20/07/2022
Como saber se tenho traumas?
Muitas vezes passamos por situações traumáticas, e não nos conseguimos lembrar delas na integra. Isso deve-se a um mecanismo de defesa da mente, que foi explicado a fundo por Freud, o pai da psicanálise.
A mente tem de escolher quais os "ficheiros" que vai deixando no banco de memória de acesso imediato, e muitas vezes opta por transferir diretamente para o inconsciente as lembranças dolorosas, como uma forma de evitar o sofrimento. 🤷♀️ Se somente algumas memórias podem ficar, que sejam as positivas, 😊
Porém, ainda que não nos lembremos dos traumas que vamos passando, de situações que nos vão marcando e definindo a nossa personalidade, elas continuam lá, nas profundezas da mente, gerando todo um conjunto de sintomas e angústias.
A forma mais acertada de saberes se tens um trauma, um bloqueio, ou algo que está a corroer-te e a causar danos para a tua saúde emocional e até física, é por meio dos sinais que o teu corpo envia, indicando que algo pode estar mal resolvido interiormente, como:
🎯 sentimento de impotência,
🎯 dificuldade em disfrutar momentos felizes,
🎯 raiva ou medo,
🎯 ataques de pânico,
🎯 dificuldade em conversar com as pessoas,
🎯 isolamento social,
🎯 insônias,
🎯 vícios, como beber demais, uso de dr**as ilícitas e comer de forma excessiva,
🎯 perda da noção do tempo,
🎯 problemas de concentração,
🎯 falhas de memória,
🎯 sentimento de culpa constante e
🎯 dificuldade para tomar decisões.
Cada pessoa lida com o sofrimento de forma diferente. Esses sinais podem variar de pessoa para pessoa e o que me machuca a mim, não terá necessariamente o mesmo impacto na próxima pessoa. Faz sentido o que te digo?
Já te deparaste com algum dos bloqueios acima? Conheces alguém que iria beneficiar de ler este post?
Partilha, faz tag e deixa-me as tuas dúvidas abaixo👇