17/05/2020
COMO FUNCIONAM OS TE**ES? ELES SÃO CONFIÁVEIS?
1.TESTE VIROLóGICO RT-PCR (reação em RT-PCR (reação em cadeia da transcriptase reversa-polimerase)
é um cotonete nasofaríngeo: as células nasais profundas são colhidas usando um cotonete (um tipo de cotonete longo) que é inserido nas narinas, até cerca de 15 cm.
O próximo passo é detectar uma fita de RNA pertencente ao coronavírus SARS-CoV-2 e transformá-la em uma fita de DNA que pode ser analisada.
Quanto à CONFIABILIDADE , este teste apresenta vários problemas:
1. A qualidade da amostra é crítica. Isso deve ser feito bem fundo nas cavidades nasais do paciente, usando um cotonete grande, que requer um bom controle2. O teste de PCR permite detectar a presença do vírus quando o paciente realiza o teste. Porém, o vírus se move depois de alguns dias; portanto, a carga viral no nariz de um paciente sintomático pode ser zero. FALSO NEGATIVO
3. a confiabilidade é de apenas 60-80% para identificar um indivíduo infectado. Essa confiabilidade diminui com o tempo, porque o vírus é eliminado pela resposta imune. É apenas 40-50% entre 15 e 39 dias após a infecção. Essa porcentagem pode parecer pequena, mas é semelhante à dos te**es de RT-PCR para o vírus influenza (da gripe).
II TESTE POC: te**es rápidos que podem ser realizados sem a necessidade de passar por um laboratório, diretamente no campo (chamados te**es de ponto de atendimento, POC)Teste desenvolvido na Bélgica.
Os chamados te**es de “antígeno rápido” permitem a detecção de proteínas virais em um indivíduo em poucos minutos. Ao contrário dos te**es de RT-PCR, os te**es rápidos de antígeno não têm uma fase de amplificação de sinal e detectam o vírus apenas quando ele está presente em alta concentração. .Eles são, portanto, menos sensíveis e confiáveis do que o teste de RT-PCR para identificar um indivíduo infectado.
III TESTE IMUNO -ENZIMÁTICO: Detecção da resposta imune contra o vírus. Isso é o que você chama de exame de sangue. Em resposta à infecção, o sistema imunológico do hospedeiro produz anticorpos específicos contra as proteínas do vírus. Alguns desses anticorpos impedem que o vírus se ligue às células do hospedeiro e dizem neutralizar.
Anticorpos para o vírus são encontrados no sangue de indivíduos infectados. Eles podem ser detectados através da realização de um imunoensaio enzimático.Podemos distinguir os te**es do tipo ELISA (ensaio imunoabsorvente enzimático) realizados em laboratório em uma amostra de sangue clássica (venosa). E os te**es de picada no dedo do POC.
1. A produção de anticorpos específicos contra SARS-CoV-2 é detectável de 10 a 20 dias.
Se você fizer o teste antes de 10 dias: FALSO NEGATIVO
2.. A resposta imune é, no entanto, muito variável entre indivíduos.
Além disso, é essencial poder excluir qualquer reação cruzada deste teste com a resposta imune contra os outros 6 coronavírus (HCoV-229E, HCoV-HKU1, HCoV-OC43, HCoV-NL63, SARS-CoV e MERS-CoV) infectar humanos.Nenhum desses te**es é 100% confiável, mas, quando utilizados por pessoal médico qualificado e combinados, permitem a identificação da maioria dos indivíduos infectados e imunológicos.