07/05/2021
O saber não ocupa espaço.👌🌻
INTRODUÇÃO A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Sejam bem-vindos ao curso de "Inteligência Emocional" e esperamos que seja de grande proveito para todos. O curso terá duração de 15 dias contando a partir de hoje.
Bem, nós somos o uma organização social, cujo objectivo é promover o ensino e o desenvolvimento pessoal de todos estudantes.
Este curso está ser ministrado por três professores: Abraão Bule, Eduardo Caputo e João Tchaly (Fundadores da organização) que sempre estarão aqui para colmatar as possíveis e eventuais dúvidas afim de facilitar o processo de ensino e aprendizagem.
Em um mundo cada vez mais competitivo quando o assunto é trabalho e reconhecimento, quem realmente tem inteligência emocional tende a ganhar destaque, e sair na frente da concorrência.
Neste curso vás aprender às melhores formas para se tornar uma pessoa melhor.
Um curso de Inteligência Emocional tem como objetivo de preservar a nossa saúde mental e desenvolver habilidades como resiliência, empatia, colaboração e comunicação. Para tal, destacamos os seguintes temas:
1- Os 5 pilares da inteligência emocional;
2- O caminho até a Inteligência Emocional e as principais contribuições para a IE;
3- As 5 dimensões da IE segundo Daniel Goleman;
4- História da emoção;
4- O lider emocionante saudável;
Entre outros temas.
COMO TIRAR PROVEITO DESTE CURSO
Para tirar proveito deste curso o estudante deve fazer o seguinte:
1- Deves sublinhar sempre as ideias que lhe pareçam mais relevantes;
2- Aproveite todas as oportunidades para usar as técnicas aconselhadas. Só se aprende bem aquilo que se pratica;
3- Discuta o conteúdo deste curso com outras pessoas interessadas no assunto.
HISTÓRIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Edward Thorndike, em 1920, usou o termo “Inteligência Social” para descrever a habilidade de se relacionar com outras pessoas.
Howard Gardner, em 1983, num tempo que só se falava em QI, apresentou uma proposta, que pressupunha existir não apenas uma única inteligência, mas Múltiplas Inteligências. Na teoria das inteligências múltiplas, Gardner iniciou aideia de incluir tanto os conceitos de inteligência intrapessoal, como interpessoal. Para este, os indicadores de inteligência como o Q.I não explicam inteiramente a capacidade cognitiva.
O termo “inteligência emocional” foi utilizado pela primeira vez em 1990, por dois psicólogos, Peter Salovey e John Mayer. O termo foi aplicado em um artigo para apresentar-se como uma subclasse da inteligência social, das quais as habilidades estariam relacionadas ao “monitoramento dos sentimentos e emoções em si mesmo e nos outros, na discriminação entre ambos e na utilização desta informação para guiar o pensamento e as ações”, (Mayer e Salovey, 1990).
PETER SALOVEY E JOHN MAYER
Entre 1994 e 1997 procedeu-se o fenômeno da popularização da IE, especialmente quando Daniel Goleman (1996), lançou o livro intitulado "Emotional intelligence", ocasionando a ampliação e a "mudança" da definição da IE (em especial na mídia e literatura popular), que a partir de então passou a incluir aspectos da personalidade.
O QI (quociente de inteligência) te garante o emprego, já a Inteligência Emocional garante a sua promoção e a falta dela fará com que você seja demitido.
Um conceito proposto pelo psicólogo estadunidense Daniel Goleman, a inteligência emocional se refere à capacidade que cada um tem de entender e administrar os próprios sentimentos, bem como de compreender os sentimentos dos outros. Está diretamente ligada à maneira como alguém lida com as emoções e se relaciona com as pessoas ao seu redor.
A inteligência emocional é imprescindível para preservar a saúde mental ao enfrentar situações de adversidade. Logo, ela faz muita diferença para quem está passando por transformações importantes em sua vida.
Ela se aplica a todas as instâncias da vida. Ao começar um novo emprego ou ser demitido, ao sair da casa dos pais ou se mudar para outra cidade, seja qual for a situação, a inteligência emocional sempre torna mais fácil superar os desafios que surgem pelo caminho.
Quantos de nós já passaram por situações constrangedoras com o chefe gritando a plenos pulmões que alguma coisa estava errada. Esse descontrole emocional é que devemos evitar.
ENTÃO, ESSA FOI A NOSSA AULA INTRODUTÓRIA E ESPERAMOS QUE TENHAM GOSTADO
- Fiquem ligados às proximas aulas, de segunda à sexta pelas 18 horas
Obs: Todo mundo que participa do curso deve comentar em todas as aulas para conhecermos todos e ver os que realmente têm participado.
EBFF- "Tudo pelo nosso bem académico"