04/11/2025
Nem sempre é o leite, nem sempre é “ar na barriga”. As cólicas têm outras causas - e soluções que talvez ainda não conheças.
Hoje vamos falar das cólicas do bebé! 😖
As cólicas podem surgir devido a alguma imaturidade intestinal do bebé e podem também acontecer como reação ao stress. Por vezes também é o “saco” onde colocamos todas as causas de choro do bebé que não conseguimos identificar 😬 Sei o quanto custa ver o nosso bebé a chorar, por isso, trago-te estas 5 recomendações para ajudar a aliviar as cólicas!
1️⃣ Amamentar - o leite materno vai ajudar no amadurecimento do sistema digestivo do teu bebé. Também ajuda a regular o bebé e favorece o “bonding”.
2️⃣ Banheira shantala - devido à posição que o bebé vai estar no banho também vai favorecer muito o trânsito intestinal. Por outro lado, podes encher mais a banheira e colocar o bebé mais vertical, não com a intenção de dar banho mas apenas de relaxamento.
3️⃣ Almofada de sementes - há almofadas de sementes com alfazema que têm um cheirinho muito relaxante, podes aquecer no micro-ondas (muita atenção à temperatura❗️) e depois colocar por cima da roupa na zona da barriguinha do bebé.
4️⃣ Babywearing - transportar o bebé num porta bebés ergonómico ao colo também vai ajudar muito a aliviar as cólicas, para além da segurança que lhe vai dar e da tranquilidade que te vai proporcionar enquanto cuidadora ou cuidador.
5️⃣ Massagem - utilizando óleos vegetais de boa qualidade, pode ser muito útil e confortável fazeres uma massagem na barriguinha do bebé. Estas massagens muitas das vezes são circulares, no sentido dos ponteiros do relógio e, também, pode ser benéfico fazeres alguma ginástica com as perninhas. No curso de massagem infantil podes aprender o “protocolo das cólicas”, um conjunto de técnicas que te vão dar mais segurança e apoio para gerires momentos de choro do teu bebé. Se quiseres saber mais comenta CHORO.
Qual destas recomendações queres pôr em prática hoje? 💛