Mara Christmann

  • Home
  • Mara Christmann

Mara Christmann Fonoaudióloga

Doutora e docente na UNIVALI e IELUSC

Consultório em Gaspar/SC e atendimentos à domicílio

19/06/2020

Excelentes profissionais? Na .fitness_ tem!

A voz sempre pode ser trabalhada e com isso aperfeiçoada.É verdade que a voz natural das pessoas não pode ser modif**ada...
15/01/2020

A voz sempre pode ser trabalhada e com isso aperfeiçoada.

É verdade que a voz natural das pessoas não pode ser modif**ada ao ponto de f**ar igual a do artista favorito, por exemplo. Isso porque o som da voz que ouvimos, é resultado da combinação entre o som que é produzido nas pregas vocais e a forma como esse som se projeta nas cavidades de ressonância (que são os espaços na garganta, boca e até nariz). Todas essas estruturas são únicas em cada pessoa, mas semelhantes entre indivíduos da mesma família, devido ao componente genético. Por isso as vozes de mãe e filha muitas vezes são parecidas.

Mas algumas vezes os ajustes na musculatura da laringe e das cavidades de ressonância não estão corretos ou não são saudáveis, nesse caso é possível tratar e modif**ar a voz.

Você não está satisfeito com a sua voz?

As pessoas reclamam da sua voz? Talvez você esteja usando ajustes musculares que não são adequados.

Faça uma avaliação vocal com um fonoaudiólogo!
Dra Mara K Christmann
Fonoaudióloga
Crfa3 9386-7
Atendimentos em Gaspar-SC.
Whatsapp (47) 99168-1208

A voz muda com o avançar da idade?Algumas vezes a voz pode mudar quando a pessoa f**a com determinadas doenças e isso ta...
13/01/2020

A voz muda com o avançar da idade?

Algumas vezes a voz pode mudar quando a pessoa f**a com determinadas doenças e isso também acontece com o avançar da idade, pois as pregas vocais são músculos que podem ir perdendo força com o envelhecimento, se não forem exercitados adequadamente (assim como acontece com o corpo todo).

Quando a voz não é trabalhada, com o avançar da idade os homens tendem a f**ar com a voz um pouco mais fina e as mulher um pouco mais grossa, devido a questões estruturais e hormonais.

Mas pessoas que costumas fazer exercícios vocais adequados, sob orientação de profissionais qualif**ados, apresentam menor perda de força na prega vocal também, com isso chegam a idades mais avençadas com vozes mais joviais”. Um exemplo disso são cantores que apresentam um treino vocal e que possuem as vozes mais “jovens” do que a idade cronológica.

Muitas pessoas fazem diversos tratamentos estéticos para parecerem mais jovens, mas acabam esquecendo que a voz pode entregar a verdadeira idade se não for trabalhada também. Uma fonoaudióloga pode auxiliar a deixar a voz mais jovem!

Dra Mara K Christmann
Fonoaudióloga
Crfa3 9386-7
Atendimentos em Gaspar-SC.
Whatsapp (47) 99168-1208

Você quer melhorar sua comunicação?Sua qualidade de voz não soa como você gostaria?Informações: sinara@univali.br    @ U...
30/09/2019

Você quer melhorar sua comunicação?
Sua qualidade de voz não soa como você gostaria?
Informações: sinara@univali.br
@ Universidade do Vale do Itajaí | Univali

Inscrições abertas!
02/09/2019

Inscrições abertas!

Mais um artigo aceito, fruto das coletas do doutorado!
20/08/2019

Mais um artigo aceito, fruto das coletas do doutorado!

Ser pai é estar presente em todos os momentos! Viver e conviver. Partilhar aprendizados, sorrisos, conquistas, frustraçõ...
11/08/2019

Ser pai é estar presente em todos os momentos! Viver e conviver. Partilhar aprendizados, sorrisos, conquistas, frustrações, choros, vitórias, orgulhos, dificuldades.. mas sobretudo aprender a amar incondicionalmente.. Amar como nunca se amou antes. E... Ser amado.. Ser o herói q sempre tem as soluçoes para tudo, que sempre sabe tudo, que sempre aguenta tudo.. 💝
Rodrigo, te amamos infinitos infinitos!
"Você me faz.. Você me faz tão bem!" @ Gaspar, Santa Catarina

A principal característica que define isso é o tamanho das pregas vocais, quanto maiores elas forem, mais pesadas elas s...
12/06/2019

A principal característica que define isso é o tamanho das pregas vocais, quanto maiores elas forem, mais pesadas elas serão e com isso f**arão mais lentas para vibrar, produzindo uma voz mais grave, ou seja, mais “grossa”. Para facilitar o entendimento podemos pensar nas cordas do violão e no som que elas produzem, pois quanto mais grossa for a corda, mais grosso (grave) será o som produzido.

Mas além disso, a prega vocal possui diversos músculos acessórios que, dependendo da ação, vão deixa-la mais esticada (f**ando mais fina), ou mais encurtada (f**ando mais grossa). Essas contrações fazem com que possamos mudar a frequência da nossa voz para que ela fique mais grossa ou mais fina. Usamos isso durante a entonação da fala, para cantar, ou, e até mesmo, para imitar outras vozes. Mas para fala habitual o ideal é que a frequência usada seja a mais confortável, evitando esforço constante.

Algumas pessoas utilizam de forma errada esses músculos, por diferentes motivos, e algumas vezes utilizam frequências mais finas ou mais grossas do que seria natural para elas. Nesses casos é preciso fazer terapia com fono para adequar esse aspecto.

Dra Mara K Christmann
Fonoaudióloga
Crfa 3 9386-7
Atendimentos em Gaspar-SC.
Whatsapp (47) 99168-1208

VOZ PROFISSIONAL: JORNALISTANo caso dos telejornalistas, a literatura refere que existe a necessidade de utilizar um pad...
18/04/2019

VOZ PROFISSIONAL: JORNALISTA
No caso dos telejornalistas, a literatura refere que existe a necessidade de utilizar um padrão de voz que possa garantir a atenção e a interpretação adequada por parte dos telespectadores e transmitir a notícia com credibilidade e naturalidade.
As características importantes para esse profissional são: carisma, criatividade, originalidade, improvisação e capacidade de sínteses.
Normalmente o atendimento fonoaudiológica se dá na própria emissora, pois assim o fono consegue trabalhar as características preteridas pela emissora, que variam conforme o estilo de programa, horário e público alvo. Além disso, é possível realizar exercícios com os repórteres e apresentadores antes das gravações, bem como nos intervalos e entender os detalhes que fazem parte do dia a dia de trabalho no telejornalismo.
Dicas para utilizar bem os recursos comunicativos na narração telejornalistística:
-Articular de forma precisa, principalmente os sons de /s/ e /r/, mas sem exagero;
-Ao transmitir assuntos sérios o tom de voz deve ser mais grave e a intensidade mais forte.
-Ao transmitir assuntos descontraídos o tom de voz pode ser mais agudo com uma perspectiva mais alegre, com intensidade elevada e ênfases mais acentuadas.
-Suavizar o sotaque é importante para o jornalistas que almejam trabalhar em telejornais de alcance acional.

Autores: Eduarda Silveira De Abreu; Andrielly Diovanna Corrêa; Janaina Teixeira

Profas: Mara K Christmann e Sinara dos Santos Hütner

VOZ PROFISSIONAL: LÍDER RELIGIOSOA voz é primordial para o ministério religioso, portanto o cuidado com essa ferramenta ...
18/04/2019

VOZ PROFISSIONAL: LÍDER RELIGIOSO
A voz é primordial para o ministério religioso, portanto o cuidado com essa ferramenta de trabalho e de comunicação é fortemente recomendado, como prevenção de agravos na voz. A literatura mostra que a maioria dos pastores apresentaram queixas vocais de cansaço vocal e rouquidão, após o uso da voz. A rouquidão é um dos sintomas mais comuns nos quadros de disfonia e nos casos de disfonias por comportamentais vocal abusivo ou inadequado.
A ocupação do líder religioso requer uma dedicação intensa, considerando as tarefas a serem desenvolvidas: aconselhamentos, palestras, orações, canções, visitas domiciliares, dentre outras. Trata-se de uma profissão nem sempre remunerada, e que se mantém até o envelhecimento, com grande variação de idade entre os indivíduos atuantes, visto que não há exigência de formação específ**a para o desenvolvimento do cargo pastoral. Atentar à saúde vocal desta população torna-se necessário a fim de favorecer a manutenção da qualidade e a longevidade vocal, além de que uma voz com boa qualidade facilita transmissão do discurso e confere credibilidade à mensagem, o que é importante no ambiente religioso no qual estes profissionais atuam.
Autores: Ana Cristina Kirschner Klitzke; Laura Vargas Da Silva

Profas: Mara K Christmann e Sinara dos Santos Hütner

VOZ PROFISSIONAL: VENDEDORDurante o processo de vendas a comunicação ocupa um espaço chave. Fazem parte da comunicação o...
18/04/2019

VOZ PROFISSIONAL: VENDEDOR
Durante o processo de vendas a comunicação ocupa um espaço chave. Fazem parte da comunicação os aspectos verbais (as palavras que são ditas), os aspectos não verbais relacionados a voz (frequência, entonação, ritmo de fala, volume, qualidade da voz, pausas..) e os aspectos não verbais da expressão corporal (gestos, aperto de mão, expressão facial, movimentos corporais, aparência..).
A literatura mostra que o impacto inconsciente do ouvinte (ou cliente) em relação ao que o vendedor está dizendo está muito mais relacionada aos aspectos não verbais,relacionados a voz e a expressão corporal, do que propriamente às palavras que estão sendo ditas.
Assim, a fonoaudiologia pode ser muito benéf**a para os profissionais que trabalham com vendas, no sentido de melhorar sua comunicação, e conseguir realmente passar a imagem que se quer. A comunicação do vendedor deve transmitir confiança e sinceridade, para que o cliente se sinta seguro para adquirir o produto. Muitas vezes, no ramo de vendas, o vendedor precisa cumprir metas e, com isso, acaba transmitindo essa ansiedade ao cliente, o que prejudica a aderência do mesmo. Além de outras inadequações passadas na comunicação que interferem negativamente no vínculo de confiança entre cliente e vendedor.
Outro aspecto importante é que, pela necessidade de falar o tempo todo durante o trabalho, o vendedor pode apresentar um distúrbio vocal decorrente de “cansaço” dos músculos envolvidos na produção vocal, f**ando assim, impedido de exercer seu papel adequadamente. Por isso um treinamento fonoaudiológico individualizado, contendo exercícios vocais, também torna-se importante
Autores: Cecilia Girardello; Gabriela Barros Dullius; Maria Isabel Silva Bruno
Profas: Mara K Christmann e Sinara dos Santos Hütner

VOZ PROFISSIONAL:  RADIALISTAO profissional que trabalha como locutor de rádios, ou seja, o radialista é um profissional...
17/04/2019

VOZ PROFISSIONAL: RADIALISTA
O profissional que trabalha como locutor de rádios, ou seja, o radialista é um profissional que além de falar muito, necessita usar todos os seus recursos vocais, passando ao ouvinte uma imagem, exclusivamente, por meio de sua voz. Isso pois não tem o contexto visual, pois os gestos e a expressão corporal e facial não estão presentes para os ouvintes, aumentando a responsabilidade para o locutor, na transmissão de emoções e informações. Ao contar uma história ele precisa enfatizar os pontos importantes, fazer alterações na melodia vocal, conforme o contexto ou fazer imitações.
Para que haja maior clareza na transmissão da mensagem e para prender a atenção do ouvinte, o locutor deve falar com articulação precisa, ter controle da respiração e velocidade adequada, que não pode ser muito lenta, nem muito rápida, e possuir conhecimento e uso consciente da própria voz e de seus recursos. O problema é que muitas vezes o próprio profissional não tem a percepção das dificuldades vocais que apresenta, e com isso não consegue vislumbrar os meios para corrigi-las. Por isso um acompanhamento fonoaudiológico poderá auxiliar esse profissional.
O locutor radialista precisa, ainda, ser versátil, uma vez que atua num mercado de trabalho amplo e variado. Desta forma é imprescindível que a voz desse profissional seja adequada à função que exerce. Por tal motivo, não deve poupar os cuidados com a voz.
Autores: Franciele Pimentel C. Schuffer; Maiara Alice Batisteli; Rosana Santiago

Profas: Mara K Christmann e Sinara dos Santos Hütner

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Mara Christmann posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Practice

Send a message to Mara Christmann:

  • Want your practice to be the top-listed Clinic?

Share

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram