Maitê Ferreira

Maitê Ferreira Espero te incentivar a se conhecer melhor, para fazer escolhas melhores, do seu jeito. E para lidar bem com o que não se pode escolher.

Meu trabalho envolve oferecer sessões de terapia individuais ou em casal, organizar e facilitar grupos terapêuticos e de estudos, fazer curadoria e produção de conteúdos relevantes que incentivem ao autoconhecimento. Para saber mais, entre em contato comigo e marque uma conversa sem compromisso.

Talvez você tenha naturalizado que relacionamentos mais aprisionam do que fortalecem. Há diversas razões para isso: cont...
30/09/2025

Talvez você tenha naturalizado que relacionamentos mais aprisionam do que fortalecem. Há diversas razões para isso: contexto familiar, cultura padrão, histórico de experiências...

Desconstruir essas ideias não é fácil, mas é um passo fundamental para viver vínculos mais autênticos — seja na monogamia, na não-monogamia ou até no primeiro encontro consigo mesma.

Na terapia, me toca quando escuto relatos de mulheres que se sentem culpadas por quererem mais espaço. Me dói ver que se sentem mal por isso. Porém, fico muito entusiasmada em trabalhar com elas na busca por mais verdade ou simplesmente mais respeito dentro das suas relações.

Qual foi a maior mentira sobre relacionamentos que você já acreditou e depois percebeu que não fazia sentido?

Hoje é Dia da Cliente e eu não poderia deixar de dizer: que sorte a minha de ter pacientes tão incríveis!Cada encontro m...
15/09/2025

Hoje é Dia da Cliente e eu não poderia deixar de dizer: que sorte a minha de ter pacientes tão incríveis!

Cada encontro me lembra por que escolhi essa profissão: ver mulheres se transformando, se encontrando e se autorizando a viver com mais verdade. Não importa se chegam tímidas, falantes, confusas, exaustas ou cheias de perguntas — cada uma traz sua potência única.

Nesse caminho, aprendo tanto quanto ensino. Por isso, aproveito esse dia para agradecer: sou grata por me escolherem como parte da sua jornada.

E qual desses perfis você acha que mais parece com você?

Não é fácil ver quem amamos sofrendo. Não é fácil passar por períodos de sofrimento. Só que vive, sabe. Por mais que que...
12/09/2025

Não é fácil ver quem amamos sofrendo. Não é fácil passar por períodos de sofrimento. Só que vive, sabe.

Por mais que queiramos acabar logo com a dor, é necessário dar espaço para que ela exista.

Com a campanha do Setembro Amarelo, reflito sobre reconhecer, em qualquer tempo, que o sofrimento emocional é real e merece ser acolhido com seriedade e, principalmente, profissionalismo. Com a calma e o cuidado especializado que merece.

Mais do que frases bonitas, precisamos de escuta atenta, coragem para pedir ajuda e espaços terapêuticos seguros, nos quais seja possível explorar esses sentimentos sem medo de julgamento.

Espero que as dicas do post te ajudem a acolher a si e a quem ao seu lado possa estar passando por sofrimento. Por mais que queiramos buscar soluções rápidas, o melhor a fazer é acolher e orientar, estar ao lado da pessoa sem querer salvá-la (ou, pior ainda, puni-la ou julgá-la por estar em sofiment).

O que você acha que mais falta quando o assunto é falar de saúde mental de forma responsável?

Olá! Meu nome é Maitê Ferreira.Há 9 anos eu trabalho para ajudar pessoas, especialmente mulheres, a se reconectarem com ...
10/09/2025

Olá! Meu nome é Maitê Ferreira.

Há 9 anos eu trabalho para ajudar pessoas, especialmente mulheres, a se reconectarem com quem são, com quem desejam ser — não com o que esperam delas. Como psicóloga clínica, meu papel não é dar respostas prontas, nem aplacar as dores como se fossem inimigas a serem eliminadas. Mas sim, caminhar com a pessoa enquanto ela se reconstrói com verdade, autonomia, coragem e presença.

Acredito numa psicologia que respeita enquanto instiga. Que acolhe enquanto confronta os pactos silenciosos que causam sofrimento. Que celebra a coragem de ser quem se é — ainda que isso incomode o mundo.

Minha prática é também um gesto político de reconstrução de subjetividades (especialmente as femininas) livres da lógica machista, cisheteronormativa e capacitista.

A terapia oferecida por mim é um convite para você dar voz à sua verdade, mesmo aquela que foi silenciada por julgamento...
10/09/2025

A terapia oferecida por mim é um convite para você dar voz à sua verdade, mesmo aquela que foi silenciada por julgamentos ou expectativas.

Não sou uma profissional neutra; eu me engajo com sua história, me posiciono quando necessário e busco traduzir emoções e reorganizar sentidos junto com você.

Aqui, suas necessidades relacionais, seus desejos de liberdade e sua busca por autenticidade são validados e têm espaço para florescer, livres de qualquer preconceito.

Minhas sessões, realizadas online ou presencialmente, são um momento de escuta atenta e presença completa, onde você é vista e ouvida em sua integralidade.

Atendo pessoas em diferentes trajetórias — das que exploram vínculos alternativos e me procuram como psicóloga para não-monogamia, até aquelas que desejam vivenciar um processo criativo, sensorial e singular de cuidado, em uma psicoterapia criativa.

Você sabia que a terapia pode ser feita também em outros formatos além do individual?Abaixo, explico um pouco de cada um...
10/09/2025

Você sabia que a terapia pode ser feita também em outros formatos além do individual?
Abaixo, explico um pouco de cada um.

Atendimento individual
Um espaço só seu, para mergulhar no autoconhecimento, lidar com ansiedade, estresse, relações complicadas ou simplesmente se ouvir de forma mais honesta.

Atendimento para casais ou parcerias
Aqui, o foco é na relação. Um espaço seguro para falar sobre comunicação, desejo, sexualidade, conflitos e caminhos possíveis quando a relação pede novos acordos ou mais conexão.

Grupos terapêuticos
Se escutar em grupo é uma experiência transformadora: você percebe que não está sozinha nas suas dores, aprende com as histórias das outras e descobre novas formas de se relacionar.

Cada formato tem sua riqueza. O importante é entender o que faz sentido para você agora — seja olhar para si, cuidar da relação ou encontrar força no coletivo.

Qual desses formatos você sente que poderia te ajudar no momento?

Se você quiser saber mais, veja o link da bio para acessar meu site. Lá você encontra mais detalhes sobre cada uma das opções de atendimentos que ofereço.

+

O Dia Internacional das Mulheres é sobre direitos, equidade e liberdade – e a não monogamia caminha lado a lado com essa...
08/03/2025

O Dia Internacional das Mulheres é sobre direitos, equidade e liberdade – e a não monogamia caminha lado a lado com essas lutas. Ela questiona o controle sobre os corpos femininos, desmonta o mito do amor romântico como destino obrigatório e propõe relações baseadas em escolha real e consentimento.

Mas será que a não monogamia é sempre vivida de forma igual para homens e mulheres? Quais desafios ainda enfrentamos nesse modelo? 🤔

Deslize para entender como a não monogamia pode ser uma ferramenta de libertação para as mulheres! 💜

Será mesmo? Encontro com pessoas que se orgulham em dizer que sim, por não nutrirem preconceitos com relações homossexua...
03/02/2025

Será mesmo? Encontro com pessoas que se orgulham em dizer que sim, por não nutrirem preconceitos com relações homossexuais, bissexuais, mas que "fecham a cara” quando fala-se de relações consensuais que envolvem mais de uma pessoa.

A ideia de que interessar-se afetiva-sexualemente por mais de uma pessoa está tão imbrincada em nossa cultura e estrutura social, que outras possibilidades são consideradas imorais.

Inclusive, juridicamente, avançamos com o reconhecimento de uniões homoafetivas, mas ainda não é permitido tal reconhecimento para uniões de mais de uma pessoa.

E tudo isso se embasa no conceito do amor romântico: uma construção cultural que valoriza a exclusividade e a ideia de "alma gêmea".

Se pensamos que não há amor verdadeiro, conexões profundas e sentimentais (para além do s**o) em modelos de relação diferentes do padrão, se as julgamos como “promíscuas”, não permitimos que toda forma de amor aconteça e, definitivamente, não estamos sendo justas.

Amizades são fundamentais! 🌟👭Muitas vezes subestimamos o valor das amizades e das comunidades de apoio em nossa vida afe...
31/01/2025

Amizades são fundamentais! 🌟👭

Muitas vezes subestimamos o valor das amizades e das comunidades de apoio em nossa vida afetiva. No entanto, elas podem ser tão importantes quanto os relacionamentos românticos. Vamos explorar como:

1. Investimento emocional: Amizades oferecem um espaço seguro para compartilhar emoções e receber apoio incondicional.
2. Redes de suporte: Comunidades de apoio podem proporcionar recursos e conselhos valiosos, especialmente em momentos difíceis.
3. Diversidade de conexões: Ter várias fontes de apoio emocional diminui a pressão sobre um único relacionamento para satisfazer todas as necessidades emocionais.
4. Crescimento pessoal: Interagir com diferentes pessoas enriquece nossas perspectivas e nos ajuda a crescer.
5. Valorização da autonomia: Amizades saudáveis incentivam a independência e o respeito mútuo, criando um equilíbrio entre conexão e autonomia.

Como suas amizades

Registros da Roda de Conversa sobre Não-monogamia que rolou em Campinas, como ação de participação na 1a Mobilização Nac...
27/01/2025

Registros da Roda de Conversa sobre Não-monogamia que rolou em Campinas, como ação de participação na 1a Mobilização Nacional sobre o assunto!

Estamos nos organizando como movimento e quero agradecer a cada pessoa corajosa que esteve conosco fazendo história e fortalecendo a comunidade em nossa região e no país!

Em breve teremos mais divulgação de próximos eventos para mantermos aquecida a vontade de colaborar e socializar.

Gratidão especial aos perfis e pela organização e articulação das cidades no país e divulgação, com tanto empenho e atenção, cuidado.

Gratidão também pelos queridos do
Nina e Ale pelo carinho aos nos receber, no restaurante deles que é inspirador, acolhedor e cheio de comida vegana deliciosa.

Gratidão a todes! Que venha mais!

Que tal bater um papo assim gostoso com alguém!?” Vamos juntes falar sobre não monogamia? Se você tem interesse, ou mesm...
22/01/2025

Que tal bater um papo assim gostoso com alguém!?” Vamos juntes falar sobre não monogamia? Se você tem interesse, ou mesmo curiosidade pelo tema, está convidade à comparecer no 1º DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO NÃO MONOGÂMICA E POLIFAMILIAS na Boa do Dia Vegan!
Teremos uma roda de conversa muito leve e dinâmica, guiada pela psicoterapeuta Maitê Ferreira, com uma breve pauta explicativa sobre não monogamia e suas implicações.
Começaremos a roda às 17h, com previsão de se estender até as 19h ~ou até enquanto o papo tiver bom~.
Venha participar com a gente, com certeza será um domingo muito gostosinho, com boas trocas, risadas e suco de (c)limão à vontade! Rs

"Freqüentemente nossas relações dependem quase que exclusivamente de nossas próprias atitudes, mesmo que não estejamos c...
05/06/2024

"Freqüentemente nossas relações dependem quase que exclusivamente de nossas próprias atitudes, mesmo que não estejamos conscientes desse fato."(C. G. Jung, em prefácio ao livro i Ching, 1949).

É um ciclo. A maneira como nos posicionamos nas relações as impactam e as consequencias disso retornam para nós.

Como você vem agindo nos seus relacionamentos?


Adresse

Democratic Republic Of The

Site Web

Notifications

Soyez le premier à savoir et laissez-nous vous envoyer un courriel lorsque Maitê Ferreira publie des nouvelles et des promotions. Votre adresse e-mail ne sera pas utilisée à d'autres fins, et vous pouvez vous désabonner à tout moment.

Contacter La Pratique

Envoyer un message à Maitê Ferreira:

Partager

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram