19/02/2024
_*ONDE ESTÁ O ERRO DE ANGOLA?*_
*(Reflexão)*
👉🏿 Muitos atribuem o estado lastimável em que se encontra a nossa querida ANGOLA ao partido no poder, outros a um partido da oposição, outros ainda aos ocidentais, às potências mundiais, ao colono português, ou talvez ao diabo, enfim, talvez até todos estejam de alguma maneira certos, talvez cada uma destas entidades tenha contribuído para o estado actual, umas mais do que as outras, obviamente.
E nós, simples cidadãos, qual é a nossa porção da responsabilidade?
Sim!
Nós “estudantes” que não estudamos, só cabulamos, mas queremos diplomas?
Nós, professores/directores de escolas que deixamos passar estudantes que não deveriam, seja por amiguismo, parentesco ou dinheiro?
Nós, polícias que deixamos escapar criminosos, seja por amiguismo, parentesco, medo ou o brilho do vil metal? Que não multamos o condutor que põe em risco a vida dos outros? Que “vendemos” cartas de condução?
Nós, médicos/enfermeiros que não lutamos para salvar uma vida como juramos?
Nós, trabalhadores desonestos que enganamos o patrão? Que “bisnamos os mambos no salo”? Que chegamos tarde e saímos cedo? Que inventamos óbitos para não “bumbar”? Que mesmo estando no “salo” não “bumbamos”?
Nós, condutores sempre apressados, que não respeitamos os sinais de trânsito? Que não respeitamos outros condutores na via?
Sim!
Nós, que subimos lancis e passeios para não fazer retorno mais adiante?
Nós, magistrados que favorecemos os culpados nos tribunais? Que penalizamos os inocentes?
Nós, vizinhos que não respeitamos as regras de boa convivência? Que não pagamos as taxas de condomínio? Que não preservamos e cuidamos do espaço em que vivemos?
Nós, que sujamos as cidades? Que deitamos lixo no chão? Que destruímos o património público e fugimos? Que rompemos postes de iluminação e não pagamos?
Nós, que trabalhamos em empresas que prestam serviços ao público e fazemos mal o nosso trabalho?
Sim!
Nós da ENDE, EPAL, INEA, etc? Não temos culpa na falt