07/10/2019
Setembro Amarelo – Amor à Vida! - O mês de setembro foi marcado por inúmeras atividades da Secretaria Municipal de saúde visando a prevenção do suicídio. No dia 05 aconteceu no Centro Comunitário de Major Vieira, uma capacitação para os profissionais de saúde e da rede municipal de atendimento.
O suicídio é um problema de saúde pública que afeta comunidades, cidades e países. É um fenômeno complexo e uma única causa ou estressor não é suficiente para explicar o comportamento suicida. Porém, pode ser prevenido utilizando corretamente estratégias de prevenção com a colaboração de diferentes setores. É necessário que haja um esforço integrado, pois, nenhuma abordagem realizada sozinha terá o impacto esperado em um tema tão complexo como o suicídio.
Esta capacitação foi pensada exatamente por isso: buscar a qualificação das ações dos profissionais que trabalham nesta área. Para ministrar essa capacitação, foram convidadas as psicóloga Ana Paula Germani Andrade e a técnica de enfermagem Maristela Seidel, que atuam no CAPS de Papanduva. Ambas possuem uma vasta experiência em Saúde Mental e prevenção ao Suicídio, as quais explanaram de forma dinâmica o assunto em forma de roda de conversa com os profissionais presentes. A Secretaria de Saúde agradece a participação de todos os profissionais presentes no evento, pois é um assunto que precisa ser discutido, e trabalhar com a informação e prevenção é o melhor remédio.
O evento foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, organizado pela Psicóloga Fabíola Coferi, Enfermeira Simoni Schumacher, Fisioterapeuta Sanayana Schermack e Secretária Municipal de Saúde Alexsandra Castro, com a colaboração de toda a equipe da Secretaria de Saúde. Além disso, outras atividades, como orientações à adolescentes e crianças e discussão em grupos com a comunidade também foram realizadas.