23/04/2018
Chegou a hora de visitar o dentista!
Quando deve levar o seu filho pela primeira vez ao dentista:
A higiene oral será um dos temas abordados nas consultas de saúde infantil, logo nos primeiros meses de vida do seu bebé.
A partir dos 2-3 anos, o seu filho deverá ter consultas regulares com um dentista, por forma a acompanhar todos os estádios de desenvolvimento da dentição, semestralmente ou de acordo com o conselho do seu dentista. Quando for necessário e apropriado deverá fazer exames radiográficos.
O que acontece na primeira visita do seu filho ao dentista:
A dentição pode apresentar variações de tamanho, forma, estrutura, número, cor e formação das estruturas dentárias. Assim, na primeira consulta, o dentista vai verificar se tudo está a crescer e a desenvolver-se de uma forma correta. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado das alterações de desenvolvimento que se vão instalando são essenciais para que se consiga uma harmonia da oclusão, da funcionalidade (mastigação e fala) e também da estética.
O que fazer quando o seu filho tem medo do dentista:
Ter medo do dentista é uma reação absolutamente natural para algumas crianças, uma vez que estão num lugar "estranho", rodeadas de máquinas e instrumentos pouco familiares, ruídos e odores diferentes. Alguns conselhos para evitar que o seu filho fique ansioso com a visita ao dentista:
- Quando for ao dentista, leve o seu filho consigo; assim irá transformar a ida ao consultório num hábito familiar para a criança.
- Não demonstre ansiedade durante as suas consultas no dentista, pois a criança apercebe-se e copia o seu comportamento.
- Leve o seu filho ao dentista regularmente, pois as crianças que só vão ao dentista quando surgem problemas rapidamente começam a associar a ida ao consultório com más notícias acerca dos seus dentinhos. Para além disso, visitas de rotina são a melhor maneira de detetar os problemas antes que estes se tornem dolorosos ou precisem de tratamento.
- Se o seu filho já for crescido, converse com ele e descubra exatamente de que é que tem medo, para que lhe possa transmitir segurança e explicar os procedimentos aos quais vai ser submetido.