INIS Angola

INIS Angola O Instituto Nacional de Investigação em Saúde, abreviadamente designado por “INIS” é um órg

NIS/CISA, destaca-de mais uma vez em Artigo Científico sobre :Emergência do Sorotipo 3 do Vírus da Dengue, Linhagem III_...
12/12/2025

NIS/CISA, destaca-de mais uma vez em Artigo Científico sobre :

Emergência do Sorotipo 3 do Vírus da Dengue, Linhagem III_B.3.2, Angola

Foi detectado o sorotipo 3 do vírus da dengue em 11,8% (16/136) de pacientes febris na província de Luanda, Angola, durante abril e julho de 2024.

As análises genéticas revelam que a linhagem do sorotipo 3 do vírus da dengue III_B.3.2 provavelmente foi importada das Américas para Angola no final de 2022 e depois se espalhou por transmissão local.

O vírus da dengue (DENV) é transmitido principalmente por mosquitos Aedes aegypti e é o arbovírus mais difundido globalmente (1). O DENV é classificado em 4 sorotipos, DENV-1–4, cada um compreendendo vários genótipos e linhagens (2). A infecção secundária com um sorotipo heterólogo pode aumentar a gravidade da doença através do aumento dependente de anticorpos (3).

Em África, a incidência de DENV aumentou acentuadamente (4). Embora a malária continue sendo a doença febril dominante, as mudanças climáticas podem estar aumentando a adequação para os arbovírus transmitidos por mosquitos Aedes no continente. Em Angola, a dengue tornou-se uma doença de notificação em 2017. A vigilância molecular confirmou anteriormente a circulação do DENV-1 (2013) (5) e do DENV-2 (2018) (6). Em abril de 2024, quatro casos suspeitos de dengue na província de Luanda relatados ao Ministério da Saúde de Angola provocaram uma investigação de surto.

Confira a matéria completa no nosso site: WWW.INIS.GOV.AO

INIS/CISA, destaca-se mais uma vez em Artigo Científico sobre :Emergência do Sorotipo 3 do Vírus da Dengue, Linhagem III...
12/12/2025

INIS/CISA, destaca-se mais uma vez em Artigo Científico sobre :

Emergência do Sorotipo 3 do Vírus da Dengue, Linhagem III_B.3.2, Angola.

Foi detectado o sorotipo 3 do vírus da dengue em 11,8% (16/136) de pacientes febris na província de Luanda, Angola, durante abril e julho de 2024.

As análises genéticas revelam que a linhagem do sorotipo 3 do vírus da dengue III_B.3.2 provavelmente foi importada das Américas para Angola no final de 2022 e depois se espalhou por transmissão local.

O vírus da dengue (DENV) é transmitido principalmente por mosquitos Aedes aegypti e é o arbovírus mais difundido globalmente (1). O DENV é classificado em 4 sorotipos, DENV-1–4, cada um compreendendo vários genótipos e linhagens (2).

A infecção secundária com um sorotipo heterólogo pode aumentar a gravidade da doença através do aumento dependente de anticorpos (3).

Em África, a incidência de DENV aumentou acentuadamente (4). Embora a malária continue sendo a doença febril dominante, as mudanças climáticas podem estar aumentando a adequação para os arbovírus transmitidos por mosquitos Aedes no continente.

Em Angola, a dengue tornou-se uma doença de notificação em 2017. A vigilância molecular confirmou anteriormente a circulação do DENV-1 (2013) (5) e do DENV-2 (2018) (6). Em abril de 2024, quatro casos suspeitos de dengue na província de Luanda relatados ao Ministério da Saúde de Angola provocaram uma investigação de surto.

Confira a matéria completa no nosso site: WWW.INIS.GOV.AO

Hoje assinalamos o Dia Mundial da Luta Contra o SIDA.Unimos vozes para lembrar, apoiar e reforçar a importância da preve...
01/12/2025

Hoje assinalamos o Dia Mundial da Luta Contra o SIDA.
Unimos vozes para lembrar, apoiar e reforçar a importância da prevenção, do tratamento e da informação.

Juntos, pela vida, pela esperança e por um futuro sem estigma.

Decorreu entre os dias 18 e 19 de Novembro de 2025 nas instalações no INIS, um Workshop Consultivo , com o tema: Análise...
27/11/2025

Decorreu entre os dias 18 e 19 de Novembro de 2025 nas instalações no INIS, um Workshop Consultivo , com o tema: Análise da Situação da Resistência Antimicrobiana (RAM) em Angola.

O Workshop foi promovido pelo MINSA através do INIS, DNSP e da Direção Nacional dos Hospitais, com apoio técnico da OMS, pelo escritório regional para África e pelo Centro Colaborativo One Health.

Tiveram presentes sectores da Plataforma Nacional uma só Saúde , para avaliação e criação e criação de estratégias estratégias a resposta nacional da RAM.

O INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM SAÚDE recebeu a visita do representante da Africa CDC para debater sobre o proje...
18/11/2025

O INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM SAÚDE recebeu a visita do representante da Africa CDC para debater sobre o projecto da Vigilância
Molecular da Malária em Angola.

A vigilância molecular é fundamental para monitorar a eficácia dos medicamentos antimaláricos e adaptar as estratégias de controle à realidade do país. A monitorização genotípica do parasita é uma ferramenta crucial para detectar e prever a emergência de resistência, permitindo a implementação de medidas para preservar a eficácia dos tratamentos atuais e futuras gerações de medicamentos.

O INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM SAÚDE, esteve presente no  29º Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida (CBR...
07/11/2025

O INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM SAÚDE, esteve presente no 29º Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida (CBRA 2025) ocorreu de 5 a 8 de outubro de 2025, no World Trade Center (WTC) São Paulo.

O evento teve como tema central a “Sustentabilidade” e permitiu reunir cerca de 2,5 mil profissionais do Brasil,Angola,América Latina e outras parte do Mundo para discutir avanços científicos, éticos e tecnológicos no sector.

Em representação do INIS , esteve presente a Dra Neuza Camões dos Santos.

Esforço colaborativo internacional para entender a dengue e o ZikaUma equipe internacional lançou a rede DeZi para enten...
05/11/2025

Esforço colaborativo internacional para entender a dengue e o Zika

Uma equipe internacional lançou a rede DeZi para entender como os vírus se espalham, interagem e causam doenças em toda a África e Ásia.

A Rede Multi-Country de Imunologia e Genômica de Dengue e Zika (DeZi) é liderada pela Imperial e recebeu um financiamento básico de £ 5,65 milhões de um Prêmio de Doenças Infecciosas Wellcome Trust. Isso foi complementado por um financiamento de £600 mil da Temasek e uma contribuição de £600 mil do Instituto de Saúde Ambiental da Agência Nacional do Meio Ambiente de Cingapura através da UNITEDengue.

O programa DeZi reúne os principais institutos de pesquisa e agências de saúde pública em mais de quinze países, com coordenação através da Escola de Saúde Pública da Imperial e do Departamento de Epidemiologia de Doenças Infecciosas. DeZi integra genômica, sorologia e modelagem para revelar a carga, a transmissão e a evolução dos vírus da dengue e do Zika e traduzir as descobertas em políticas globais e nacionais.

Esta colaboração tem como visão liderar um programa colaborativo internacional que vincule pesquisas de ponta à formulação de políticas eficazes.

Dra. Jocelyne Neto de Vasconcelos, Chefe do Centro de Investigação do CISA, Angola sublinhou que
esta colaboração ajudar-nos-á a desenvolver ferramentas e competências necessárias para compreender melhor como vírus como o dengue e o Zika estão a circular na nossa região. É uma oportunidade para os cientistas em Angola e em toda a África contribuírem diretamente para a melhoria da saúde pública através de investigação conduzida localmente.

03/11/2025
O INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM SAÚDE, foi o grande anfitrião do 6• Congresso de Controlo de Qualidade Laborator...
03/11/2025

O INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM SAÚDE, foi o grande anfitrião do 6• Congresso de Controlo de Qualidade Laboratorial de Países PLP.

A Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, presidiu na passada quinta-feira, 30 de Outubro, em Luanda, a sessão de abertura do 6.º Congresso de Controlo da Qualidade Laboratorial para os Países de Língua Portuguesa (6.º CCQL-PLP).

O evento reuniu especialistas e profissionais de saúde de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Brasil e Portugal, com o objectivo de reforçar a cooperação e a qualidade dos serviços laboratoriais no espaço lusófono.

A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado para a Saúde Pública, Professor Carlos Alberto Pinto de Sousa, do Embaixador de Portugal em Angola, Francisco Alegre Duarte, de representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de delegações dos países membros da CPLP.

A Diretora-Geral do Instituto Nacional de Investigação em Saúde (INIS), Joana Morais, em seu discurso explicou que o 6• Congresso tem como objectivo reforçar a cultura de qualidade e acreditação laboratorial, promover a investigação colaborativa e estimular a inovação biomédica entre os países lusófonos.

15/10/2025
Decorreu no INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM SAÚDE uma Formação no Âmbito da implementação do rastreio das Hemoglob...
14/10/2025

Decorreu no INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM SAÚDE uma Formação no Âmbito da implementação do rastreio das Hemoglobinopatias.

Tema: Diagnóstico Hematológico e Genético das Hemoglobinopatias.

Seguindo o seguinte Fluxo de Diagnóstico:
Hematologia: Electrofores, Solubilidade, HPLC Biologia Molecular: PCR PASA e Restrição enzimática, Sequenciação do Gene HBB.

Formadoras: Luzia Inglês Samuel
Marta Chico.
Formandos: Laboratório de
Hematologia/ Biologia Molecular.

No âmbito do Programa da vigilância ambiental das águas, o Instituto Nacional de Investigação em Saúde, tem agendado um ...
13/10/2025

No âmbito do Programa da vigilância ambiental das águas, o Instituto Nacional de Investigação em Saúde, tem agendado um workshop sobre apresentação dos resultados da qualidade das águas de consumo humano produzidos nos sistemas de tratamento de água domiciliar com fins comerciais, na Provincia de Luanda.
O workshop vai realizar-se no dia 16 de Outubro de 2025, ás 8h:30, na Sala de reunião principal do Instituto Nacional de Investigação em Saúde.
O workshop tem como objectivo, debater de forma pedagógica o surgimento de sistema de tratamento de águas domiciliar comerciais.

Endereço

Rua Amílcar Cabral 96, Maianga
Luanda

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 17:00
Terça-feira 08:00 - 17:00
Quarta-feira 08:00 - 16:45
Quinta-feira 08:00 - 17:00
Sexta-feira 08:00 - 17:00

Telefone

+244934690269

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando INIS Angola publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para INIS Angola:

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram