21/10/2021
Se o teste de DNA fosse barato, Angola estaria num CAOS de HOMICÍDIOS e SUICÍDIOS.
Muitas pessoas desejam fazer esse exame para sanar alguma dúvida com relação a algum parente. Pode ser um irmão, um filho ou até mesmo entes queridos. O teste de ADN também serve para verificar certas doenças.
A realização do teste para investigação de paternidade pode ser realizado em três módulos, de acordo com a escolha e as necessidade dos solicitantes:
Exame TRIO
O exame TRIO ocorre quando há necessidade da colecta de material biológico da mãe, do filho(a) e do suposto pai. A coleta é realizada, obrigatoriamente, na presença dos três, e não há a necessidade de jejum. Mãe, filho(a) e suposto pai precisam apresentar seus documentos de identificação. Quando a mãe e/ou o suposto pai forem menores de idade, também deve haver autorização e cópia do documento do responsável legal.
Exame DUO
O exame DUO ocorre quando há a necessidade de se colectar material biológico somente do filho(a) e do suposto pai. Este tipo de colecta pode ser realizada, apenas, caso a criança seja registrada em nome do suposto pai (comprovado através de certidão de nascimento) ou com autorização e cópia do documento de identificação da mãe ou responsável legal da criança. Neste último caso, o responsável deve presenciar a colecta ou encaminhar declaração de consentimento. Em todas as situações, é necessário o encaminhamento da cópia da documentação de identificação de todos os envolvidos. Quando o filho é maior de idade, não é preciso autorização. Neste tipo de exame também não é preciso fazer jejum.
Exame de Reconstrução
O exame de reconstrução ocorre quando o suposto pai já é falecido. Neste caso, é necessário apresentar a certidão de óbito. O exame pode ser feito sem que a pessoa esteja em jejum. Tanto a mãe quanto o(a) filho(a) devem apresentar seus documentos de identificação.
Como funciona um exame de DNA?
A Medicina teve significativos avanços, em se tratando da eficácia e da qualidade