16/10/2025
CGJung, Civilização em Transição §859
Segundo Jung sobre o bem e o mal: "Falam comigo sobre o bem e o mal pressupondo que eu saiba o que isto seja. Mas, eu não sei. Quando falamos de bom e mau então falamos daquilo que uma pessoa chama de bom ou mau, que ela experimenta como bom ou mau.
Fala com grande segurança sobre o assunto, sem saber se isto realmente é assim ou se aquilo que chama de bom ou mau realmente corresponde aos fatos. Talvez a imagem que o falante tenha do mundo não corresponda aos fatos reais e o objetivo seja substituído por uma imagem subjetiva e interna.
Se quisermos entender uma questão tão complexa quanto o bem e o mal, é preciso partir do seguinte: Bem e mal são em si princípios; e princípios existem bem antes de nós e perdurarão depois de nós.
Falando de bem e mal, estamos falando concretamente de algo cuja qualidade mais profunda não conhecemos realmente. Depende do critério subjetivo algo ser vivenciado como mau ou culposo, bem como a magnitude e gravidade da culpa."
Doriane Trevas Demuth
Professora, Supervisora e Psicoterapeuta Junguiana
Criadora do Canal e Podcast Alma Junguiana
Graduação reconhecida Associação dos Psicólogos na Alemanha