26/09/2020
Partilha em seus grupos e partilha conhecimentos.
-----------------------------------
Exame Papanicolau.
-------------------------------
O exame Papanicolau, também conhecido como preventivo, é um teste ginecológico fundamental para a saúde das mulheres, sobretudo, a partir do momento em que se inicia a vida sexual.............................................
Ele tem como objetivo detectar alterações e doenças no colo do útero, como inflamações, lesões provocadas pelo Papilomavírus Humano (HPV) e o câncer do colo do útero, o terceiro tumor maligno mais frequente na população femenina...............................................
O que é o exame papanicolau?
O exame Papanicolau é um teste bem simples e rápido que colhe células do colo do útero para serem analisadas em um laboratório.
Como já explicamos acima, seu principal objetivo é a prevenção contra o câncer de colo de útero.
O nome “Papanicolaou” é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século.................................................
Por que o exame papanicolau é importante para a saúde feminina?............................................
O exame Papanicolau é a principal estratégia para detectar lesões ou alterações do tecido uterino ocasionadas pelo HPV precocemente, além de possibilitar o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher apresente sintomas..............................................
Além do mais, o papa, carinhosamente conhecido assim, também identifica algumas infecções va**nais, como:
candidíase;
tricomoníase;
vaginose bacteriana por Gardnerella va**nalis.
Doenças sexualmente transmissíveis como:
clamídia;
gonorreia;
sífilis;
HPV..............................................
Além de avaliar a saúde do colo do útero e a presença de cistos de Naboth, pequenos nódulos que costumam ser formados em virtude do acúmulo de líquido liberado por glândulas presentes no colo do útero.................................................
Como é feito?....................:.........................
O exame Papanicolau é simples, rápido e realizado no próprio consultório do ginecologista.
A mulher se deita em posição ginecológica, com as pernas elevadas e apoiadas por um suporte, enquanto que, para a coleta do material, o ginecologista introduz na va**na um instrumento chamado espéculo, aparelho que lembra um bico de papagaio.
Logo após, o médico faz a inspeção visual do interior da va**na e do colo do útero, e em seguida provoca uma pequena escamação da superfície externa e interna do colo do útero com uma espátula de madeira e uma escovinha.
------------------------------
Neste momento, é comum sentir desconforto ou sensação de pressão no interior do útero.
Assim que as células são colhidas, são colocadas em uma lâmina e enviadas para análise em laboratório especializado em citopatologia.
------------------------------
Quem deve e quando fazer o exame papanicolau?
-----------------------------
O exame Papanicolau é indicado para mulheres que iniciaram a vida sexual, até os 65 anos, tendo prioridade a faixa etária dos 25 aos 65 anos.
Cabe ressaltar que o papanicolau também pode ser feito por mulheres virgens após os 21 anos, com objetivo de avaliar o colo uterino e identificar possíveis alterações.
Mas, nestes casos, deve-se utilizar material especial e seguir a orientação do médico.
Inicialmente, esse exame deve ser realizado anualmente. Porém caso o resultado apresente normalidade na estrutura do útero por 2 anos seguidos, o exame pode ser realizado a cada 3 anos.
Essa recomendação acontece em função da evolução lenta do câncer de colo de útero, permitindo que as lesões pré-cancerígenas e cancerígenas sejam identificadas de forma precoce e o tratamento possa ser iniciado em seguida.
Mulheres com 64 anos ou mais, que nunca fizeram o Papanicolau, deve realizar dois exames com intervalo de 1 a 3 anos entre eles.
No caso de mulheres com lesões indicativas de câncer de colo de útero, o acompanhamento é feito semestralmente.
Gestantes podem fazer o exame papanicolau até o quarto mês. É recomendado que ele seja realizado na primeira consulta de pré-natal, caso a mulher não o tenha feito recentemente.
O exame é seguro para o bebê, uma vez que não atinge o interior do útero nem o feto.
É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.
--------------------------------
Como interpretar os resultados?
-------------------------------
Após a avaliação minuciosa no laboratório, que dura alguns dias, o paciente recebe o laudo. O exame vai apontar os fungos e as bactérias encontrados na amostra, além de classificar as eventuais anormalidades observadas nas células, podendo ser:
Classe I: o colo do útero está normal e saudável;
Classe II: presença de alterações benignas nas células, que normalmente são causadas por inflamação va**nal;
Classe III: inclui NIC 1, 2 ou 3 ou LSIL, o que significa que existem alterações nas células do colo do útero e o médico poderá prescrever novos exames para procurar a causa do problema, que pode ser o HPV;
Classe IV; NIC 3 ou HSIL, que indicam um provável início do câncer de colo de útero;
Classe V: presença de câncer de colo de útero.
Amostra insatisfatória: o material colhido não foi adequado e o exame não pode ser realizado.
Além de servir para a detecção de lesões precursoras do câncer do colo do útero e da infecção pelo HPV, o Papanicolau indica se você tem alguma outra infecção que precisa ser tratada.
----------------------------------------
Elaborado por: AlexandreNambalo@
.