03/11/2025
Mês de Conscientização e Combate ao Câncer de Próstata / Novembro Azul
Em 17/11 é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data que deu origem ao movimento e teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.
Cabo Verde registou 40 óbitos e 70 casos novos do cancro da próstata em 2020, alertando para o diagnóstico tardio e indicando que um dos desafios é a consciencialização da população masculina.
Segundo especialista, considerando que o país deve trabalhar na promoção, prevenção e deteção precoce da doença, já que 40% dos casos são evitáveis, com a eliminação dos fatores de risco como tabaco, álcool, obesidade ou infeções ainda reconhece que ainda existe “muito tabu” em relação à saúde do homem, que procuram muito pouco as estruturas de saúde.
O que é a próstata?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o es***ma.
Sintomas:
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:
– dor óssea;
– dores ao urinar;
– vontade de urinar com frequência;
– presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Fatores de risco:
– histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
– raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
– obesidade.
Prevenção e tratamento:
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Fontes:
Instituto Nacional do Câncer
Instituto Oncoguia
Santiago Magazine