04/08/2023
Ola bom dia familia?!
CURIOSIDADE?!
A Medicina é tão antiga quanto o ser humano e hoje é considerada uma das profissões mais nobres em todo o mundo. Descubra mais sobre a história da Medicina!
A Medicina é uma das ciências mais antigas e relevantes na humanidade, fazendo da profissão médica extremamente importante para a sociedade contemporânea. Independente do país, ser médico é receber prestígio social e financeiro.
No Brasil, a Medicina é uma das carreiras mais cobiçadas, atraindo muitos estudantes que buscam uma formação em uma das áreas mais promissoras do mercado. De acordo com dados do INEP, mais de 20 mil alunos realizaram o ENADE na área de Medicina em 2019.
Os médicos também desfrutam de remuneração significativa no país, o piso salarial da categoria é de R$ 17.742,78 para 20 horas semanais. No entanto, a profissão exige uma formação rigorosa, bem como comprometimento e dedicação em relação aos pacientes.
Toda a valorização financeira e social do médico no Brasil é devido à importância dessa profissão para a sociedade. O desenvolvimento da história da Medicina mostra como a profissão se tornou fundamental no mundo atual.
O surgimento da Medicina remonta há milênios, desde a época dos povos antigos, que buscavam compreender e tratar as doenças e ferimentos. No Egito Antigo, por exemplo, havia médicos especializados em diferentes áreas, como oftalmologia e odontologia.
Foi na Grécia Antiga que a Medicina começou a ganhar maior desenvolvimento com bases científicas. Nesse período, foi criado um método científico para tratar as doenças e estabeleceu princípios éticos para a prática médica.
Durante a Idade Média, a prática médica foi influenciada pelo conhecimento empírico e popular, que eram passados de geração em geração pelos curandeiros e barbeiros.
Foi apenas no Renascimento, a partir do século XIV, que a Medicina começou a ser mais estudada e aprimorada, com o desenvolvimento de técnicas cirúrgicas e o surgimento de anatomistas que passaram a estudar a estrutura do corpo humano.
A partir do século XVIII, a Medicina passou a ter um papel importante na saúde pública, com a criação de hospitais e a aplicação de políticas de higiene e prevenção de doenças.
Já no século XX, a Medicina foi revolucionada pela descoberta dos antibióticos e pela inovação tecnológica, com a introdução de equipamentos médicos modernos e avanços na biotecnologia, tornando-a uma ciência sofisticada e tecnológica atualmente.
Quem é o Pai da Medicina?
Uma curiosidade muito comum é sobre quem seria o pai da Medicina, aquele responsável pelas primeiras grandes contribuições científicas. Há um consenso entre historiadores e profissionais da Medicina que essa pessoa seria Hipócrates.
Hipócrates viveu no século V a.C. na ilha grega de Kos e é conhecido por ter fundado a escola médica de Kos. Ele foi o primeiro a estabelecer a Medicina como uma profissão baseada em conhecimentos científicos, ao invés de superstições e crenças populares.
Ele foi o criador do juramento que estabelece obrigações éticas dos médicos, o Juramento Hipocrático, sendo ele recitado na diplomação dos novos profissionais. Além disso, ele criou o método de observação e registro dos sintomas, que é utilizado hoje por diversas áreas da saúde.
Hipócrates também desenvolveu métodos e teorias médicas que influenciaram a Medicina por séculos, como a teoria dos quatro humores e a ideia de que a saúde dependia do equilíbrio entre corpo e mente.
Por todas essas contribuições fundamentais à Medicina, Hipócrates é amplamente aceito como o pai da Medicina.