11/10/2023
Hoje temos um número considerável de mulheres passando por este problema de Cólicas menstrual que Clínicamente chamamos de "Dismenorreia", o que muitas não sabem é que 20% dos casos elas mesmo provocam.
🤔 O que é então a Dismenorreia?
Dismenorreia é o quadro clínico que envolve uma série de queixas dolorosas, entre as quais, as dores em cólica no baixo ventre, além de outros desconfortos extragenitais no organismo da mulher. Surge na véspera da menstruação e desaparece no final do Fluxo menstrual. Embora alguns Mal-estares sejam relativamente comuns nesta fase, rotulamos de dismenorreia quando a intensidade dos sintomas físicos e psíquicos comprometem o cotidiano e até mesmo a qualidade de vida da mulher.
🤔 O que causa então a Dismenorreia ou Cólica Menstrual ?
Podemos encontrar duas etapas da Dismenorreia que são: Primária e secundária.
✅ Na dismenorreia primária acontece a liberação de substâncias chamadas prostaglandinas, que são produzidas no útero. Sua elevação acima de níveis fisiológicos promove fortes contrações no músculo uterino e redução da circulação (vasoconstricção) dos seus vasos sanguíneos e diminuição da oxigenação no local, com consequente surgimento da dor menstrual.
A produção de prostaglandinas está relacionada ao equilíbrio da produção de estrogênios e Progesterona e é sabido que a dismenorreia primária ocorre nos ciclos ovulatórios. Os estrogênios estimulam sua produção e a Progesterona produzida em níveis fisiológicos quando a mulher ovula, não é capaz de impedir seus efeitos contráteis sobre o útero.
✅ Já na dismenorreia secundária aparece vários anos depois da menarca e está associada a algumas doenças locais já existentes, entre elas:
✅Endometriose
✅Adenomiose
✅Mioma uterino
✅ Doença inflamatória pélvica (DIP)
✅Reação inflamatória ao uso de DIU
✅Malformações uterinas
✅Estenose cervical
Entre as causas menos comuns de dismenorreia estão a presença de: Cistos nos ovário e Varizes pélvicas, que causam dores no baixo ventre, podendo simular um quadro de dismenorreia secundária.
E tudo isto acontece quando a mulher insire:
✅Doces por excesso ( Chocolates e outros)
✅ Uso constante de Pílulas antíconcepcionais
✅ Fazer s**o enquanto estiver menstruada.
Algumas mulheres sentem dor porque a passagem através do colo do útero (ca**l cervical) é estreita. O estreitamento do ca**l cervical (estenose cervical) pode surgir após um procedimento, como a remoção de um pólipo no útero, ou no tratamento de um quadro clínico pré-canceroso (displasia) ou de câncer de colo do útero. O surgimento de uma massa (pólipo ou fibrose) também pode causar o estreitamento do ca**l cervical.
🤔 Quais sintomas então poderá ter uma mulher para saber quer que está diante de uma Dismenorreia?
Os sintomas variam de acordo com algumas características, por isso o quadro é dividido em dismenorreia primária e dismenorreia secundária.
Na dismenorreia primária, a menstruação dolorosa apresentando assim:
✅Dor de cabeça
✅Náuseas (às vezes com vômitos)
✅Constipação
✅Diarreia
✅Necessidade de urinar com frequência.
Os sintomas da tensão pré-menstrual (por exemplo.
✅ irritabilidade
✅ Nervosismo
✅ Depressão
✅ Fadiga
✅ Inchaço abdominal
podem persistir durante parte ou durante toda a menstruação.
Às vezes, o sangue menstrual contém coágulos. Os coágulos, que podem ter uma coloração vermelho-vivo ou vermelho escuro, podem conter tecidos e líquidos do revestimento uterino, além de sangue.
Os sintomas tendem a ser mais graves se:
✅A menstruação começar cedo, em idade precoce.
✅A menstruação for prolongada ou com fluxo intenso.
✅A mulher for fumante.
✅Mulheres da família também tiverem dismenorreia.
O meu conselho é, se for costante, se a cólica for sempre procure um medico Clínico ou um Ginecologista porque muitas dad vezes estes problemas acessemelham a Câncer va**nal e Câncer no útero ou ainda doença de ordem ginecológica
🤔 E então como tratar este mesmo problema e prevenir ?
Durante a crise de dismenorreia o tratamento deverá ser apenas sintomático, em busca do alívio da dor. Isto pode ser repetido em outros ciclos, no caso de ainda não se ter um diagnóstico de certeza.
Lembra se previna se, quando estiveres de cólicas menstruais evite:
✅Comer muitos doces
✅Andar descalça no WC
✅Urinar em Local Impróprio
✅ Relacionar se sexualmente
✅ Inseria qualquer tipo de Fármaco sem orientação Médica
✅ Uso de Alguns alimentos mal conservados