lembra?

Assim, manter nosso bem-estar (físico, psíquico, emocional) em dia é quase uma responsabilidade se queremos fazer o melhor servindo àqueles que amamos.

Seja gentil com você mesma, você merece e faz bem a todos ❤️

Marca aqui alguém que precisa ler esse texto!

Prevenção tem vários níveis, o rastreamento com exames é só um deles!   #
17/10/2021

Prevenção tem vários níveis, o rastreamento com exames é só um deles!

#

Essa semana eu estava recolhendo as roupas do varal quando apareceu uma joaninha ali pelo meio. Mas era tão bonitinha, d...
12/10/2021

Essa semana eu estava recolhendo as roupas do varal quando apareceu uma joaninha ali pelo meio. Mas era tão bonitinha, dessas com bolinhas coloridas, que eu resolvi mostrar para a Nina.

Primeiro ela ficou meio desconfiada com o bichinho se movimentando, mas depois achou graça, ficava tentando pegar, até que por fim deixamos ela no chão para encontrar seu caminho. O problema é que ela achou o caminho direto para uma teia e, de fato, apareceu uma pequena ar**ha de jardim para atacá-la, e aí fizemos uma operação de salvamento para que ela pudesse ficar caminhando por mais umas horinhas e passamos um bom tempo nessa contemplação.

Fiquei pensando comigo como o olhar das crianças se voltam para coisas que passariam batidas. Também fiquei pensando que, se Deus coloca beleza em coisa tão pequenas como.... insetos (!), quanto mais na nossa vida diária, nas nossas tarefas rotineiras, naquilo que ninguém está vendo para aplaudir!

Uma das chaves para uma vida mais leve é saber apreciar, contemplar e isso as crianças fabem muito bem.

E você, onde foi que viu beleza hoje?

Comenta aqui!

É possível estimular a nossa própria produção de serotonina com algumas atitudes. Arrasta para o lado para saber quais s...
05/10/2021

É possível estimular a nossa própria produção de serotonina com algumas atitudes.

Arrasta para o lado para saber quais são!

Estamos amadurecendo banana no forno. Dia desses eu fui fazer a receita de um bolo que levava bananas. As que eu tinha e...
05/10/2021

Estamos amadurecendo banana no forno. Dia desses eu fui fazer a receita de um bolo que levava bananas. As que eu tinha em casa não estavam bem maduras então corri no google para saber que atalhos eu poderia tomar (ou hacks, como dizem os jovens). Acabei vendo um técnica lá de colocar no forno, executei e por fim cumpriu o propósito do bolo, mas ficou aquela impressão de que poderia ser ainda melhor se as bananas estivessem, de fato, maduras.

Outro dia, eu estava me perguntando quando é que a Nina ia dormir a noite toda e no berço dela. Tentei repassar se eu deveria melhorar a rotina, se talvez não devesse tentar alguma técnica de "treinamento do sono" mas lemebrei das tentativas que fiz antes e por fim resolvi apenas desencanar. Na mesma semana quando chegou de noite ela foi me puxando até o berço na hora de dormir, pediu que eu fizesse carinho e dormiu, passou boa parte da noite lá. Fiquei chocada, de como sem fazer nada "a mais" isso simplesmente aconteceu.

O que eu quero dizer com esses dois exemplos? Amadurecimento (das bananas, dos nossos filhos e de nós mesmas), pode ser favorecido por alguns fatores, mas o tempo é um ingrediente fundamental. Podemos tentar apressar alguns processos, tentar usar hacks, mas o resultado vai ter aquele gostinho de "podia ser mais".

Ultimamente tenho aprendido a ter paciência nos meus processos, e empatia com os processos das outras pessoas, afinal esses ciclos de aprendizado só se fecham para abrir outros novos.

E você? Consegue respeitar o tempo de cada processo?🤱

Comenta aqui!

Achou que eu ia falar de água com limão, né? Se por um lado podemos passar alguns dias sem comer e algum tempo sem beber...
01/10/2021

Achou que eu ia falar de água com limão, né?

Se por um lado podemos passar alguns dias sem comer e algum tempo sem beber água, dificilmente passaremos mais de alguns segundos sem pensar, certo? Aí a importância de avaliar o que sentimos 🐮 e no que pensamos.

Alguns hábitos que podem te ajudar a identificar pensamentos tóxicos (e se livrar deles):

🍋 Antes de começar a correria do dia, tire um tempo para reflexão, pode até começar com respiração profunda e em seguida fazer algum tipo de meditação ou oração.
🍋 Identifique (se precisar, anote) os pensamentos que não contribuem para o seu momento atual, tente entender de que maneira eles chegaram aí.
🍋 Nosso pensamento não trabalha com o vazio, é como se eu disse a você "Não pense na casa amarela" (Há!), crie afirmações que substituam aquelas indesejadas e passe um tempo pensando nisso e como tomar ações práticas.

BÔNUS:

🍋 Preste atenção no que você fala: de uma infinidade de palavras do vocabulário que conhecemos, é um conjunto pequeno que usamos para nos expressar no dia-a-dia. Normalmente nosso conjunto de palavras úteis se relaciona com as nossas experiências e com aquilo que nos desperta interesse. Assim identificamos o que tem sido mais relevante no nosso mundo. Por outro lado, nossas palavras também influenciam nossas ações, se não de forma direta, elas criam a moldura de como vamos vivenciar nossas experiências futuras!

⚠️Obs: alguns padrões às vezes estão tão intrincados que precisamos de ajuda para processá-los, se esse for o caso, procure ajuda! Psicoterapia é uma excelente ferramenta!

Gestão das emoções está em alta, então por onde começar? Arrasta pro lado!    💛
22/09/2021

Gestão das emoções está em alta, então por onde começar? Arrasta pro lado!

💛

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Nathalia Ferraz - Medicina de Família e Comunidade posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Practice

Send a message to Nathalia Ferraz - Medicina de Família e Comunidade:

  • Want your practice to be the top-listed Clinic?

Share

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram