10/11/2025
"Por que ele morreu... se já parecia melhorar?"
"Como assim morreu, se o quadro dele/a já estava melhor?"
Você já proferiu essas palavras diante da morte de um ente-querido, ou, pelo menos, já ouviu alguém fazer esse questionamento?
Se sua resposta for sim, nós lamentamos, pois perder um ente-querido que já parecia melhorar é realmente muito chocante e doloroso.
Mas... por que isso acontece? Por que é muito comum pessoas que aparentemente parecem já melhorar, e de repente, acabam por falecer?
É um fenómeno estranho, porém real. Conhecida como "melhora antes da morte", ou ainda "espiral terminal", esse é um acontecimento do qual a pessoa hospitalizada ou doente, aparentemente começa a mostrar melhorias do seu quadro clínico, reacendendo a esperança dos familiares sobre sua saúde. Porém, em pouco tempo, e repentinamente o doente volta novamente em estado crítico, culminando mesmo com o seu falecimento.
A ciência médica ainda não encontrou uma explicação evidente para esse fenómeno, e por isso continua sendo um mistério tanto para as famílias quanto para os especialistas.
Você já teve essa experiência com alguém próximo?
Você se encontra de luto?
Não sofra sozinho/a. A busca por um psicólogo nesse momento pode ser útil e beneficioso para si, sua saúde e sua família.
Quando não ultrapassado, o luto pode desencadear sérios problemas de saúde mental como insónias, ansiedades e depressão, assim como provocar sintomas físicos desde dores de cabeça, fadiga, dores no corpo, dores intestinais, perda de apetite sexual e outros.
Gostaria de marcar uma consulta Psicologia?
Aguardamos por si.