Ângela Bampi

  • Home
  • Ângela Bampi

Ângela Bampi Contact information, map and directions, contact form, opening hours, services, ratings, photos, videos and announcements from Ângela Bampi, Medical and health, .

Ela é tão ela que ninguém pode mudar....
06/03/2021

Ela é tão ela que ninguém pode mudar....

O exercício físico tem tido uma importante participação no tratamento da depressão. A atividade física proporciona benef...
03/03/2021

O exercício físico tem tido uma importante participação no tratamento da depressão. A atividade física proporciona benefícios físicos e psicológicos como a diminuição da insônia e da tensão, e o bem estar emocional, além de promover benefícios cognitivos e sociais a qualquer indivíduo.

Alguns estudos indicam que o efeito antidepressivo da atividade física pode ser verificado rapidamente, sendo que 3 semanas de algumas seções regulares são suficientes para se perceber a melhora no estado de humor em pacientes com depressão subclínico.

Mas e como o exercício pode ajudar nos tratamentos para depressão?


1. Liberando endorfinas que irão gerar bem-estar, na produção de substâncias químicas naturais do cérebro.
2. Livra a mente de preocupações para que a pessoa consiga sair do círculo vicioso de pensamentos negativos que acabam alimentando ainda mais a depressão.
3. Ganho de confiança. Quando as metas que são estabelecidas nos exercícios físicos são cumpridas isso estimula a autoconfiança.
4. Autoestima elevada. Ficar em forma também pode tornar a pessoa a se sentir melhor, tanto em relação ao seu aspecto físico quanto emocional.
5. Incrementar a sua interação social. As atividades físicas dão a possibilidade de conhecer outras pessoas e de socializar com elas.


A célebre frase latina “mens sana in corpore sano” (mente sã em corpo são) ilustra o fato de que o homem sempre sentiu a necessidade de exercitar o corpo para poder alcançar um equilíbrio psíquico completo.

Então vamos começar mudar hoje? Quem não conhece algum amigo, ou familiar que faz tratamento para depressão? Vamos propor uma caminhada no parque, um passeio de bicicleta, o importante é incentivar a realização de atividade física durante todo o tratamento.


Dra. Ângela Bampi
CRM-MT 7083
Saúde e Perfomance

Bulimia é doença!! A busca pelo corpo perfeito pode ser fatal! A mídia padrões de beleza, distorcidos da realidade. As m...
27/02/2021

Bulimia é doença!!

A busca pelo corpo perfeito pode ser fatal! A mídia padrões de beleza, distorcidos da realidade. As mulheres passam a vida lutando para serem magras, e muitas vezes isso custa a saúde!


Bulimia ou bulimia nervosa é um transtorno alimentar, caracterizado por episódios recorrentes de compulsão alimentar onde a pessoa ingere grande quantidade de alimentos em um única refeição, seguidos por comportamentos compensatórios como, por exemplo, a provocação de vômito.
Pessoas com bulimia, em geral, possuem uma visão bastante distorcida da sua aparência física. Preocupam-se excessivamente com o peso corporal, o que pode afetar diretamente a autoestima de acordo com a forma como se auto avaliam.
Os motivos para o desenvolvimento de bulimia nervosa diferirão de pessoa para pessoa. As causas conhecidas incluem predisposição genética e uma combinação de fatores ambientais, sociais e culturais. Muitas vezes o diagnóstico demora, mas todas as pessoas devem iniciar o tratamento assim que diagnosticadas.

Em geral, uma pessoa com transtorno alimentar precisará de uma combinação de tratamentos como parte de um programa de recuperação. Alguns tratamentos são mais adequados a distúrbios alimentares específicos do que outros e uma abordagem multidisciplinar ao tratamento é muitas vezes a melhor maneira de tratar a bulimia.



Dra. Ângela Bampi
CRM-MT 7083
Saúde e Performance

De perto, ela é linda. Mas quanto tu conhece, percebe que por dentro ela é única!
24/02/2021

De perto, ela é linda. Mas quanto tu conhece, percebe que por dentro ela é única!

Seria perfeito! Já pensou?Comer tudo e qualquer tipo de comida que sentíssemos vontade!? Mas não é bem assim. Nosso corp...
21/02/2021

Seria perfeito! Já pensou?
Comer tudo e qualquer tipo de comida que sentíssemos vontade!?

Mas não é bem assim. Nosso corpo é uma máquina em constante atividade e precisamos muito mais que calorias vazias, precisamos de nutrientes.

O que mais encontramos nos consultório são as pacientes conhecidas como “falsas magras” e vocês também já devem ter ouvido isso. São pacientes que apresentam a silhueta, linear e bonita, mas quando realizamos o exame de Bioimpedância encontramos na composição corporal muito mais gordura do que músculos.

Enquanto jovens, muitas vezes não apresentam queixas relativas a essa composição corporal, e se consideram saudáveis, mas quando analisamos exames bioquímicos evidenciamos muitas vezes carências nutricionais severas, anemias , e até mesmo sarcopenia.

Precisamos também lembrar que e uma dieta rica em gorduras, açúcar, carboidratos, e baixa em teor nutricional nos deixa mais propensos a infeções repetitivas, resfriados. Nos causa indisposição, insônia, irritação.


E ai? Vamos mudar?

Dra. Ângela Bampi
CRM-MT 7083
Saúde e Performance

Menopausa é um evento fisiológico e normal da vida mulher que ocorre por volta dos 50 anos de idade e é caracterizada pe...
17/02/2021

Menopausa é um evento fisiológico e normal da vida mulher que ocorre por volta dos 50 anos de idade e é caracterizada pela suspensão definitiva da menstruação.

A partir deste momento, os ovários param de produzir os hormônios do ciclo menstrual, estrogênio e progesterona, época da vida denominada de climatério.

Os sintomas mais comuns incluem: ondas de calor e sudorese noturna, alteração no padrão do sono, secura vaginal, diminuição da libido e sintomas depressivos (choro fácil, tristeza, desinteresse em fazer determinadas coisas).

O tratamento para mulheres na menopausa que podem ajudar na melhora dos sintomas podem ser divididos em medicamentosos e comportamentais. As pacientes se beneficiam bastante de mudança no estilo de vida como alimentação saudável, pratica regular de exercícios físicos ou inicio de determinado tipo de hobby, diminuição de peso, cessação de tabagismo ou abuso de álcool.

O tratamento medicamentoso depende muito dos sintomas que a paciente relata, porém ele pode ser realizado com auxilio de reposição hormonal, antidepressivos, fitoterápicos e cremes vaginais, tanto hormonais quanto lubrificantes, que diminuem o ressecamento local.

Terapia de reposição hormonal é um tratamento que consiste na utilização dos hormônios que param de ser produzidos pelos ovários, estrogênio e progesterona.

O estrogênio é o hormônio responsável pela melhora dos sintomas, mas pacientes que têm útero devem utilizar também a progesterona para prevenção do câncer de endométrio. Pacientes que realizaram histerectomia (retirada do útero) podem realizar a reposição hormonal somente com estrogênios. Esse tratamento pode ser através do Implantes hormonais, ou ingesta oral de medicamentos.

Mas antes de sair se auto medicando, consulte sua Médica, pois todo uso de medicamento deve ser monitorado.


Dra. Ângela Bampi
CRM-MT 7083
Saúde e Performance

Hoje meu post vai para duas pessoas especias e essenciais na minha vida!  amiga de tempos, colega de profissão, confiden...
06/02/2021

Hoje meu post vai para duas pessoas especias e essenciais na minha vida!
amiga de tempos, colega de profissão, confidente e agora sócia!
pessoinha especial que me fez mudar de vida, mas mudar mesmo! Agora sócia!
2020 apesar de todas as turbulências me trouxe coisas boas com vocês, e hoje não poderia deixar de agradeçer... cada minuto, cada reunião, cada conselho e parceria!
Vocês fazem meus dias diferentes!
Amo vcs! Um trio que ninguém mais separa!

Obesidade:   A obesidade é uma doença crônica, que se caracteriza principalmente pelo acúmulo excessivo de gordura corpo...
02/02/2021

Obesidade:



A obesidade é uma doença crônica, que se caracteriza principalmente pelo acúmulo excessivo de gordura corporal resultante da ingestão de mais calorias do que as calorias queimadas por exercícios físicos e atividades diárias normais.
O número de pessoas obesas tem crescido rapidamente, tornando a doença um problema de saúde pública.

No Brasil, existem mais de 20 milhões de indivíduos obesos. Na população adulta, 12,5% dos homens e 16,9 % das mulheres apresentam obesidade e cerca de 50% têm excesso de peso (sobrepeso) que ainda podem desenvolver obesidade.

A principal causa de obesidade é a alimentação inadequada ou excessiva. Para manter o peso ideal é preciso que haja um equilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e a energia gasta ao longo do dia. Quando há abundância de alimentos e baixa atividade energética, existe o acúmulo de gordura. Por isso, o sedentarismo é o segundo fator importante que contribui para a obesidade.
Além disso, existem os fatores genéticos, em que uma pessoa pode herdar a disposição para obesidade; ter o metabolismo mais lento, o que facilita o acúmulo de gorduras e dificulta o emagrecimento, ou ter aumento de peso por conta das oscilações hormonais.
Também existe uma influência dos fatores psicológicos, quando o estresse ou as frustrações desencadeiam crises de compulsão alimentar.
A melhor forma de tratar a obesidade é adotar mudanças no estilo de vida, com uma dieta menos calórica aliada a um programa de exercícios físicos, sempre sob a supervisão de um profissional. Também pode ser feito o uso de medicamentos, desde controladores de apetite até os que reduzem a absorção de gordura pelo organismo.
Em todos os casos, o acompanhamento médico regular é fundamental.
Dra. Ângela Bampi
CRM-MT 7083
Saúde e Perfomance

É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o cresc...
29/01/2021

É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas. Durante este momento, é possível repor energias e regular o metabolismo, fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis. Dormir bem é, então, hábito que deve ser incluído na rotina de todos.

Especialistas recomendam que adultos durmam em média 8 horas diárias e em horários regulares. Adolescentes e crianças em fase de crescimento necessitam em torno de 10-13 horas de sono.


Um sono de qualidade e por tempo adequado pode proporcionar diversos benefícios à saúde do organismo em geral. Por fortalecer o sistema imunológico, liberar a produção de alguns hormônios e consolidar a memória, dormir bem pode te ajudar a:

Manter um peso saudável;
Diminuir o risco de desenvolver doenças como diabetes e problemas cardiovasculares; pois diminui a resistência a insulina;
Ficar doente com menor frequência;
Reduzir o estresse;
Melhorar o humor e a sociabilidade;
Concentrar-se melhor;
Evitar acidentes causados pelo cansaço.
Quando as pessoas dormem o suficiente, elas não apenas se sentem melhor, mas também aumentam as chances de viver vidas mais saudáveis e produtivas.

Sua noite de sono está ruim? Procure seu Médico!

Dra. Ângela Bampi
CRM-MT 7083
Saúde e Performance

...dias melhores virão...
26/01/2021

...dias melhores virão...

Você nunca consegue seguir seus planejamentos alimentares?                 Acaba furando seus planos antes de completar ...
20/01/2021

Você nunca consegue seguir seus planejamentos alimentares? Acaba furando seus planos antes de completar uma semana? Saiba que você não está sozinha ou sozinho nesse desafio.

Muitas vezes, quando iniciamos um planejamento para emagrecimento ou ganho de massa muscular, precisamos introduzir em nossa rotina, alimentos e suplementos que até então não faziam parte do nosso cotidiano. Precisamos seguir horários mais rígidos, controle de peso de alimentos e tudo que é novo nos causa um pouco de medo e até mesmo dificuldade.

A dieta precisa fazer parte do seu cotidiano, precisamos de alimentos que seja de fácil acesso para você e mais importante ainda, que você goste de comer, pois senão nunca conseguiremos os objetivos desejados.

Listei aqui algumas dicas para te ajudar a evitar os furos da dieta:

-Tenha planejamento. Reserve um dia para organizar sua alimentação da semana de acordo com seus horários.
-Não tenha em casa alimentos não permitidos na sua dieta.
-Transforme a sua dieta em rotina. Comer de forma saudável e prazerosa precisa ser uma rotina e não algo imposto.
-Não p**e as refeições estipuladas no seu planejamento, mais tarde você irá se arrepender.
-Mantenha-se ativo. Praticar atividade física altera suas preferências alimentares, e você acabará comendo melhor.
-Beba água
-Influencie para o bem quem te quer bem. Convide quem está próximo a você entrar para o time dos que comem de forma mais saudável.
- Antes de ir em algum evento ou festa, faça sua refeição em casa. Isso diminui as chances de você mergulhar numa bandeja de brigadeiros.
-Deixe sua refeição bonita afinal comemos com os olhos!


Dra. Ângela Bampi
CRM-MT 7083
Saúde e Perfomance

Alguns dias não tenho ânimo para treinar por quê?   O nosso corpo é uma máquina e assim como nosso carro precisa ser aba...
23/12/2020

Alguns dias não tenho ânimo para treinar por quê?



O nosso corpo é uma máquina e assim como nosso carro precisa ser abastecido, precisa de cuidados e manutenção! Nem sempre estaremos 100% dispostos para a prática de atividade física. E está tudo bem!

As mulheres sofrem muito mais que os homens, com essas oscilações de ânimo para treino, devido as alterações do Ciclo Menstrual.

Nós mulheres sentimos muita indisposição e cansaço durante o período menstrual, que em algumas mulheres ultrapassam 7 dias. Logo a após esse período ocorre aumento do principal hormônio anabólico feminino, que é o Estradiol (fase proliferativa). Ai sim o treino vai tudo bem! Força e disposição não faltam.
Entramos então no Fase ovulatória, o que para algumas mulheres é muito ruim e doloroso, e para terminar o mês se não houve fecundação, chegamos na Lútea, e ai a disposição vai lá em cima, e a Progesterona também. Ótimo período para queimar as gordurinhas.

Mas e sobre os homens? O ânimo e a disposição para os treinos vão muito além de alterações hormonais. A alimentação, o descanso, e as preocupações do dia a dia, são importantes aliados para um treino eficiente ou não.

Alterações hormonais são importantes sim e devem sempre ser investigadas, mas não são as únicas causadoras da indisposição.

E você já levantou do sofá hoje?


Dra. Ângela Bampi
CRM-MT 7083
Saúde e Performance

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Ângela Bampi posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

  • Want your practice to be the top-listed Clinic?

Share

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram