12/12/2025
NIS/CISA, destaca-de mais uma vez em Artigo Científico sobre :
Emergência do Sorotipo 3 do Vírus da Dengue, Linhagem III_B.3.2, Angola
Foi detectado o sorotipo 3 do vírus da dengue em 11,8% (16/136) de pacientes febris na província de Luanda, Angola, durante abril e julho de 2024.
As análises genéticas revelam que a linhagem do sorotipo 3 do vírus da dengue III_B.3.2 provavelmente foi importada das Américas para Angola no final de 2022 e depois se espalhou por transmissão local.
O vírus da dengue (DENV) é transmitido principalmente por mosquitos Aedes aegypti e é o arbovírus mais difundido globalmente (1). O DENV é classificado em 4 sorotipos, DENV-1–4, cada um compreendendo vários genótipos e linhagens (2). A infecção secundária com um sorotipo heterólogo pode aumentar a gravidade da doença através do aumento dependente de anticorpos (3).
Em África, a incidência de DENV aumentou acentuadamente (4). Embora a malária continue sendo a doença febril dominante, as mudanças climáticas podem estar aumentando a adequação para os arbovírus transmitidos por mosquitos Aedes no continente. Em Angola, a dengue tornou-se uma doença de notificação em 2017. A vigilância molecular confirmou anteriormente a circulação do DENV-1 (2013) (5) e do DENV-2 (2018) (6). Em abril de 2024, quatro casos suspeitos de dengue na província de Luanda relatados ao Ministério da Saúde de Angola provocaram uma investigação de surto.
Confira a matéria completa no nosso site: WWW.INIS.GOV.AO