22/07/2020
Como combater a DEPRESSÃO?
O imaginário sobre o estereótipo do paciente com depressão é, usualmente, alguém trancado em um cômodo; com dificuldade em se alimentar; chorando copiosamente e com a higiene pessoal a desejar.
Pode ser assim? SIM.
Porém, NÃO necessariamente.
Uma pessoa acometida pela depressão pode ser aquela que permanece trabalhando; que convive com aqueles que ama; pode ser aquela que demonstra um sorriso constante.
Não há um único modo de “estar depressivo”, justamente porque cada um de nós tem uma história, uma personalidade e inúmeros outros fatores que nos tornam quem somos.
A mesma singularidade que nos define, elucida a forma de tratar a depressão, bem como se resgatar da mesma.
Quando pensamos no “combate” subjetivo da depressão, comumente os pacientes relatam que esperam direcionamentos concretos de como “se livrar” do que os inunda, porém não funciona dessa maneira.
Os sintomas podem ter iniciado em um determinado momento, porém os sinais iniciaram MUITO antes. Provavelmente não foram percebidos devido à sutileza, como uma dor de cabeça diária; insônia ou sono prolongado; falta de apetite ou compulsão alimentar e etc.
Assim como não conhecemos uma pessoa em apenas um encontro, não podemos definir a depressão exclusivamente por sua apresentação atual. É uma construção de sintomas ao longo do tempo ou, até mesmo, de uma vida inteira. Uma jornada regada a detalhes que precisam ser considerados.
“Combater” a depressão é, antes de mais nada, resgatar que somos uma pessoa com depressão e não a depressão que esconde uma pessoa.
Apesar de, diariamente, concluir atividades (trabalho, lazer e etc), não significa que estamos vivendo. Muitas vezes é sinônimo de que o “piloto automático” está ligado e SOBREVIVEMOS dia após dia.
O primeiro passo do tratamento psicológico é conhecer quem você é. Pode soar clichê e simples, mas garanto que é muito além do imaginado e infinitamente mais importante.
Quando você se conhece, você se vigia. Quando você olha para dentro, você se “alimenta” com o que deseja.