Dra. Liliane Cristina de Além-Mar e Silva

Dra. Liliane Cristina de Além-Mar e Silva Aprenda como dar os primeiros passos ou alavancar sua carreira com quem já está no jornada. Encont

12/01/2022
Incrível oportunidade de compartilhar e aprender sobre Impacto da pandemia na cognição dos acometidos pela COVID-19, com...
26/08/2021

Incrível oportunidade de compartilhar e aprender sobre Impacto da pandemia na cognição dos acometidos pela COVID-19, com essa equipe e grupo incrível do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Como aproveitar melhor os encontros com o Neuropsicólogo? Arraste para o lado para conferir
03/05/2021

Como aproveitar melhor os encontros com o Neuropsicólogo? Arraste para o lado para conferir

Quando devo procurar um neuropsicóologo? Arrasta para o lado para conferir
27/04/2021

Quando devo procurar um neuropsicóologo?
Arrasta para o lado para conferir

Finalizarei essa leva de pensamentos sobre as dores e sabores da vida do neuropsicólogo falando nada mais nada menos que...
14/04/2021

Finalizarei essa leva de pensamentos sobre as dores e sabores da vida do neuropsicólogo falando nada mais nada menos que sobre o famoso laudo neuropsicológico.

Para você que acha que o trabalho do neuropsicólogo é apenas se encontrar com os pacientes, perguntar e aplicar alguns te**es, trago a novidade – você está redondamente enganado! Os encontros com as pessoas que nos procuram são todos planejados previamente, são deliciosos, mas são apenas o começo de tudo. Ainda que já comecemos a juntar as peças do quebra-cabeças das informações de suas vidas quando estamos em sua presença, a parte mais densa dessa montagem acontecem quando nós neuropsicólogos estamos distantes de você, isolados na solidão de nossos pensamentos, em meio aos livros, manuais e artigos, geralmente em mais de 2 idiomas diferentes.

É neste contexto que todas as informações relatadas por você fazem pano de fundo para todas as observações realizadas e todos os números que vieram de te**es, inventários, escalas e procedimentos clínicos por que você passou.

A partir de todo esse material, o neuropsicólogo realiza profundas análises investigativas, exclui e confirma hipóteses diagnósticas, e torna-se um misto de escritor, poeta, artesão e professor para relatar sob a forma escrita tudo aquilo que ele viu. Este é o famoso laudo – um filho para o neuropsicólogo.

Se você que está me lendo é um neuropsicólogo, indentif**ar-se-á com essas palavras: como é prazeroso e feliz finalizar um laudo!!!

Se você não é neuropsicólogo, saberá agora que o laudo que lhe é tão importante, para o neuropsicólogo é apenas o começo de uma vida menos obscura. Esse material nos esclarece sobre o funcionamento global do cérebro da pessoa, e, portanto, nos fundamenta para orientar famílias, escolas, amigos, colegas de trabalho, dentre outros. Mais ainda, ele nos norteia a elaborar planos terapêuticos e a acompanhar a evolução da pessoa que precisará de intervenções profissionais.

Finalizamos essa série tão gostosa sobre o cotidiano do neuropsicólogo. Gostaria de pedir que abordasse algum conteúdo específico em próximas publicações? Diga-me qual! E acompanhe novidades que matutei aqui nesta cabeça!

Você conhece essa alegria que é finalizar um laudo? Ou tem curiosidades sobre um laudo neuropsicológico? Compartilhe isto conosco!!!

No episódio anterior você pôde aprender sobre a necessidade que o cérebro tem da repetição e da constância de estímulo p...
09/04/2021

No episódio anterior você pôde aprender sobre a necessidade que o cérebro tem da repetição e da constância de estímulo para aprender e, por consequência, para que o trabalho do neuropsicólogo surta efeitos na evolução da pessoa.

Mas não só de neuropsicólogo vive uma pessoa! Cinquenta minutos semanais, bisemanais, trisemanais e reuniões não produzem tanto efeito quanto se a pessoa dedicar-se um pouquinho a cada dia ao seu processo de melhora e desenvolvimento.

Por essa razão o neuropsicólogo se torna um verdadeiro cricri em sua vida! Ele fala e cobra sobre sua higiene do sono, adequada alimentação, retidão dos horários e doses de medicamentos, rotina disciplinada, produtiva, rica e signif**ativa, ou seja, ele vigia TUDO para garantir que seu cérebro esteja o máximo possível em seu melhor desempenho em todos os seus dias. Para agravar ainda mais a situação, ele ainda te passa tarefas para que as realize e faça com que todos os dias seu cérebro receba um pouquinho de estímulo relacionado ao plano terapêutico elaborado por ele.

Internamente, é como se, com a rotina adequada, e as tarefas religiosamente realizadas, o seu cérebro fosse todos os dias ativado e o neuropsicólogo esteja em todos os dias trabalhando um pouquinho com você. Assim você se torna cada vez mais ativo e colaborativo com seu tratamento e com os seus incríveis resultados!
Mas, contudo, entretanto, todavia…. Não é simples corrigir hábitos errados, sair de nossa zona de conforto, e adotar modos de vida mais saudáveis para nós cérebros. Então, inevitavelmente você levará broncas de seu neuropsicólogo. Na realidade ele não estará bravo ou chateado com você, mas estará, muito docemente, te lembrando sobre o caminho a seguir, te motivando, te explicando sobre o que está acontecendo dentro de você, e, principalmente, te dando as mãos neste difícil processo de sair de sua zona de conforto e acomodação cerebral!

Sendo assim, tendo essa DR chegado ao seu fim, vamos juntos? Me dá aqui a sua mão, e seguiremos um caminho novo, porém incrível!

Então o neuropsicólogo torna-se um verdadeiro CSI sobre sua vida, trabalha juntando as peças de quebra cabeças que você ...
05/04/2021

Então o neuropsicólogo torna-se um verdadeiro CSI sobre sua vida, trabalha juntando as peças de quebra cabeças que você e seus amados lhes forneceram através de suas informações, elabora um plano de ação (de avaliação ou terapeutico) junto de você, e advinha???? Você falta ao atendimento!
Caso você não tenha desmarcado com antecedência e não tenha vivido um real imprevisto, o que é desrespeitoso, o professional ficou por todo o tempo do atendimento dedicado a você e deixou de atender a outra pessoa em necessidade, mas, ainda que tenha justif**ado sua ausência, sabe o que acontece?
O seu cérebro deixou de receber a constância do estímulo necessário, não beneficiou-se de um planejamento profunda e cientif**amente elaborado pelo professional, e provavelmente as intervenções que foram realizadas em atendimentos passados perdem seus efeitos. É isso mesmo, é a continuidade de estímulos que produz resultados no cérebro, e não um estímulo em um dia isolado. É como um remédio que precisa ser ingerido todos os dias no mesmo horário para nos tratar, e, caso ele seja tomado um dia ou outro, não demonstra nenhum efeito.
Acontece que estou para conhecer um neuropsicólogo que não seja encantado pelo que faz, e olha que viajo o Brasil e o mundo dando aulas e conhecendo diferentes profissionais. Não conheço um que não fique absurdamente frustrado com a não constância de um paciente, sabe por que? Não faz sentido trabalharmos sem que colhamos resultados do que fazemos. Somos, nós neuropsicólogos, os que mais desejamos a evolução de um paciente! Quando observamos um paciente cuja família não se coloque ao seu lado e colabore com a constância e disciplina da preença nos atendimentos, nós mesmos deixamos de acreditar nos efeitos que a neuropsicologia pode produzir em suas vidas.
Acredito que neste momento você já deve estar bastante consciente sobre a necessidade de disciplinar-se para o acompanhamento neuropsicológico não é mesmo? Nossos cérebros agradecem!!!

A importância de fornecer informação de qualidadeLembra que eu falei sobre a delicia de ter um neuropsicólogo pra chamar...
29/03/2021

A importância de fornecer informação de qualidade

Lembra que eu falei sobre a delicia de ter um neuropsicólogo pra chamar de seu e com que contar? Mas você já pensou que o neuropsicólogo também tem suas necessidades?

A maior dela consta em TER UM PACIENTE/CLIENTE PARTICIPATIVO PARA CHAMAR DE SEU!

É isso mesmo! Aquela história de achar que o profissional da saúde é superior a você, que tudo o que ele diz é inquestionável, que não deve perguntar e tirar dúvidas tanto sobre a sua escrita rabiscada quanto sobre sua fala complexa, que ele tem uma bola de cristal para enxergar além do que vê com os olhos, e que magicamente lhe dirá pontual e corretamente sobre todos seus sintomas e acometimentos, está super for a de moda!

Quanto mais você fala, reflete junto, pergunta, leva anotações feitas durante a semana, explica, tira dúvidas e se coloca ao lado de seu neuropsicólogo, mais peças do enorme quebra-cabeças chamado SUA VIDA são colocadas na mesa. A partir destas peças, o neuropsicólogo vai buscar aquelas faltantes e montar o resultado final que faça sentido, explique sobre o funcionamento de seu cérebro em sua realidade familiar, social, escolar, professional e de saúde. Ou seja, quanto mais peças venham diretas da fábrica, mais claro f**a esse lindo e tão importante quebra-cabeças, e mais fiel ele será ao que você realmente é. Entendeu?

A essa altura, nesse segundo episódio de nossa série, você já concorda que a neuropsicologia está dentro de sua casa, quarto, trabalho, escola, família, grupo de amigos, atividades esportivas e de lazer? Já se percebe mais curioso e aberto para conhecer mais sobre você e seu funcionamento cerebral? Então vamos lá! Inicie você mesmo, aumentando a sua curiosidade e observação sobre como reage em cada segundo de seus dias! E, quando se encontrar com um neuropsicólogo, conte tudo sincera e honestamente pra ele, e só saia de sua sala quando tiver a certeza que compreendeu tudo o que foi dito por ele, nem que ele precise repetir o que tem a dizer de diversas formas até que você tenha entendido!

Muitas vezes recebo pessoas que chegam humildes e angustiadas, com uma pasta cheia de exames realizados durante as suas ...
25/03/2021

Muitas vezes recebo pessoas que chegam humildes e angustiadas, com uma pasta cheia de exames realizados durante as suas vidas, e encaminhamentos bem escritos por colegas mega competentes, habitualmente profissionais da saúde.

Essas pessoas que chamo pacientes e que outros colegas chamam clientes entram em minha sala me relatando suas histórias e aguardando que eu tenham uma vara de condão que lhes esclareça sobre o que elas têm. Esperam também que eu lher afirme que todo seu desconforto deva-se a uma questão única, de preferência que seja de possível solução com um medicamento a ser comprador na farmácia.

A partir deste primeiro encontro eu e todo neuropsicólogo abrimos uma folha em branco dentro de nós, e iniciamos um processo complexo e delicioso de investigação. Isso mesmo! É como se naquele momento tornássemo-nos verdadeiros detetives do que há de mais profundo sobre aquela pessoa. Tudo nos importa! Da roupa que a pessoa veste, do modo como ela se comunica, dos seus históricos de saúde, de relacionamentos, de conquistas acadêmicas, aos seus sonhos, desejos e angústias. Mais que isso, não nos intriga apenas o que acontece hoje, mas o que aconteceu em cada segundo desde que ela foi gerada na barriga de sua mãe.

Você já pensou sobre a importância de falar abertamente com os profissionais que você busca e em que confia? Já refletiu sobre a maravilha de poder contar com alguém para investigar sobre si mesmo e sobre o funcionamento de seu cérebro? E já avaliou que incrível que exista alguém habilitado e profundamente dedicado a ver seu cérebro trabalhando melhor e você vivendo mais feliz?

Olá pessoal!!! Já me ouviram falando com esse mesmo cumprimento? Ele já virou marca registrada minha, e divertidamente m...
22/03/2021

Olá pessoal!!! Já me ouviram falando com esse mesmo cumprimento? Ele já virou marca registrada minha, e divertidamente me faz sentir cada vez mais próxima daqueles curiosos e interessados pelo que faço e pela minha maior paixão que é a neuropsicologia.

Muita gente, principalmente alunos e pacientes, com frequência me pergunta sobre como é a vida de um neuropsicólogo, quais as razões por eu falar de forma tão convicta e encantada sobre essa profissão, e mostram-se curiosos sobre os bastidores da coisa.

Estão preparados? Apresento-lhes uma breve série de textos, escritos de forma clara e conversada, sobre a minha rotina, as dores e os sabores de minha prática professional! Escrevi sobre a realidade mesmo, coisas que livros e aulas habitualmente não nos contam. Fiquem à vontade para enviarem comentários e perguntas que f**arei mais que feliz em responder e trazer a neuropsicologia pra cada vez mais perto de cada um de nós! Que possamos nos divertir muito durante esse processo!

Compreendendo os impactos da Neuropsicologia na saúde integral do sujeito, considero que alcanço meus propósitos profiss...
11/03/2021

Compreendendo os impactos da Neuropsicologia na saúde integral do sujeito, considero que alcanço meus propósitos profissionais, em comum acordo com meus princípios, valores e visões de mundo, a partir da luta diária pela construção de uma Neuropsicologia que esteja mais próxima das pessoas, agregando novas possibilidades para elas.

O meu diagnóstico, por exemplo, só faz sentido quando é utilizado para contribuir com a inclusão daquela pessoa na sociedade; por exemplo, para que um idoso possa ter tanta autonomia quanto for possível, substituindo o lugar de “incapaz” pelo lugar de “ativo”.

Assim, acredito em uma Neuropsicologia acolhedora, compreensiva e inclusiva – e não apenas diagnosticadora. Este é o meu principal objetivo enquanto neuropsicóloga e quero trazer todas essas possibilidades para este espaço.

Desejo que este seja um espaço de trocas respeitosas, de compartilhamento de visões de mundo e que contribua de alguma forma para essa Neuropsicologia que luto todos os dias.

Assim, apresento a todas e todos a nova identidade visual deste nosso cantinho. Estou muito feliz por essa nova fase. Vamos juntas e juntos?

Address

Southend-on-Sea

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Dra. Liliane Cristina de Além-Mar e Silva posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Practice

Send a message to Dra. Liliane Cristina de Além-Mar e Silva:

Share

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram

Category

Sobre Dra. Liliane Além-mar

Doutora em Saúde na Comunidade pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (2014 - 2018), doutora parcial pelo Departamento de Cirurgia do Trauma no St. Michael's Hospital em Toronto-Canadá (2017), pesquisadora no Departamento de Cirurgia do Trauma no Centro de Saúde Sunnybrook de Toronto-Canadá (2017), fellow pelo Instituto de Pesquisa Krembil no Hospital Toronto Western de Toronto-Canadá (2017), mestre em Ciências pela Divisão de Neurologia Clínica do Hospital das Clínicas da FMUSP (2011), especialista em neuropsicologia pelo Centro de Estudos de Psicologia da Saúde do HCFMUSP (2006). Atuou como psicóloga hospitalar na reabilitação do traumatizado adulto na Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, foi docente em cursos de graduação de psicologia na UFTM e Universidade de Uberaba, e é atualmente docente em cursos livres e de pós graduação em avaliação psicológica, neuropsicologia e reabilitação neuropsicológica em todo o Brasil. Tem experiência na área de neuropsicologia, com ênfase em avaliação e reabilitação neuropsicológica. Atua clinicamente desde 2005 no atendimento a pessoas com acometimentos neurológicos, com foco na compreensão de processos de avaliação diagnóstica cognitiva e reabilitação neuropsicológica.