27/08/2025
Desde 1998 comemoro essa data que não é meramente simbólica, são 27 anos formado e ainda exercendo. É uma data que ajuda a classe relembrar quando passamos a ter a legitimidade profissional no Brasil; e isso foi há 63 anos.
Arrependimentos? Não de forma alguma, pois tive o privilégio de escolher a profissão, de fazer inserção profissional, pude ensinar, orientar e ajudar algumas pessoas em trabalhos para conclusão de cursos e disciplinas. Ainda na ativa? Sim, apesar de algumas pessoas pensarem que desisti, ou porque não sou muito adepto de exposição digital, embora eu reconheço que hoje é um mal necessário. Amigos (as) no ofício? Sim, alguns da graduação, pós graduação que são amizades que carregarei para todo sempre, apesar da vida estar extremamente corrida e nos vermos pouco. O que me fez resistir? Apesar das dificuldades, de não estar bem de grana (e quem está? pouquíssimos), da descrença por parte da sociedade em nosso trabalho, apesar do medo e ignorância das pessoas se cuidarem; o que me fez resistir pode ser sintetizado na seguinte frase: " Quando a razão for insuficiente para responder e justif**ar o porquê das coisas, busque no AMOR as respostas, pois nele sempre os "porquês" sempre serão respondidos."
À todos familiares, amigos de Classe, professores pacientes e clientes f**a a aqui meu agradecimento. Eu não construí minha carreira só; sem vocês acreditarem em mim eu não estaria aqui.
Feliz Dia do Psicólogo.