Nutrição , super dicas

Nutrição , super dicas Esta página tem o objectivo de melhorar a sua saúde

06/02/2021

O Ômega 3 é um dos suplementos mais recomendado por nutricionistas. Principalmente porque ele oferece diversos benefícios e promove uma melhor qualidade de vida.

- Nutrientes que agem no sistema cardiovascular com benefícios ao coração ❤
- Contribui para o funcionamento adequado do sistema nervoso;
- Previne doenças cardiovasculares e cerebrais;
- Ação anti-inflamatória e anticoagulante;
Estimula a produção do colesterol bom (HDL);
- Reduz a produção de triglicérides simples, colesterol LDL e VLDL;
- Auxilia na prevenção de alguns tipos de cânceres; Protege a retina 👁️‍🗨️

Quer saber mais? É só clicar no link http://bit.ly/35nNKmg

06/02/2021

Nutricionistas do velho oeste criam a dieta milagrosa que promete fazer você ficar com o corpo dos sonhos

06/02/2021

As Castanhas-do-Pará são Radioativas


Quando se fala em radioatividade ambiental, a grande maioria das pessoas pensa nas radiações ionizantes oriundas de usinas nucleares, de isótopos utilizados na pesquisa, na medicina e na indústria, como também nos resíduos de te**es nucleares.
Na verdade a maior parte da dose radioativa recebida por uma habitante de uma nação industrializada (cerca de 2,4 mSv/ano) é de origem natural.

Uma primeira fração dessa dose deriva da radiação cósmica (o sol e a nossa galáxia); uma segunda vem da radiação terrestre, ou seja dos raios gama emitidos pelas rochas, pelo solo e por tudo que a indústria produziu a partir dessas matérias primas: tijolos, telhas, revestimentos de gesso, cerâmica, etc.

Uma terceira fonte vem da água consumida na nossa alimentação; uma quarta é gerada pelo gás radônio presente, em concentrações muito variadas, na atmosfera, particularmente dentro de ambientes pouco ventilados.

A quinta fonte se encontra nos alimentos consumidos cotidianamente sendo, no entanto, relativamente baixa quando comparada com as outras fontes. Isso se deve ao fato que os alimentos contêm quantidades modestas de radionuclídeos naturais.

No entanto existe uma planta que, por motivos ligados a seu metabolismo, possui a capacidade de absorver rádio do solo e concentrá-lo em seus frutos. Trata-se da famosa Castanha do Pará.
Mediamente, a castanha apresenta uma concentração de Rádio-226 de 41 Bq/kg, mais 25 Bq/kg de Rádio-228.
Esses valores foram obtidos no nosso laboratório e correspondem aqueles relatados na literatura científica internacional.

Os nutricionistas e os médicos, que justamente recomendam o consumo desse fruto devido ele ser rico em ácidos graxos Omega-3, desconhecem o perigo potencial ligado ao seu alto conteúdo de rádio.
Enquanto o consumo for limitado a, digamos, duas castanhas por dia (=10 g) a dose resultante será mínima. Mas no caso em que sejam ingeridas vinte castanhas diariamente, simples cálculos dosimétricos levam ao resultado seguinte:

Dose = 1 mSv/ano.

Ou seja uma dose que sozinha representaria quase a metade da dose total gerada por todas as outras fontes juntas.
Sem contar que, sendo o rádio um elemento quimicamente semelhante ao cálcio, terá a tendência a se fixar nos ossos podendo, durante os anos seguintes, desencadear um sarcoma ósseo, de difícil tratamento.

Em conclusão: sim às castanhas do Pará, mas sem exagerar. Duas ou três por dia são suficientes e saudáveis. Aumentar a dose não irá trazer mais benefícios e será um perigo pela saúde de quem as consome.


BIBLIOGRAFIA

Penna Franca et al. Health Phys., 14, 95 (1968)

ICRP, Doses to Members of the Public from Intake of Radionuclides. International Commission on Radiological Protection, Pergamon Press, Oxford (1993)

06/02/2021

PLOS ONE: an inclusive, peer-reviewed, open-access resource from the PUBLIC LIBRARY OF SCIENCE. Reports of well-performed scientific studies from all disciplines freely available to the whole world.

06/02/2021

Arsênico em Produtos Derivados do Arroz para Pacientes com Doença Celíaca
O arroz pode conter o metal pesado arsênico, o que não chega a ser um problema em países desenvolvidos, pois eles consumem pouco arroz. Contudo, a situação é diferente para pacientes com doença celíaca, que frequentemente passam a consumir alimentos derivados do arroz para evitar o glúten. Cientistas espanhóis descobriram quantidades significativas de arsênico em alguns destes produtos. Os resultados do estudo foram publicados na “Food Additives & Contaminants” e na “Journal of Food Science”.

Pesquisadores da Universidade Miguel Hernández de Elche examinaram a presença de arsênico em alimentos derivados do arroz para pacientes com doença celíaca, como farinha, pão, leite, doces, massa e cerveja. Em alguns destes produtos, eles encontraram quantidades consideráveis de arsênico total chegando a 120 μg/kg e 85,8 μg/kg de arsênico inorgânico. Excluindo outros componentes, a quantidade de arsênico encontrada apenas no arroz variou até 235 μg/kg de arsênico total e 198 μg/kg de arsênico inorgânico.

Com base nisto, os cientistas calcularam a quantidade de arsênico inorgânico, mais perigoso, que pacientes com doença celíaca consomem por dia. Eles determinaram um nível de 0,45 e 0,46 microgramas por quilo de peso corporal para mulheres e homens pesando 58 e 75 kg, respectivamente. No caso de crianças com até cinco anos de idade, estes números foram ainda mais elevados variando entre 0,61 e 0,78 μg/kg.

A autoridade europeia de segurança alimentar (EFSA) estabeleceu em 2009 que há evidências indicando que a ingestão diária de 0,3 a 8,0 microgramas por quilo de peso corporal aumenta o risco de desenvolver câncer de pulmão, pele ou bexiga. Os valores estimados pelos cientistas espanhóis variam dentro deste intervalo. “Estes números mostram que não podemos afastar o risco à saúde de pessoas que consomem estes tipos de produtos”, disse a coautora Angel Carbonell.

Artigo completo em PDF: http://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/19440049.2014.933491

06/02/2021

Deixa tua di

Send a message to learn more

06/02/2021

Qu

06/02/2021

Endereço

Luanda

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Nutrição , super dicas publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram

Categoria