28/12/2021
Se você é aquele tipo de pessoa que tem orgulho de fazer dez coisas ao mesmo tempo… esse post também é pra você.
Como anda a sua capacidade de atenção? O seu foco? Você, realmente, consegue se concentrar em dez coisas ao mesmo tempo? 😳
Entenda que os verbos fazer/realizar e concentrar possuem significados diferentes. É importante pensarmos nas diferenças.
Hoje, recebi essa aspas por uma mensagem privada: “não tenho tempo nem de respirar”.
Quando alguém me fala isso, eu tenho, por hábito, fazer uma provocação em tom de brincadeira: - Sério?! Como você está vivo?
Parece bobo, mas mesmo que não paremos para pensar na nossa respiração (e na influência que ela tem em nossos processos de comunicação), não devemos repetir que “não temos tempo de respirar”. Respiramos todo o tempo da nossa existência.
O “clássico não tenho tempo disso ou daquilo” é o tipo de frase que, quando priorizamos uma comunicação mais saudável e empática, podemos descartar sem medo algum.
Colocamos tempo nas nossas prioridades. E se não colocamos… por quê classificamos como prioridade algo que não está merecendo o nosso tempo?
Eu poderia ficar em looping aqui levantando reflexões que cabem para todos nós. No entanto, vou contar uma historinha rápida (e pessoal) para encerrar…
Eu já fui essa pessoa de dizer “estou sem tempo”. E também de ter orgulho de “girar dez, vinte, trinta pratos” ao mesmo tempo. Na TV, durante uma época, meus colegas de trabalho me chamavam de “parabólica”, porque diziam que eu tinha capacidade de captar informações de diferentes canais ao mesmo tempo (estúdio, produção, monitores, equipe…).
O que me fez mudar?
Um episódio de saúde. Aliás, muitas mudanças acontecem na “porrada”, não é verdade?! Mas, não é preciso. Você pode aprender sem sentir dor.
Eu perdi subitamente a audição direita, há poucos anos. E foi esse episódio que me fez ressignificar o meu tempo, as minhas prioridades e, especialmente, o que merece a minha atenção.
Se ganhei qualidade de vida? Muita.
E o papo é longo…
Vou te contando aos pouquinhos por aqui.