INIS Angola

INIS Angola O Instituto Nacional de Investigação em Saúde, abreviadamente designado por “INIS” é um órg

Feliz Natal e um Ano Novo cheio de prosperidade.
24/12/2025

Feliz Natal e um Ano Novo cheio de prosperidade.

Foi Concluída  a actividade de vigilância Ambiental da pólio para 2025, nas províncias de Luanda, Icolo e Bengo, Huambo,...
17/12/2025

Foi Concluída a actividade de vigilância Ambiental da pólio para 2025, nas províncias de Luanda, Icolo e Bengo, Huambo, Huila, Benguela, Namibe Uige e Lunda Norte.

Todas as actividades planeadas para 2025, foram 100% concluídas.

1- Contenção
2- Supervisão
3- Aumento de novos sítios de colheita
4- Formação

Para o ano 2026, o objectivo é concentrar na actividade do laboratório: Melhoria estrutural e processamento de PFA, nas amostras de fezes e ambiental no laboratório de Biologia molecular, contenção e supervisão.

Em Março de 2026, o laboratório da pólio terá Visita da OMS Afro, com objectivo de verificar actividade do laboratório, armazém e sala de recepção de amostras.

NIS/CISA, destaca-de mais uma vez em Artigo Científico sobre :Emergência do Sorotipo 3 do Vírus da Dengue, Linhagem III_...
12/12/2025

NIS/CISA, destaca-de mais uma vez em Artigo Científico sobre :

Emergência do Sorotipo 3 do Vírus da Dengue, Linhagem III_B.3.2, Angola

Foi detectado o sorotipo 3 do vírus da dengue em 11,8% (16/136) de pacientes febris na província de Luanda, Angola, durante abril e julho de 2024.

As análises genéticas revelam que a linhagem do sorotipo 3 do vírus da dengue III_B.3.2 provavelmente foi importada das Américas para Angola no final de 2022 e depois se espalhou por transmissão local.

O vírus da dengue (DENV) é transmitido principalmente por mosquitos Aedes aegypti e é o arbovírus mais difundido globalmente (1). O DENV é classificado em 4 sorotipos, DENV-1–4, cada um compreendendo vários genótipos e linhagens (2). A infecção secundária com um sorotipo heterólogo pode aumentar a gravidade da doença através do aumento dependente de anticorpos (3).

Em África, a incidência de DENV aumentou acentuadamente (4). Embora a malária continue sendo a doença febril dominante, as mudanças climáticas podem estar aumentando a adequação para os arbovírus transmitidos por mosquitos Aedes no continente. Em Angola, a dengue tornou-se uma doença de notificação em 2017. A vigilância molecular confirmou anteriormente a circulação do DENV-1 (2013) (5) e do DENV-2 (2018) (6). Em abril de 2024, quatro casos suspeitos de dengue na província de Luanda relatados ao Ministério da Saúde de Angola provocaram uma investigação de surto.

Confira a matéria completa no nosso site: WWW.INIS.GOV.AO

INIS/CISA, destaca-se mais uma vez em Artigo Científico sobre :Emergência do Sorotipo 3 do Vírus da Dengue, Linhagem III...
12/12/2025

INIS/CISA, destaca-se mais uma vez em Artigo Científico sobre :

Emergência do Sorotipo 3 do Vírus da Dengue, Linhagem III_B.3.2, Angola.

Foi detectado o sorotipo 3 do vírus da dengue em 11,8% (16/136) de pacientes febris na província de Luanda, Angola, durante abril e julho de 2024.

As análises genéticas revelam que a linhagem do sorotipo 3 do vírus da dengue III_B.3.2 provavelmente foi importada das Américas para Angola no final de 2022 e depois se espalhou por transmissão local.

O vírus da dengue (DENV) é transmitido principalmente por mosquitos Aedes aegypti e é o arbovírus mais difundido globalmente (1). O DENV é classificado em 4 sorotipos, DENV-1–4, cada um compreendendo vários genótipos e linhagens (2).

A infecção secundária com um sorotipo heterólogo pode aumentar a gravidade da doença através do aumento dependente de anticorpos (3).

Em África, a incidência de DENV aumentou acentuadamente (4). Embora a malária continue sendo a doença febril dominante, as mudanças climáticas podem estar aumentando a adequação para os arbovírus transmitidos por mosquitos Aedes no continente.

Em Angola, a dengue tornou-se uma doença de notificação em 2017. A vigilância molecular confirmou anteriormente a circulação do DENV-1 (2013) (5) e do DENV-2 (2018) (6). Em abril de 2024, quatro casos suspeitos de dengue na província de Luanda relatados ao Ministério da Saúde de Angola provocaram uma investigação de surto.

Confira a matéria completa no nosso site: WWW.INIS.GOV.AO

Hoje assinalamos o Dia Mundial da Luta Contra o SIDA.Unimos vozes para lembrar, apoiar e reforçar a importância da preve...
01/12/2025

Hoje assinalamos o Dia Mundial da Luta Contra o SIDA.
Unimos vozes para lembrar, apoiar e reforçar a importância da prevenção, do tratamento e da informação.

Juntos, pela vida, pela esperança e por um futuro sem estigma.

Decorreu entre os dias 18 e 19 de Novembro de 2025 nas instalações no INIS, um Workshop Consultivo , com o tema: Análise...
27/11/2025

Decorreu entre os dias 18 e 19 de Novembro de 2025 nas instalações no INIS, um Workshop Consultivo , com o tema: Análise da Situação da Resistência Antimicrobiana (RAM) em Angola.

O Workshop foi promovido pelo MINSA através do INIS, DNSP e da Direção Nacional dos Hospitais, com apoio técnico da OMS, pelo escritório regional para África e pelo Centro Colaborativo One Health.

Tiveram presentes sectores da Plataforma Nacional uma só Saúde , para avaliação e criação e criação de estratégias estratégias a resposta nacional da RAM.

O INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM SAÚDE recebeu a visita do representante da Africa CDC para debater sobre o proje...
18/11/2025

O INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM SAÚDE recebeu a visita do representante da Africa CDC para debater sobre o projecto da Vigilância
Molecular da Malária em Angola.

A vigilância molecular é fundamental para monitorar a eficácia dos medicamentos antimaláricos e adaptar as estratégias de controle à realidade do país. A monitorização genotípica do parasita é uma ferramenta crucial para detectar e prever a emergência de resistência, permitindo a implementação de medidas para preservar a eficácia dos tratamentos atuais e futuras gerações de medicamentos.

O INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM SAÚDE, esteve presente no  29º Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida (CBR...
07/11/2025

O INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM SAÚDE, esteve presente no 29º Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida (CBRA 2025) ocorreu de 5 a 8 de outubro de 2025, no World Trade Center (WTC) São Paulo.

O evento teve como tema central a “Sustentabilidade” e permitiu reunir cerca de 2,5 mil profissionais do Brasil,Angola,América Latina e outras parte do Mundo para discutir avanços científicos, éticos e tecnológicos no sector.

Em representação do INIS , esteve presente a Dra Neuza Camões dos Santos.

Esforço colaborativo internacional para entender a dengue e o ZikaUma equipe internacional lançou a rede DeZi para enten...
05/11/2025

Esforço colaborativo internacional para entender a dengue e o Zika

Uma equipe internacional lançou a rede DeZi para entender como os vírus se espalham, interagem e causam doenças em toda a África e Ásia.

A Rede Multi-Country de Imunologia e Genômica de Dengue e Zika (DeZi) é liderada pela Imperial e recebeu um financiamento básico de £ 5,65 milhões de um Prêmio de Doenças Infecciosas Wellcome Trust. Isso foi complementado por um financiamento de £600 mil da Temasek e uma contribuição de £600 mil do Instituto de Saúde Ambiental da Agência Nacional do Meio Ambiente de Cingapura através da UNITEDengue.

O programa DeZi reúne os principais institutos de pesquisa e agências de saúde pública em mais de quinze países, com coordenação através da Escola de Saúde Pública da Imperial e do Departamento de Epidemiologia de Doenças Infecciosas. DeZi integra genômica, sorologia e modelagem para revelar a carga, a transmissão e a evolução dos vírus da dengue e do Zika e traduzir as descobertas em políticas globais e nacionais.

Esta colaboração tem como visão liderar um programa colaborativo internacional que vincule pesquisas de ponta à formulação de políticas eficazes.

Dra. Jocelyne Neto de Vasconcelos, Chefe do Centro de Investigação do CISA, Angola sublinhou que
esta colaboração ajudar-nos-á a desenvolver ferramentas e competências necessárias para compreender melhor como vírus como o dengue e o Zika estão a circular na nossa região. É uma oportunidade para os cientistas em Angola e em toda a África contribuírem diretamente para a melhoria da saúde pública através de investigação conduzida localmente.

03/11/2025
O INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM SAÚDE, foi o grande anfitrião do 6• Congresso de Controlo de Qualidade Laborator...
03/11/2025

O INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM SAÚDE, foi o grande anfitrião do 6• Congresso de Controlo de Qualidade Laboratorial de Países PLP.

A Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, presidiu na passada quinta-feira, 30 de Outubro, em Luanda, a sessão de abertura do 6.º Congresso de Controlo da Qualidade Laboratorial para os Países de Língua Portuguesa (6.º CCQL-PLP).

O evento reuniu especialistas e profissionais de saúde de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Brasil e Portugal, com o objectivo de reforçar a cooperação e a qualidade dos serviços laboratoriais no espaço lusófono.

A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado para a Saúde Pública, Professor Carlos Alberto Pinto de Sousa, do Embaixador de Portugal em Angola, Francisco Alegre Duarte, de representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de delegações dos países membros da CPLP.

A Diretora-Geral do Instituto Nacional de Investigação em Saúde (INIS), Joana Morais, em seu discurso explicou que o 6• Congresso tem como objectivo reforçar a cultura de qualidade e acreditação laboratorial, promover a investigação colaborativa e estimular a inovação biomédica entre os países lusófonos.

15/10/2025

Endereço

Rua Amílcar Cabral 96, Maianga
Luanda

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 17:00
Terça-feira 08:00 - 17:00
Quarta-feira 08:00 - 16:45
Quinta-feira 08:00 - 17:00
Sexta-feira 08:00 - 17:00

Telefone

+244934690269

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando INIS Angola publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para INIS Angola:

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram