15/06/2021
A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar caracterizado pela restrição na ingestão de alimentos, medo intenso de ganhar peso, alteração na perceção do próprio corpo.
Geralmente tem início da adolescência ou início da idade adulta e raramente após os 40 anos de idade, afeta tanto mulheres ou homens. A magreza estrema e o baixo peso corporal podem desencadear outras doenças graves e levar a óbito.
As causas variam desde predisposição genética e uma combinação de fatores ambientais, sociais e culturais. A estrutura psicológica predispõe mais algumas pessoas a procurar alcançar um "padrão de magreza" culturalmente construído no caso das mulheres, enquanto que nos homens, tendem a exercitar-se e controlar a sua dieta para conseguir um corpo muscular.
A distorção da imagem corporal também pode estar associada a maneira como a pessoa percebe e expressa as suas emoções mais complexas como dór, como ela lida com situações ligadas ao estresse, ansiedade, autoestima.
É muito comum que a pessoa negue que tem um problema, esconde os hábitos alimentares incomuns, e assim esconde a doença por muito tempo. Em geral, membros da família e amigos desconhecem o transtorno e só percebem a doença no seu estágio mais grave.
A anorexia tem tratamento, o ideal é que seja tratado o quanto antes, por uma equipa multidisciplinar que envolve médico, psiquiatra, psicólogo.
Procure ajuda se identificar algo em si ou em pessoas que conhece. Agende a sua consulta.
HR