20/11/2023
e
A anorexia é um transtorno alimentar caracterizado por um medo intenso de engordar e preocupação exagerada com o peso. A pessoa se olha no espelho e enxerga a imagem refletida, com exagerada percepção, se enxerga gorda, mesmo que esteja muito magra.
Esse medo de engordar leva a pessoa a fazer enumeras dietas inadequadas, jejuns e praticas de exercícios físicos intensos e ainda utilizar outros métodos impéricos, fantasiosos e milagrosos para emagrecer.
A característica mais marcante da anorexia é a magreza exagerada, que pode chegar a um grau de desnutrição extrema chamada de caquexia.
Pessoas com anorexia também podem desenvolver bulimia, como consequência desse transtorno e compulsão de ter o corpo ideal.
A anorexia está associada a um perfeccionismo exagerado, ansiedade e comportamentos maniacos obsessivos.
Esses comportamentos de buscas de milagrosas dietas, podem desenvolver um grau de desnutrição extrema, chamada de caquexia.
Pessoas com anorexia também podem desenvolver bulimia, como consequência desse transtorno.
A anorexia é causada por distúrbios psicológicos em que a pessoa afetada, mesmo sendo magra, se vê gorda e, desejando emagrecer ainda mais, cria inapetência alimentar, resultando consequentemente em redução do peso corpóreo.
Esse transtorno alimentar que ocorre com frequência em adolescentes ou até pessoas maduras, que cultuam a magreza, o que resulta em sérias complicações para a saúde, como desnutrição, desidratação, infertilidade, queda do cabelo, queda da pressão arterial, problemas na visão, podendo até levar à morte, se não for tratada a tempo.
A bulimia é um distúrbio alimentar caracterizado pela ingestão compulsiva de grandes quantidades de alimentos num curto espaço de tempo, seguida de vômitos induzidos, uso de laxantes e diuréticos, jejuns prolongados e prática exagerada de atividade física para não engordar.
Na maior parte dos casos, a bulimia atinge mulheres que estão dentro do peso ideal, mas que são obcecadas com o corpo e por isso seguem dietas muito rigorosas.
De fato, a bulimia não é marcada pela magreza exagerada das pessoas, como ocorre na anorexia, estando mais relacionada com baixa autoestima e sintomas depressivos.
A bulimia é uma compulsão alimentar, que por sensação de culpa, pode levar a seguidas náuseas e vômitos induzidos, uso de laxantes e diuréticos, jejuns prolongados e prática exagerada de atividade física para não engordar.
Na maior parte dos casos, a bulimia atinge mulheres que estão dentro do peso ideal, mas que são obcecadas com o corpo e por isso seguem dietas muito rigorosas.
De fato, a bulimia não é marcada pela magreza exagerada das pessoas, como emagrecer em pouco tempo, sem que ocorra transtornos como a anorexia, estando mais relacionada com baixa autoestima e sintomas depressivos.
A bulimia pode ser causada por diversos fatores, entre eles, citamos os transtornos psicológicos, onde o indivíduo tem obsessão por dieta e física perfeita, mas come descontroladamente e sente-se depressivos por exagerar nas calorias ingeridas.
Algumas situações que levam a esses transtornos:
-Predisposição genética;
-Insatisfação com o próprio corpo;
-Preocupação obsessiva com a forma física;
-Pressões sociais e familiares estão entre as principais causas de bulimia.
Podendo ainda desenvolver,Dismorfia corporal (ou Síndrome da Distorção da Imagem) é um transtorno psicológico que faz com que o indivíduo se incomode profundamente com “defeitos imaginários” ou triviais de seu corpo.