16/08/2023
Crises de tosse são bem incômodas. Se o seu filho está a tossir com frequência, talvez seja a hora de procurar um médico.
A tosse das crianças tem origens diferentes da que acomete os adultos. Isso porque o sistema respiratório delas está em maturação ainda. Por esse motivo, se persistir, a tosse deve ser tratada o quanto antes.
A tosse nas crianças podem comprometer o sono, se tornar mais potente durante as noites e resultar em chiados e outros ruídos ao respirar.
Conheça os tipos de tosse que atingem as crianças:
Tosse seca
Geralmente se agrava durante a noite. Não tem muco e o som dela é abafado. Alergias, asma ou a recuperação do organismo quase sempre são a causa dela.
Tosse produtiva
É aquela que produz muco. Febre, dores de cabeça e moleza pelo corpo quando a acompanham estão relacionados a resfriados, gripes, bronquite, pneumonia e outras doenças infecciosas.
Tosse alérgica
Seca e que irrita muito, essa tosse pode ter origem em alergias. Retirar do agente que causa a alergia e medicações devem curá-la.
Tosse asmática
Seca, com chiado quando a criança quer puxar ar e aperto no peito são as suas características. A asma é uma doença grave e deve ser tratada para que haja melhora na qualidade de vida.
Tosse aguda
Surgem rapidamente e têm como característica durar poucos dias. Um quadro viral, como resfriado ou gripe, é quase sempre o responsável por ela.
Tosse crônica
Ao contrário da aguda, dura muitas semanas, e pode ultrapassar um mês até. Asma, bronquite, pneumonia e até tuberculose podem ser as responsáveis pelos quadros de tosse prolongada.