21/09/2022
“A busca por alimentação de precisão em aves”
As galinhas geralmente são mantidas em bandos ou sistemas de gaiolas habitacionais em grupo, não como pássaros individuais. No entanto, números de produção melhores e mais eficientes com menor excreção devem ser possíveis quando as aves forem alimentadas de acordo com suas necessidades individuais. A alimentação de precisão parece ser a resposta e não é irreal, de acordo com a professora Laura Star. As soluções práticas estão em andamento.
"Devemos repensar a maneira como alimentamos aves", diz Laura, professora de alimentação de precisão e agricultura de aves sustentáveis da Universidade de Ciências Aplicadas de Aeres, em Dronten, na Holanda. Além disso, Laura é pesquisadora sênior do Schothorst Feed Research Institute em Lelystad, na Holanda.
“Nos atuais sistemas de produção comercial, as aves geralmente são mantidas em bandos, e não individualmente”, continua ela. “Consequentemente, a alimentação de galinhas é feita de acordo com esse sistema tradicional. Todos eles têm acesso aos mesmos recursos de fornecimento de alimentação através de sistemas de distribuição de alimentos, como correntes ou alimentadores de panela. Mas os pássaros são diferentes um do outro e, idealmente, devem ser alimentados com uma ração que atenda aos seus requisitos individuais. O objetivo é assim deixar que a ingestão de nutrientes seja o mais eficaz possível. Isso não é apenas uma questão de usar ingredientes de alimentação de maneira eficaz e, portanto, economizar nas despesas. Ainda mais importante é minimizar a excreção de nitrato e fósforo. Afinal, eles colocam um fardo pesado no meio ambiente. Particularmente em áreas densamente povoadas, isso é realmente um problema. ”
Dividir a alimentação no lugar
Outro bom exemplo é a alimentação separada de machos e mulheres em fazendas criadoras. Simplesmente, os homens são completamente diferentes das mulheres. Por causa de seus tamanhos diferentes, não é muito difícil alimentá -los separadamente. Geralmente, um alimentador de corrente com um dispositivo, como uma grelha ou um tubo na parte superior da sarjeta, é usado apenas para alimentar as fêmeas e impedir que os machos atinjam a alimentação das fêmeas. Os homens maiores só têm acesso a alimentadores de pan posicionados mais altos.
De volta à alimentação de camadas. A Hendrix Genetics mediu a ingestão de alimentos de camadas individuais em seu material de criação. A partir dos resultados, ficou claro que havia uma ampla gama entre a ingestão de aves individuais. Em média, a ingestão diária representava 106 gramas por pássaro, com uma variabilidade variando de 50 a 140 gramas. Com a alimentação de precisão, um pássaro com ingestão muito baixa pode se beneficiar de uma alimentação mais concentrada com um nível mais alto de nutrientes, enquanto as aves pesadas podem ser alimentadas com um nível de nutriente mais baixo. O pré -requisito, é claro, é que um nível mais baixo de nutrientes não afeta a produção de ovos. ”
Alimentação buffet
Até que ponto tudo isso é praticamente viável é outra questão. Mas a idéia é clara: para todo pássaro uma ração por seu próprio requisito. Uma opção pode ser a disponibilidade de vários recursos de alimentação na casa, permitindo que os pássaros selecionem o que se encaixa neles. Compare isso com um buffet em um restaurante, do qual se pode selecionar sua comida preferida.
“A ideia é clara: a cada pássaro uma ração por seu próprio requisito. Uma opção pode ser a disponibilidade de vários recursos de alimentação na casa, permitindo que os pássaros selecionem o que se encaixa neles. Compare isso com um buffet em um restaurante, do qual se pode selecionar sua comida preferida ”
Outra opção em aves alojadas em grupo está alimentando os pássaros individualmente. É possível que pesquisas entre pulveiras criadoras de fixação, realizadas pelo Dr. Martin Zuidhof, na Universidade de Alberta, no Canadá, deixaram claro que alcançar uma alta uniformidade entre os pássaros é possível. O Zuidhof criou um sistema durante a criação, no qual as galinhas de frango estão carregando um chip através do qual são reconhecidas pelo sistema de alimentação. Uma vez que entram em uma estação de alimentação de precisão, eles recebem o volume de alimentação que merecem. Assim, é possível alcançar uma uniformidade do rebanho de 97-98 %. Com isso, é possível alimentar um rebanho uniforme durante o período produtivo. Por outro lado, deve -se ser questionado se é uma maneira natural de "criar" pássaros do mesmo tamanho em um rebanho. Afinal, em toda população de uma espécie, existem diferenças de tamanho e forma dos indivíduos.
Em rebatidas de frango, é mais complicado alimentar individualmente os pássaros. Afinal, a vida útil deles é bastante curta. Uma idéia pode ser monitorar uma série de aves individuais e, portanto, com base na média desses achados, proporcionar uma ração a todo o rebanho. Outra opção pode ser fornecer diferentes tipos de ração, como em camadas alojadas em grupo. ”
Em suma, muitas perguntas sobre alimentação de precisão em aves ainda estão abertas. Laura Star e sua equipe seguirão gradualmente em frente, no entanto, para eventualmente desenvolver sistemas que são praticamente viáveis. O objetivo continua a melhorar a eficiência da nutrição nas aves.