Manuela Proença

Manuela Proença Terapias Naturais ::: Shiatsu ::: Reiki

11/05/2019

O leite com açafrão, também conhecido como leite dourado, é uma bebida tradicional indiana, normalmente consumida antes de dormir.

06/01/2019

Cada um de nós tem muito a aprender com os seus antepassados. A herança que recebemos costuma ser muito mais ampla do que nós imaginamos.

25/11/2018

A ENERGIA DOS FELINOS

Os gatos possuem uma conexão com o mundo mágico, invisível.
Assim como os cães são nossos guardiões no mundo físico, os gatos são nossos protetores no mundo energético.
Durante o tempo em que passa acordado, o gato vai “limpando” a sua casa das energias intrusas.
Enquanto dorme, ele filtra e transmuta esta energia. O gato pode, muitas vezes, ficar em lugares com baixa circulação de energia ou Chi vital para poder ativar esta área.
Quem já não presenciou seu gato olhando para o nada, totalmente imerso... Ele certamente vê coisas que não vemos, desde insetinhos microscópicos até seres de outras dimensões.
Muitas vezes seu gato vai para um lugar isolado da casa e começa a miar... Não é só atenção que ele quer: é uma espécie de alerta que ele está dando: a qualidade da energia daquele espaço precisa ser melhorada.
Nossos problemas, nosso stress diário é absorvido pelo gato.
Quando a barra pesa demais e o espaço está muito carregado, não raro o gato adoece.

Claro que o gato não é o único responsável pelo o equilíbrio energético do seu lar, mas ele se esforça bastante. Quando mais harmônico for seu ambiente, menos energia negativa ele precisará filtrar e conseqüentemente será mais feliz e saudável.

Quando dormimos, nossos corpos astrais separam-se do corpo físico e vão para a quinta dimensão, a dimensão sem tempo e espaço: a dimensão em que estamos durante nossos sonhos. Por falta de treinamento e preparo, na grande maioria das vezes não enxergamos essa dimensão tal como ela é, em vez disso a “mascaramos” e codificamos com nosso conteúdo psíquico e inconsciente. Os gatos muitas vezes nos acompanham nessas viagens astrais ou protegem nosso corpo astral, além de guardar o nosso quarto de espíritos indesejados enquanto dormimos. Essas são as razões pelas quais eles gostam de dormir conosco na cama.

Os gatos também monitoram nossa evolução. Durante sua convivência conosco, eles transmitem informações a dimensões superiores, servindo como radares e transmissores. Além disso, como transmutadores de energia, eles auxiliam na cura, desempenhando um papel semelhante ao dos cristais.

Os gatinhos são professores, eles ensinam a amar. Um amor livre, não submisso, respeitador do arbítrio alheio e das diferenças. Por isso tantas pessoas têm dificuldade de conviver com gatos e os acham “interesseiros”. Primeiro, você tem que conquistar a confiança de um gato. Depois, você tem que aprender a respeitá-lo. Ele vai demonstrar afeto quando realmente estiver disposto, não a hora que você mandar. Gatos emanam amor. Do ponto de vista energético, pessoas que têm alergia a gatos são pessoas que têm dificuldade de deixar o amor entrar em suas vidas.

De acordo com Caroline Connor, se há muitas pessoas na família e um único gato, ele pode ficar sobrecarregado absorvendo a negatividade de todos. É bom ter mais de um gato para dividir a carga entre eles, ainda mais nesses casos.

Se você não tem um gato, e um gatinho de rua aparece em sua vida, é porque você precisa de um gato em uma época particular. O gatinho está se propondo a ajudar você. Se você não pode acolher o gatinho, é importante que você encontre um lar para ele. O gatinho chegou até você por alguma razão que você pode não compreender a nível físico, mas você pode descobrir através dos sonhos se assim desejar. Muitas vezes o gatinho aparece, cumpre sua função e se vai.

Fique atento à forma como os gatos reagem a visitas na sua casa.
Muitas vezes eles estão tentando protegê-lo de um campo áurico negativo ou pesado.

21/10/2018

Segundo a filosofia chinesa todo mundo tem, na natureza, uma relação mais forte com um desses elementos. Qual é o seu?

17/09/2018
03/09/2018

COMO AUTODIAGNOSTICAR A MENSTRUAÇÃO

Nosso corpo nos fala através da menstruação a cada mês. A cada consulta me surpreendo constantemente quando pergunto à paciente como é a sua menstruação e ela me responde:

- Normal.
- O que é normal? Eu pergunto.
- Meus seios doem muito quando estou no período pré-menstrual, dói muito quando estou menstruada, mas quando tomo remédio, passa. E o sangue é escuro.

Por conta disso, há uma infinidade de explicações que quero que vocês saibam que não são normais.

A menstruação, assim como a ovulação, é uma função fisiológica da mulher e não deveria envolver dor ou mudanças em demais funções, como a digestiva, urinária, etc. Assim como urinar não deve doer e quando dói mostra que algo não vai bem, igualmente ocorre com a menstruação. Porém nos ensinaram desde a primeira menstruação (inclusive antes!) que a menstruação dói. Não nos preparam para vivê-la, nos preparam para sofrer com ela e jamais nos ensinaram que poderíamos ter prazer ao menstruar.

O que é uma menstruação fisiologicamente saudável? Entre 50 e 80ml por período, de dois a cinco dias no máximo, sangue vermelho vivo, começando um pouco mais escuro por conta da concentração. O sangue passa de grosso a um pouco mais líquido com o passar dos dias, não tem mau-cheiro, não tem coágulo. O sangramento começa com sangue e não com manchas. Ocorre de forma fluida, não tem interrupções ao longo do dia, não são três dias manchando a calcinha e depois cessa. Tem variações conforme peso e tamanho da mulher. Pode ser um pouco mais de sangramento ao mês sem ser patológico. Como podemos medir quanto de sangue perdemos? Usando coletor menstrual (existem muitas marcas/modelos, fácil encontrar um ao qual vc se adapte).

Na Medicina Tradicional Chinesa ensina que existem 3 órgãos principais relacionados com a menstruação:

- FÍGADO: que é o encarregado de limpar e distribuir o sangue à cada parte do corpo que se relaciona com a menstruação.
- RINS: que são encarregados pelo desenvolvimento e reprodução do corpo. Contém a nossa memória ancestral, relacionada ao nosso DNA.
- BAÇO-PÃNCREAS: encarregado de produzir sangue através dos alimentos e de conter a menstruação através da força e tônus das veias e artérias.

Falaremos das desarmonias desses três órgãos, embora na realidade todos os órgãos estão envolvidos com a menstruação. O coração, os pulmões, os intestinos, todos tem a ver com a menstruação e nela se refletem o estado de todos, mas esses 3 são os mais visíveis e fáceis de autodiagnosticar.

O sangramento e a sua relação com os órgãos:

* Sintomas dos RINS: quando a menstruação começa com manchas tons de café antes do sangramento. Quando dói durante o sangramento e a dor só passa com calor. Quando o sangramento não é vermelho e sim amarronzado, durante o dia com atividades e calor se torna vermelho, mas a noite volta ao tom café. Quando dura mais de cinco dias e nunca é abundante. Quando durante a ovulação doem os joelhos, os rins e tens mais frio do que o normal. Quando a menstruação provoca diarreia.

O que você pode fazer para isso? Cuidar para não ficar descalça e esfriar muito os pés. O primeiro ponto dos rins se encontra na planta do pé. Se esfriar, entra frio internamente até o útero, não permitindo que o sangue saia. Enfaixar o ventre durante a menstruação com uma faixa vermelha. Também é conveniente incrementar a ingestão de alimentos de natureza quente como o gengibre, a canela e o cravo. Esses sintomas também podem ser uma manifestação no corpo de um choque emocional ou medo. O MEDO ativa as glândulas suprarrenais e as faz elevar sua produção e gasto de adrenalina e cortisol. Quando o corpo compreende que o susto passou, que está a salvo, segue gastando as glândulas e essas glândulas se alimentam da energia dos rins, o deixando desnutrido. Certamente, após algum tempo, quando o susto passa é importante contar ao nosso corpo que já passou, que esse acontecimento está no passado e que agora no presente estamos a salvo e sobretudo, vivas!

*Sintomas de FÍGADO intoxicado:
Quando a menstruação tem uma cor vermelho vinho. Quando é espessa com coágulos grandes e dói antes da expulsão do sangue. Quando há distensão abdominal e a dor piora com o toque e o calor. Quando os seios doem ou ficam inflamados na ovulação ou no período pré-menstrual. Quando há maior irritabilidade no período que antecede a menstruação. Quando o sangue menstrual tem um cheiro ruim. Isso indica que seu fígado está sobrecarregado. O que pode tê-lo sobrecarregado? A ingestão de hormônios, produtos sintéticos e processados. Café, cigarro, chá verde, erva mate, ingestão de gorduras e sobretudo as emoções.

A repressão da expressão emocional e a raiva são as emoções que mais danificam o fígado. Se você se observa com atenção, mesmo que tenha uma menstruação muito saudável, se passa por um período de estresse ou raiva, sua menstruação pode ser como aqui descrita. O que você pode fazer? Reduzir a ingestão desses alimentos e fazer mais exercícios físicos, já que o fígado se estimula através do exercício e move o sangue estancado. Fazer uma dieta de “jejum verde” pelo menos uma vez por mês (acelga, aipo, pepino, alface, couve, espinafre, cacto) no suco, sopa, salada ou como você preferir. Se afastar de situações e pessoas tóxicas. Reconhecer e acolher sua RAIVA. Trazê-la à consciencia, pra que ela não precise alojar-se no fígado.

*Sintomas do BAÇO-PÂNCREAS:
Quando o sangue tem mucos diferente dos coágulos que são pesados e compactos. Quando o sangue parece ter teias de ar**ha. Comichões e fungos na va**na. Cansaço extremo durante o período da menstruação e ovulação. Inflamação das extremidades e articulações. Hemorragias e hemorroidas durante a ovulação ou menstruação. Isso indica que a energia do baço-pâncreas está diminuída e consumida e ao não ter energia suficiente para circular de forma saudável, gera mucosidade e fleumas que são manifestados não somente no útero mas também nas extremidades e vias respiratórias. Essas mucosidades são as bases do que forma a endometriose entre outras desarmonias do sistema reprodutor. As principais causas para esta desarmonia são a ingestão de açúcar e farinhas refinadas, já que o corpo cria o sangue e o nutre através dos nossos alimentos. Se isto é o que ingerimos, assim se forma o nosso sangue: espesso, pesado e gorduroso.

Emocionalmente o que mais danifica o baço-pâncreas é o excesso de pensamento, as obsessões e o não-uso do corpo. Quando somente usamos a mente, nosso cérebro gasta muito sangue. Sangue que deveria estar no sistema digestivo e muscular para a criação e transporte do sangue no organismo. O que fazer para isso? Parar a ingestão de lácteos totalmente, incrementar a ingestão de alimentos picantes, cebola e alho, substituir o açúcar por mel e as farinhas refinadas por farinhas integrais e cereais. Tomar pela manhã um copo de água com uma colher de vinagre de maçã para alcalinizar o organismo. Emocionalmente a meditação é o que mantém a mente aquietada. Busque todos os dias um espaço para sair da mente e habitar seu corpo inteiro. No baço-pâncreas é onde se esconde a AMARGURA, a crença de que a Vida não é doce.

Espero que esse artigo tenha te ajudado e que o compartilhe, já que é muito importante que as mulheres compreendam a menstruação e que fiquemos amiga dela e responsáveis pela nossa saúde. A menstruação é nossa aliada e os sintomas são apenas alarmes para mantermos a saúde."

Autora: Sajeeva Hurtado, especialista em Patologias Femininas pela Medicina Chinesa em Nanjing, China.
Imagem: Artista Desconhecido.
Via: Sabedoria da mulher árvore

07/08/2018

Já falamos, em outras matérias, sobre a coluna vertebral. E hoje vamos mostrar a estreita relação dela com nossas emoções. Antes de mais nada, é importante

03/08/2018

As relações afetivas também estão passando por profundas transformações e revolucionando o conceito de amor.

17/07/2018

No Tibete, conta-se que um velho sábio perguntou a seus seguidores o seguinte: Por que as pessoas gritam quando estão com raiva?

Adresse

Crans

Webseite

Benachrichtigungen

Lassen Sie sich von uns eine E-Mail senden und seien Sie der erste der Neuigkeiten und Aktionen von Manuela Proença erfährt. Ihre E-Mail-Adresse wird nicht für andere Zwecke verwendet und Sie können sich jederzeit abmelden.

Die Praxis Kontaktieren

Nachricht an Manuela Proença senden:

Teilen

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram