22/02/2024
O terceiro livro em português da série "ORGON" foi publicado
https://www.amazon.es/rebenta-aspectos-economia-Wilhelm-presente/dp/3989463136/ref=tmm_hrd_swatch_0?_encoding=UTF8&qid=&sr=
ORGON Volume 3
Sexualidade orgone-energética
Novos aspectos da economia sexual por Wilhelm Reich
O amor sexual no presente - uma segunda revolução sexual
Amor sexual 50+ ... Sexualidade energética para adultos
Economia sexual é o título das reflexões de Reich sobre as consequências sociológicas da repressão sexual e da neurose. Baseia-se na premissa de que a maior parte da humanidade está gravemente afetada pela neurose e que a incalculável miséria dos seres humanos pode ser explicada de forma muito mais completa e abrangente a partir daí do que a partir de abordagens filosóficas ou outras abordagens científicas, teológicas e políticas. Como publico vários artigos sobre aspectos da sexualidade nesta série de livros, o termo "economia sexual" será aqui explicado diretamente através de citações das obras de Reich.
Quando a onda rebenta - Wilhelm Reich e a função do orgasmo. Escrevi este texto em 2015 para o livro "Amor sexual com 50+ Ta**ra e amor energético para adultos". Na altura, foi rejeitado pela editora por ser demasiado negativo, ou seja, demasiado desilusivo para os leitores. É uma revisão das experiências da terapia corporal reichiana, desfazendo a ilusão de que Wilhelm Reich tinha desenvolvido um caminho terapêutico para a saúde energética. No final da sua vida, Wilhelm Reich relativizou claramente os seus sucessos terapêuticos e declarou que a cura da humanidade neurótica através de medidas terapêuticas tinha falhado. Por conseguinte, a sua "função do orgasmo" deve também ser completamente reconsiderada".
Ouve outra vez, homenzinho. Escrevi este texto como continuação do livro "Ouve homenzinho" de Wilhelm Reich. Em 1946, um grande homem - Wilhelm Reich - escreveu um texto em que se dirigia diretamente a si. "Listen Little Man" foi publicado em inglês em 1947. Foi a resposta emocional de Reich aos muitos insultos e humilhações que tinha sofrido. Hoje dirijo-me novamente a vós com a mesma intensidade linguística que Reich quis exprimir no seu texto....
A armadilha: AAO = Continuação da Política. Este livro foi publicado em 1977. Nessa altura, pouco depois da revolta estudantil, o termo "AAO" (Organização de Ação Analítica), cunhado pelo artista vienense Otto Muehl, era muito conhecido nos círculos do movimento juvenil na Alemanha, Áustria e Suíça, sobretudo por ter experimentado a "sexualidade livre" na comuna. Fui membro deste movimento comunal durante meio ano em 1976 e publiquei posteriormente as minhas experiências neste livro.
Sobre "O Assassinato de Cristo" de Wilhelm Reich. Escrevi isto originalmente como uma crítica do livro na Amazon: "O Assassinato de Cristo" é o remédio mais eficaz contra a praga emocional, talvez o mais eficaz de todos os remédios alguma vez concebidos por um ser humano. É a arma afiada da verdade. Reich não tinha a intenção de o publicar, mas sim de o utilizar como material de estudo para os alunos do seu instituto de formação "Orgonon".
O amor sexual no presente - uma segunda revolução sexual. Wilhelm Reich compreendeu que quase todas as pessoas são incapazes de ter um orgasmo sem obstáculos e, portanto, uma experiência amorosa satisfatória, devido a bloqueios neuróticos. Mas, nos anos 50, teve de enfrentar o facto de que não era possível restabelecer estruturas de carácter saudáveis nos adultos. O restabelecimento de uma sexualidade saudável e satisfatória também não é possível com os seus métodos, embora muitos reichianos ainda hoje se agarrem a esta ideia. Barry Long, Osho e muitos outros professores de neotantra tentaram transformar a sexualidade ritualista e religiosa das tradições budista e hindu numa sexualidade baseada em exercícios, massagens e encontros sensuais. O que é que se pode fazer se se tiver apercebido de que as "terapias" e os "exercícios tântricos" não nos levam até lá, mas se continuarmos a sentir um profundo desejo de experimentar uma sexualidade gratificante? Reconheço no neotantra o início da segunda revolução sexual. No entanto, vejo grandes problemas na forma como o neotantra aborda a sexualidade e a espiritualidade. Atualmente, parece-me uma miscelânea de ideias místicas incompletas, pontos de vista de gurus adoptados sem crítica, declarações de Wilhelm Reich mal interpretadas e um aproveitamento espiritual e sexual flagrante.
Amor sexual 50+ ... Sexualidade energética para adultos A ideia generalizada na nossa cultura de que a sexualidade diminui com a idade é, evidentemente, uma constatação correcta. Mas não é tanto porque o tema da "sexualidade dos idosos" seja tabu, mas porque é difundido unilateralmente um tipo de sexualidade que acaba por conduzir a uma desolação no mundo afetivo, que as pessoas sentem como um fardo. Apresento uma visão nova e muito prática da sexualidade: o amor energético. O que descrevo aqui pode levá-lo a novos conhecimentos e, assim, proporcionar-lhe felicidade sexual, a experiência de um amor sexualmente gratificante, novas oportunidades que se encontram nas suas possibilidades de carácter e nas do seu parceiro. A forma como utiliza as minhas ideias e a forma que estas assumem depende inteiramente de si, das condições de carácter que traz para a sua relação e do grau de controlo social que pode influenciar a sua vida sexual. Chegou, portanto, o momento de falar abertamente e sem pudor sobre o que, para além da excitação e do impulso biológico, torna o s**o belo e atrativo, sobre o que oferece satisfação a longo prazo e não apenas sensações ou bombásticas. É tempo de refletir sobre a função da excitação sexual, sobre a forma como a sexualidade pode ser vivida e moldada quando a excitação e a sua resolução no orgasmo já não são o único ou principal objetivo da sexualidade. Esta é a grande oportunidade para as pessoas mais velhas: voltar-se para uma forma nova e vibrante de sexualidade, porque os modelos antigos se revelaram insuficientes para oferecer satisfação sexual a longo prazo. Economia sexual é o título das reflexões de Reich sobre as consequências sociológicas da repressão sexual e da neurose. Baseia-se na premissa de que a maior parte da humanidade está gravemente afetada pela neurose e que a incalculável miséria dos seres humanos pode ser explicada de forma muito mais completa e abrangente a partir daí do que a partir de abordagens filosóficas ou outras abordagens científicas, teológicas e políticas. Como publico vários artigos sobre aspectos da sexualidade nesta série de livros, o termo "economia sexual" será aqui explicado diretamente através de citações das obras de Reich.