Joana Almeida - Fisioterapia, Osteopatia e Pilates

  • Home
  • Joana Almeida - Fisioterapia, Osteopatia e Pilates

Joana Almeida - Fisioterapia, Osteopatia e Pilates Fisioterapia
Pilates
Osteopatia

Sigam a nova página ;)
01/05/2022

Sigam a nova página ;)

O nosso espaço está pronto para vos receber ☺️
Faltam 2 dias ✨

Sigam a nova página FisioSpark para saberem todas as novidades e receberem novo conteúdo. ;)Em breve esta página será de...
25/04/2022

Sigam a nova página FisioSpark para saberem todas as novidades e receberem novo conteúdo. ;)

Em breve esta página será desactivada. Obrigada.

12 anos de experiência clínica a cuidar da sua saúde 😊 Muito em breve iremos abrir portas, fique atenta(o) ✨

🇵🇹

Amigos, venho aqui anunciar que muito em breve irei abrir o meu próprio espaço, onde serão realizados todos os atendimen...
24/04/2022

Amigos, venho aqui anunciar que muito em breve irei abrir o meu próprio espaço, onde serão realizados todos os atendimentos de Fisioterapia, Pilates e Osteopatia.

Já podem visitar a nova página da FisioSpark! Peço-vos que adicionem a página e partilhem com os vossos amigos.

Porque é que de repente me dá uma dor?Cada dor tem de ser avaliada, nem sempre podemos chegar a uma razão intuitivamente...
17/11/2021

Porque é que de repente me dá uma dor?
Cada dor tem de ser avaliada, nem sempre podemos chegar a uma razão intuitivamente.

Hoje falo de dores que aparecem por alguma situação especial que ocasionalmente acontece ou por hábitos mais repetitivos. Em ambos os casos a dor pode surgir de repente, e podem ser de fácil resolução.

Uma das coisas mais importantes é não deixar a dor permanecer muito tempo. Quanto mais rapidamente atuarmos, mais facilmente a dor desaparece, podendo por vezes ser necessária apenas 1 sessão.

Felizmente a população cada vez está mais à vontade para ir ao fisioterapeuta, sendo cada vez mais recorrente.

E vocês, já precisaram de ir ao fisioterapeuta? É algo que ainda vos inibe ou vão sem medo? :)

Cuidar do nosso corpo é muito mais do que tratar do físico! E não me refiro apenas ao exercício físico, como sendo 'trat...
10/11/2021

Cuidar do nosso corpo é muito mais do que tratar do físico! E não me refiro apenas ao exercício físico, como sendo 'tratar do corpo'.

Num dos últimos posts mostro-vos algumas sugestões de formas de cuidar do corpo, relativas ao sono, alimentação e outros hábitos que são assumidos como sendo saudáveis.

Estes hábitos podem ter efeitos desde ao nível celular até ao nosso aspecto físico. E quando existem estas alterações, elas reflectem-se no nosso bem-estar. Na nossa relação com o corpo e com a nossa pessoa. Podemos notar diferenças na nossa auto estima e uma sensação de positividade mais acentuada.

Obviamente existem muitos factores que podem afectar o nosso mundo emocional, mas hoje sabemos que tratar o corpo físico já é um componente importante para o reforçar.

Algumas das mudanças que podes sentir:
⚡Sentes-te mais feliz e confiante;
⚡Dás mais valor ao teu corpo e tudo o que pode fazer por ti
⚡Sentes-te relaxada(o) e mais leve
⚡Sentes mais capacidade de ser produtiva(o)
⚡Sentes-te mais motivada(o) e ficas optimista
Isto são apenas alguns dos benefícios relatados por muitas pessoas.

Eu posso dizer que simplesmente o facto de lavar o rosto e colocar cremes de manhã, dá-me logo uma sensação diferente, de estar mais energética e pronta para o novo dia ☺️ E tudo o que de novo trago para os meus hábitos, faz-me sentir mais auto confiante por entender que eu consigo criar essas mudanças.

Já experimentaste mudar alguns hábitos na tua vida? O que é que te fizeram sentir?

Uma das mudanças do corpo na gravidez sobre a qual várias mães se questionam é a mudança do tamanho dos pés.Uma das horm...
20/06/2021

Uma das mudanças do corpo na gravidez sobre a qual várias mães se questionam é a mudança do tamanho dos pés.

Uma das hormonas com maior relevância no processo da gravidez é a relaxina, cujo objetivo é o de relaxar os ligamentos da pélvis, para que esta alargue e permita a passagem do bebé.

A presença desta hormona tem, no entanto, efeito em todo o corpo.
O pé é uma estrutura complexa, que ao ter os seus ligamentos relaxados (chamamos de frouxidão ligamentar) torna-se mais largo e mais comprido.

Adicionalmente, com o aumento do tamanho da barriga e aumento das curvaturas da coluna (que expliquei há uns posts atrás e vou deixar de novo nos stories) existe alteração do centro de gravidade da mulher, o que se torna um desafio na manutenção do equilíbrio. Sendo o pé tão importante para este equilíbrio, o facto estar com um tamanho maior, gera maior estabilidade no corpo na posição de pé, o que facilita este equilíbrio.

Por fim, é muito comum o edema dos membros inferiores na grávida, já que o aumento da barriga causa maior pressão nos vasos sanguíneos e linfáticos, que têm o seu funcionamento afectado. Com este inchaço do pé, a dificuldade em calçar os sapatos que usaria antes da gravidez torna-se ainda maior, e temporariamente temos um pé ainda maior.

Mães que lêem os meus posts, aconteceu-vos o mesmo? O pé manteve-se maior após a gravidez?🤔

Se gostaste deste post partilha com alguma grávida que possa precisar desta informação. 😁❤️

Quem já teve dores na gravidez levante a mão! 🙋🏼‍♀️São raras as mães que referem nunca ter sentido nada. É quase um fenó...
16/06/2021

Quem já teve dores na gravidez levante a mão! 🙋🏼‍♀️

São raras as mães que referem nunca ter sentido nada. É quase um fenómeno inevitável. Durante a gravidez existem grandes alterações no corpo da mulher em todos os sistemas corporais. Neste post irei focar-me no sistema musculo-esquelético.

Desde o primeiro trimestre que existe a produção de Relaxina, uma hormona que relaxa os ligamentos presentes nas articulações do corpo, o que permite que haja mais alterações na posição entre ossos.

Assim, temos uma série de mudanças, especialmente na zona da pélvis, que permitirá que o bebé passe no canal de parto.

No entanto esta hormona tem efeito em todo o corpo, podendo a mulher sentir-se mais flexível e elástica durante a gravidez. Nem tudo é mau, não é? 😸

Parte negativa: mais propensão para lesões.

À medida que o peso da barriga aumenta, o corpo tem de alterar a sua posição para poder manter o equilíbrio de forma eficaz, e fá-lo aumentando as curvas da coluna.

Se já existir algum comprometimento músculo-esquelético (disfunções articulares ou musculares), esta adaptação dificilmente vai ocorrer de forma suave sem dar um sinal de alarme.

Têm nas imagens algumas das alterações que vão ocorrer na postura da grávida e as consequências mais comuns que algumas grávidas sentem.

É importante referir que apesar de estas dores serem comuns, não há necessidade de passar por tanto desconforto de forma desnecessária.

Facilmente com 2 ou 3 sessões de fisioterapia vão sentir melhorias. Na minha experiência, e pelo o que observo nas grávidas que acompanho e fazem Pilates, praticamente não sentem dores até ao fim do terceiro trimestre.

E quando a dor aparece, têm estratégias para lidar com ela e conseguem ultrapassar o problema sozinhas.

Ser mulher não é fácil, e não há nada melhor que uma mulher empoderada, não é mesmo?🏆😃

Se acharam o post interessante, digam-me aqui em baixo. É algo que me ajuda muito para perceber que conteúdo devo trazer aqui. ❤️

Hoje é um bom dia para ficar no alongamento e não mexer mais 😹
17/05/2021

Hoje é um bom dia para ficar no alongamento e não mexer mais 😹

Não sabes bem por onde começar e necessitas de uma orientação?Para iniciar, não importa qual é o teu nível de desempenho...
15/04/2021

Não sabes bem por onde começar e necessitas de uma orientação?

Para iniciar, não importa qual é o teu nível de desempenho físico, o Pilates tem a vantagem de ser adaptável a qualquer condição motora.

O Pilates é habitualmente feito por fisioterapeutas ou educadores físicos e pode ser em pequenos grupos ou em contexto de ginásio. Se tens alguma patologia, dores ou algum desconforto, a escolha mais recomendada será com um fisioterapeuta num grupo pequeno ou, preferencialmente, em aulas individuais.

Existe ainda a opção de aulas online ou aulas ao domicílio, que tornaram-se das opções mais escolhidas em tempos de pandemia, por isso deverás procurar um instrutor que possa suprir as tuas necessidades da melhor forma.

Sugiro que procures pela tua cidade (ou pelo Instagram!) as opções existentes e tenta perceber se o instrutor tem alguma aula online ou aula experimental para que possas sentir no teu próprio corpo e ter uma ideia se será algo que aprecias.

Só com o tempo e com mais aulas é que vais poder entender toda a variabilidade que existe, por isso 1 só aula não te permitirá definir se é 'algo para ti' ou não.

E atenção que VER uma aula a decorrer, é muito diferente de pôr em prática. Nunca vais entender até o fazeres.

Mais importante, vai com a mente aberta, aceita o desconhecido e as possíveis falhas.

Sempre que fazemos algo pela primeira vez passamos por momentos de nervosismo, especialmente se estivermos a ser observados.

Quando é que foi a última vez que experimentaste algo pela primeira vez?? Conta-me aqui em baixo ⏬

29/03/2021

Algumas das maiores queixas que recebo de mulheres no pós-parto são a dor nos braços e na zona superior das costas.

Depois de tantas mudanças nas estruturas músculo-esqueléticas do corpo da grávida, existem tecidos que podem não voltar a ter as mesmas propriedades anteriores.

Vários músculos estão enfraquecidos e a postura está alterada.

O peso do bebé nos braços, durante tantas horas por dia, traz uma sobrecarga à qual a mãe (principalmente a de primeira viagem) não está habituada.

Facilmente, com o cansaço, começa a adoptar uma postura com o peito mais fechado, costas mais curvadas e sobrecarrega mais os ombros e pulsos.

Se não existir um cuidado especial com a postura, estas alterações vão progredir para a aparição de dor e possíveis inflamações.

A dor é na verdade um sinal de alerta do nosso corpo, com o intuito de nos avisar que algo não está a ser feito da forma mais correcta.

Para ti que és mãe, neste vídeo apresento-te algumas dicas de como corrigir a postura durante a amamentação, indicando ainda o uso da almofada de amamentação, ou outra com a qual sintas que alivias o peso nos braços.

Com estas mudanças vais sentir que mais facilmente ativas alguns músculos adormecidos e consegues ter uma postura mais alinhada.

Também sentiste esta dificuldade ao amamentar?

Se conheces alguma mãe que possa necessitar deste vídeo, por favor partilha, para assim a ajudares 💞



O trabalho abdominal na grávida é importante? Siiim!😄Quando é feito de forma responsável e sem colocar vários sistemas e...
20/03/2021

O trabalho abdominal na grávida é importante? Siiim!😄

Quando é feito de forma responsável e sem colocar vários sistemas em risco!

Tal como expliquei no post sobre o exercício na gravidez, é muito importante o trabalho abdominal, mas mais importante ainda é fortalecê-lo antes da gravidez.

Isto para termos as condições ideais para permitir que estes músculos mantenham ao máximo a sua integridade durante a gravidez.

Todos os exercícios que aumentam a pressão abdominal vão colocar pressão sobre órgãos e tecidos já fragilizados e sem capacidade de sustentar este peso extra.

Quem quiser aprender um pouco mais sobre o tema pode ver o destaque ' Grávidas'.

E tu, fizeste algum tipo de exercício abdominal quando estiveste grávida? 🤰

Se gostaram do post, partilhem com os vossos amigos 💛
@ Viseu

Todos nós procuramos ter uma vida saudável e sabemos que estes 4 elementos são a base para a mudança e essenciais para o...
05/03/2021

Todos nós procuramos ter uma vida saudável e sabemos que estes 4 elementos são a base para a mudança e essenciais para o nosso bem-estar e saúde.

E estes mesmos elementos têm mais força do que pensamos, pois têm influência nas nossas lesões, patologias e dor. Estão em constante interação com todos os sistemas corporais e exercem influência sobre eles.

Não são só as mãos do fisioterapeuta que curam. É necessário um processo ativo, em que a pessoa com dor tem de fazer a sua parte.

Beber bastante água, dormir bem, alimentar-se de forma nutritiva, fazer os exercícios que o fisioterapeuta indica e por fim tratar da sua mente, pensamentos e emoções. Tudo essencial para a recuperação.

Gostavam de saber mais de que forma é que estes elementos influenciam a nossa dor? Comentem aí em baixo ' Eu quero saber mais!' ☺️✨

Address


Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Joana Almeida - Fisioterapia, Osteopatia e Pilates posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

  • Want your practice to be the top-listed Clinic?

Share

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram