07/01/2023
PLANEJAMENTO FAMILIAR
Planejamento familiar é um conjunto de ações que têm como finalidade contribuir para a saúde da mulher, permitindo que as mulheres e os homens escolham quando querem ter filho, o número de filhos que querem ter e o espaçamento entre o nascimento dos filhos. Sendo assim planejamento familiar não se trata apenas de indicar um método contraceptivo, mas da ação de uma equipe multiprofissional que oriente e acompanhe essa mulher considerando, qualidade de vida, condições sociais e culturais conforme seus princípios de necessidades. Esse trabalho é de significante relevância para comunidade, pois trás informações conceituais de planejamento familiar, e as várias formas existentes de métodos contraceptivos para que a mulher tenha mais conhecimento quanto à adequação pessoal no método escolhido, pois existe uma série de fatores pessoais que torna cada mulher em suas particularidades um ser especial, com metabolismo, costumes e vida ativa diferente uma das outras. O estudo tem a finalidade de divulgar e fazer mais conhecido o programa de planejamento familiar, bem como oferecer mais informações sobre a temática abordada.
Muitas mulheres têm optado por não usar a pílula por motivos diversos, como recomendação médica, os efeitos secundários do remédio, custo e praticidade. Os principais métodos contraceptivos alternativos ao medicamento são:
Dispositivo intrauterino (DIU): um objeto em forma de T é introduzido no útero para funcionar como barreira física aos espermatozoides, podendo permanecer por até cinco anos no local.
Diafragma vaginal: o dispositivo deve ser colocado em até 24 horas antes das relações se***is para impedir a chegada do espermatozoide ao útero. O objeto pode ser lavado e utilizado por até dois anos.
Ca*****ha feminina: assim como a versão masculina, o método impede o contato direto entre os órgãos se***is e previne Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).